A dívida pública é fruto de uma série que questões que levam o governo a gastar mais do que consegue arrecadar em um determinado período. Seja por má gestão, por crises provocadas por questões naturais ou ambientais, ou qualquer outro motivo, essa dívida impacta os investimentos do desenvolvimento do país e, por isso, deve ser lavada a sério.
Se você está aqui, provavelmente está em busca de uma resposta sobre a dívida pública e para isso é muito importante entender a dinâmica dela. Neste conteúdo você vai ver o que, como ela é calculada, quais os principais fatores que a afetam e muito mais. Confira!
O que é dívida pública?
A dívida pública é a maneira à qual referimos qualquer tipo de dívida em qualquer área administrativa, não importa se é um país, cidade ou pequena região.
Cada governo cria um orçamento com uma possível previsão de arrecadamento de impostos e, também, dos gastos com os investimentos e as prestações de serviço. Assim como os cidadãos podem ser afetados por crises devido às suas despesas e receitas, o governo também pode passar por esse tipo de situação.
Ao superar o valor do arrendamento, acontece um déficit fiscal, que gera uma dívida. Para arrecadar mais verba são lançados títulos de dívida pública, vendidos pelo governo para obter recursos com bancos, pessoas físicas e outros.
Dessa maneira, mais oportunidades de investimentos surgem, visto que os papéis são de baixo risco e garantem uma rentabilidade mais segura.
Como a dívida pública é calculada?
O tamanho da dívida pública é calculada com base nos juros. Isso significa que quanto maior a dívida, as taxas de juros do país também são maiores.
A dívida pública aumenta a partir do momento em que o governo passa a gastar mais do que arrecada. Com isso, impostos e outras receitas não cobrem todas as despesas, então o governo é financiado por empresas, pessoas físicas, bancos e outras entidades.
Quais os principais fatores que afetam a dívida pública?
Uma dívida pública se origina de três fontes principais de gastos, são elas:
- Gatos em saúde;
- Gastos em infraestrutura;
- Gastos com educação.
Além disso, é comum que a dívida pública também decorra de pagamentos de taxas de juros que são feitas sobre as dívidas anteriores, que contam com a manutenção das políticas monetárias e cambiais do país.
Qual o impacto da dívida pública na economia?
Com as variações do PIB (Produto Interno Bruto) e suas projeções com números sobre a inflação, é comum que a IFI faça um alerta sobre o aumento da dívida pública. A dívida bruta é feita com base nas projeções feitas pela IFI e é provável que encerre 2022 com 76,6% do PIB e em 2023 é provável que ultrapasse os 79,5% do PIB, chegando aos 95,3% do PIB em 2031.
Isso significa que a dívida pública possui um grande poder sobre a economia do país, visto que ele é um grande influenciador de sua economia. Por isso, uma boa gestação na nação é fundamental para minimizar os impactos no setor econômico e, consequentemente, nas demais áreas governadas pelo estado.
Investidores iniciantes ou experientes precisam estar sempre atentos ao cenário atual da economia do país para não perder dinheiro. Quem ainda não tem experiência com investimentos precisa se aprofundar no assunto para saber por onde começar e qual o tipo de investimento que mais será rentável e seguro.