Due diligence: o que é e quais as etapas?

Due diligence: o que é e quais as etapas?

O Due Diligence tem se tornado um recurso cada vez mais usado aqui no Brasil. Por meio desse estudo, os investidores podem entender se a realidade atual de uma empresa realmente condiz com o que ela prega. Dessa forma, é possível tomar melhores decisões de investimento.  

Por ser um estudo muito complexo e detalhado, o Due Diligence, se for bem executado, pode ser de grande ajuda para o investidor. Para tirar as principais dúvidas relacionadas a esse processo, preparamos esse texto no qual veremos para que serve e entenderemos como ele funciona. Confira! 

O que é due diligence?

Podemos definir o Due Diligence como um processo que visa estudar várias áreas de uma mesma empresa, com o objetivo de apresentar para os investidores interessados, quais são os riscos de fazer uma fusão ou aquisição de ações da empresa. 

O Due Diligence é similar a uma auditoria, mas os fatores analisados no estudo são ainda mais profundos. Nesse processo de são analisados aspectos contábeis, financeiros, jurídicos e trabalhistas. 

O que é due diligence?
Para que serve. Fonte/Reprodução: original.

Com isso, é possível ter uma visão geral da empresa e entender como ela funciona, não só na parte financeira, como em todas as outras áreas. Assim, é possível saber se essa empresa realmente possui boas oportunidades de investimento, uma vez que se conhece os seus riscos e seus principais pontos fortes. 

Qual é o objetivo da due diligence?

O Objetivo de uma Due Diligence é conhecer e analisar todos os setores que compõem um determinado negócio. Por exemplo, ao buscar novos investidores, uma empresa pode informar dados que não condizem com a sua situação atual. 

Por isso, antes de decidir comprar ou investir em uma determinada empresa, é necessário executar o Due Diligence. Os resultados obtidos por meio da diligência ajudarão o investidor a tomar a melhor decisão possível. 

Quais são as etapas da due diligence?

Trata-se deO um processo muito extenso, mas vamos resumi-lo em 4 etapas. São elas: 

  • Formação da equipe: A Due Diligence deve ser feita por uma equipe responsável e capacitada, para conseguir a melhor análise possível. 
  • Conhecer o negócio: A equipe deve ser apresentada a empresa que irá analisar, para conhecer o seu mercado de atuação e entender como ela desempenha as suas funções. 
  • Analisar os documentos: Nesta etapa a equipe solicita à empresa uma série de documentos, como comprovantes, livros contábeis, contratos e etc. 
  • Apresentar os resultados: Por fim, é feito um documento que deve conter todas as análises e informações obtidas durante o estudo. 

Após isso, os investidores devem analisar o documento final da Due Diligence, para tomar a sua decisão em relação a investir ou não na empresa. 

Quem é responsável por conduzir a due diligence?

Uma Due Diligence não deve ser feita por uma única pessoa, e sim por vários profissionais que tenham a formação necessária para realizar o estudo. Dentre os profissionais temos analistas, advogados, contadores e economistas. 

Quem é responsável por conduzir a due diligence?
Quem é o responsável. Fonte/Reprodução: original.

Esses profissionais unem as suas habilidades para conseguir obter os melhores e mais acurados resultados, que irão garantir os benefícios do processo em questão. 

Qual é o prazo para realizar a due diligence?

Isso depende da negociação feita entre os contratantes e os responsáveis pela Due Diligence. Normalmente, o prazo estabelecido para a entrega do relatório é de 60 dias, mas esse prazo pode ser maior ou menor, dependendo da negociação. 

Sendo assim, é fundamental para os investidores terem mãos uma boa análise realizada a partir da Due Diligence, para melhorarem suas tomadas decisões e diminuírem as chances de adquirir um negócio que lhes gere prejuízo.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
O cartão Mastercard Platinum é um dos mais completos do Brasil. Confira os benefícios e veja se ele é uma opção para seu perfil!...
Descubra os 7 passos para implantar o que é Customer Success na sua empresa, a melhor estratégia de vendas e atendimento focadas na satisfação...
Será que o cartão de crédito Digio é uma boa opção para você? Confira agora a avaliação completa sobre ele....

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também

Categorias Populares

Calculadora

Geradores

Bancos

Documento

Bitcoin

Tecnologia

Beneficios

Governo