A famosinha Carteira de Trabalho é um documento emitido pelo Ministério do Trabalho, que tem como função garantir os vínculos de trabalho do trabalhador que exerce uma atividade formal dentro de alguma empresa.
A carteira de trabalho pode ser emitida para qualquer cidadão brasileiro que tenha 14 anos ou mais. Na carteira de trabalho, são informados a data de admissão, tempo do vínculo empregatício, salário, pagamento do Seguro Desemprego e do PIS, férias e a data de saída do emprego. Assim, com essas informações, o trabalhador tem garantido seus direitos trabalhistas, como:
- Aposentadoria
- Seguro Desemprego
- Fundo de Garantia (FGTS)
Documentos necessários para fazer carteira de trabalho
Sem enrolação, vamos direto ao ponto! Pra você fazer sua CTPS, são necessários alguns documentos, mas não é nada de complicado junta-los. Abaixo, fizemos uma listinha com os documentos necessário para fazer a carteira de trabalho. Pegue um papel e caneta, já vamos começar!
Documentos para fazer 1° via da carteira de trabalho:
- Comprovante de residência com CEP (conta de água, luz, telefone, gás
- Documento de identificação original, como RG e CNH
- Cadastro de Pessoa Física (CPF)
- Comprovação de estado civil mediante apresentação da Certidão de Nascimento (para solicitantes solteiros) ou Certidão de Casamento (para solicitante casado), com a devida averbação (se separado, divorciado ou viúvo)
Documentos para fazer 2° via da carteira de trabalho:
Ah, ainda tem os documentos para quem precisa emitir a segunda via da CTPS. Pra quem perdeu a carteira de trabalho ou teve ela furtada, roubada ou outros fatores que não possa ser usada novamente, é preciso emitir a segunda via, portanto, veja quais os documentos necessários para emitir a segunda via da carteira de trabalho.
- Comprovante de residência com CEP (conta de água, luz, telefone, gás, etc.)
- Documento de identificação original, como RG e CNH
- Comprovação de estado civil mediante apresentação da Certidão de Nascimento (solteiros) ou Certidão de Casamento (casados)
- Documento que comprove o número da Carteira de Trabalho anterior (ex.: cópia da ficha de registro de empregado com carimbo do CNPJ da empresa, termo de rescisão do contrato de trabalho homologado, extrato de PIS ou FGTS)
- Carteira de Trabalho (em caso de mal estado de conservação ou quando as folhas de registro acabarem)
- Boletim de Ocorrência original (apenas em caso de furto, roubo ou perda ou extravio da Carteira de Trabalho)
Quando for emitir sua carteira de trabalho, faça uma listinha com os documentos necessários que você viu aqui, com isso você não corre o risco de esquecer algum.