É possível descobrir o CNPJ pelo CPF?

3 848

Esta é uma pergunta comum a muitas pessoas. Por exemplo, ao contratar uma empresa, muitas vezes é necessário pesquisar dados sobre a empresa e seus fundadores por motivos de segurança. Por outro lado, o CPF descobriu a possibilidade de o CNPJ ser banido e colocou esses profissionais em risco, pois suas informações pessoais poderiam ser utilizadas para outros fins.

É possível descobrir o CNPJ pelo CPF?

No caso de possíveis parcerias, compras ou vendas de produtos, serviços contratados, etc., normalmente é razoável buscar informações sobre a empresa para verificar o registro ou situação financeira. Devido às medidas de segurança, é impossível ao CPF detectar o CNPJ, pois isso significa que os dados pessoais foram violados.

Como saber meu CNPJ

O principal microempreendedor individual acabou esquecendo o número do CNPJ.

No entanto, saiba que você pode encontrar o seu número CNPJ de forma prática.

Então, se você é MEI, veja agora como entender o seu CNPJ: Acesse as opções de serviço no portal MEI;

Preencha os campos com seu número de CPF, data de nascimento e caracteres de segurança exibidos;

Clique em Avançar; Depois disso, você poderá verificar o número do CNPJ de sua empresa.

Vale ressaltar que no Portal MEI é possível acessar todas as informações da empresa, inclusive a situação atual e o número do CNPJ, conforme mostrado acima.

Além disso, você pode emitir boletos MEI através deste site, pagar doações mensais e atualizar dados.

Diferenças entre CNPJ e CPF

Para quem não tem um conhecimento profundo do setor empresarial, ou que acabou de entrar na área, explicaremos aqui a diferença entre CNPJ e CPF. Do ponto de vista muito básico, o CNPJ (Registro Nacional de Pessoa Jurídica) vale para as empresas, assim como o CPF para as pessoas físicas.

Permite que as empresas desenvolvam atividades comerciais, administrativas e financeiras.

Sem o CNPJ, a empresa não só perde a confiabilidade, como também não consegue realizar alguns processos básicos, como emissão de notas fiscais, contratação de profissionais e até arquivamento de tributos, o que se torna ilegal.

Ferramentas para consulta de CNPJ

A partir do momento em que a empresa possui o CNPJ, ele passa a ser oficial, ou seja, existe. Portanto, também deve cumprir uma série de obrigações, como a declaração do imposto de renda e o pagamento do imposto. Para saber se uma empresa tem conhecimento oportuno de seu cadastro e situação financeira, ela pode acessar as informações públicas por meio do seu CNPJ.

Caso contrário, alguns sites permitem que você pesquise pelo nome da empresa ou pelo nome do acionista. Dentre os portais mais seguros para tais consultas, vale mencionar:

A Receita Federal, por meio da qual pode divulgar a certidão de registro e a situação cadastral das pessoas jurídicas pela Internet, de acordo com a Instrução Normativa RFB nº 1.863 / 2018;

Redesim, gerido pelo Departamento de Planejamento, permite que o CNPJ seja consultado a partir do nome do produto da empresa;

A Consulta Empresas da Serasa tem como foco os aspectos financeiros do negócio.

Resumo

O artigo acima tratou sobre a possibilidade de saber o número do CNPJ através do CPF e informou outras maneiras de obter essa informação. Os MEIs podem consultar o seu CNPJ por meio do CPF por meio do Portal do Microempreendedor, basta informar o seu CPF, data de nascimento e os caracteres de segurança, com isso ele possui todas as informações sobre sua empresa. Mas há outros meios de se consultar o CNPJ de uma empresa, o site da Receita Federal, do Redesim e do Serasa também fornecem essa informação.

 

3 Comentários
  1. […] verificar se possui irregularidade no CPF, o contribuinte só precisa acessar o site da Receita Federal. Você também pode verificar a […]

  2. […] no estado de Santa Catarina e também em outros estados, se for o caso. É preciso apenas fornecer CPF ou CNPJ, ou mesmo a Inscrição Estadual/Produtor, e digitar os caracteres de […]

  3. […] área de serviços o contribuinte também tem acesso a uma pesquisa que utiliza o CNPJ de outros empresários para consulta. o CNPJ consultado pode dar informações úteis para qualquer […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.