A educação financeira é extremamente importante para absolutamente todas as pessoas que querem economizar mas não sabem como e estão com dificuldades de manter suas finanças. É comum acontecer este tipo de problema, mas estamos aqui para te ajudar. Acompanhe o artigo a seguir e confira algumas dicas de educação financeira!
O que é a educação financeira?
Você sabia que a educação financeira é um processo de estudo e pesquisa? É a aquisição de um conhecimento muito mais abrangente em cima do dinheiro, de como lidar melhor com ele, usá-lo corretamente, evitar gastos desnecessários e se proteger contra medidas duvidosas de instituições.
É graças à educação financeira que podemos aprender a como controlar o nosso dinheiro de verdade. A partir do momento em que você simplesmente consegue compreender a como fazer uma excelente economia em casa, verá que o controle de gastos surtirão efeito.
No entanto, nesta questão do controle de gastos da educação financeira, você precisa sempre anotar tudo em um papel e guardar. Não adianta trabalhar com a memorização e observação, pois você esquecerá de determinado item que faltou nas contas e depois perceberá que o dinheiro estipulado acabou mais rápido por não realizar uma conta precisa.
Qual a importância da educação financeira?
Sabe quando você tem o desejo de viajar para outro estado mas não consegue poupar o dinheiro como deveria? É graças à educação financeira que você aprenderá a como se controlar e poupar mais.
O começo do processo de educação financeira nunca será fácil, mas você não deve desistir nas duas primeiras semanas. Continue devagar, mantenha o foco, evite acessar sites de lojas e use o dinheiro sempre que for verdadeiramente necessário. Caso contrário, mantenha-o sempre guardado e em uma conta para render em cima dos juros.
Isto possibilitará que, em questão de poucos meses, você tenha em suas mãos um valor X ou Y, do qual você nunca imaginou que fosse ter. Dessa forma, você pode viajar, comprar um celular novo que você sempre quis ou fazer uma compra robusta no supermercado ou em atacadistas, por exemplo.
Como a educação financeira pode me ajudar a alcançar meus objetivos?
A educação financeira te ensina o que fazer para guardar o dinheiro, explica os motivos do porquê poupar e porque colocá-lo para render. No entanto, saiba que este estudo não te proíbe de comprar um objeto que você queira ou de ter um momento de lazer.
Acontece que a educação financeira apresenta possibilidades muito maiores de usar o dinheiro no futuro. É normal que as pessoas do século XXI tenham se tornado imediatistas. Ou seja, querem o produto em mãos naquele instante a fim de saciar aquele desejo de momento.
Além de muitos de nós sermos realmente imediatistas, somos muito consumistas. Gastamos dinheiro desnecessariamente em muitas coisas que sequer usamos, e é através da educação financeira que você enxerga essas questões com novos olhos.
Muitos desses comportamentos e compulsões são resultado da quantidade enorme de propagandas e de fetichização da mercadoria que nos são empurrados a todo momento.
A indústria cultural, bem como os meios de comunicação que servem ao mercado, nos deixam em um estado de constante necessidade de ter aquele videogame, calçar aquele tênis ou dirigir aquele carro específico.
Por que é importante ter um bom controle financeiro?
Conforme explicamos, a educação financeira ajudará você a economizar e conseguir comprar um produto que sempre foi o seu sonho. Quer montar um PC gamer, mas não sabe por onde começar? Junte o dinheiro, compre aos poucos o que for necessário para montá-lo e faça pesquisas.
É através da educação financeira que você analisará muito melhor sites e lojas físicas, a fim de comparar os preços e saber qual vale mais a pena ou não. Isto permite economizar, mas acima de tudo, aprender a como usar o seu dinheiro em produtos corretos que foram muito bem pesquisados.
Além disso, com bons estudos, você pode evitar golpes, abusos e medidas duvidosas por parte de instituições financeiras e bancárias que podem se aproveitar do seu desconhecimento. Por isso, não deixe de investir numa maneira de se educar financeiramente.