Dicas para encontrar oportunidades de mercado e validar sua ideia de negócio

dicas para encontrar oportunidades de mercado e validar sua ideia de negócio

Encontrar oportunidades de mercado não é uma tarefa fácil e recebe estudos desde a criação dos comércios. Tentar entender como utilizar um cenário para favorecer os seus negócios é, sem dúvidas, uma das tarefas com as quais todo empreendedor precisará conviver desde o início até o fim de sua carreira.

Você com certeza já ouviu falar que uma empresa que não busca novos horizontes está condenada ao fracasso. Essa afirmação até está correta, porém buscar novas maneiras de trabalhar não necessariamente terá o efeito desejado se elas não oferecerem algo de bom aos clientes. É preciso trazer algo novo e bom.

Com essa ideia as oportunidades de mercado são estudadas diariamente para oferecer às empresas novas maneiras de desenvolver o seu negócio de maneira eficiente e lucrativa. Devido ao excesso de conceitos para se compreender, este artigo promete apresentar uma linha de raciocínio e, de forma simples, explicar tudo sobre oportunidades de mercado.

O que são oportunidades de mercado?

As oportunidades de mercado são situações que uma empresa pode identificar e utilizar os dados para promover o seu negócio. Geralmente essas oportunidades surgem em períodos específicos ou por tendências de consumo que surgem por causa de acontecimentos do mundo.

Um exemplo prático seria pensar no porquê tantas pessoas se dispõem a fazer coisas de chocolate na época da Páscoa? Bem, a resposta é bem intuitiva, já que existem muitas comemorações nesse período que utilizam do produto.

o que são oportunidades de mercado
o que são oportunidades de mercado. Fonte/Reprodução: original

Logo, as pessoas no período de páscoa produzem artigos de chocolate porque a época proporciona maior visibilidade e aumento na demanda, o que gera maiores vendas.

Para criar oportunidades de mercado é necessário inovar de maneira positiva. É bem importante ter atenção na parte “maneira positiva”, pois nem tudo que é novo é, necessariamente, criativo e bom para os clientes. Porém, para inovar é necessário conhecer como o mercado se encontra no momento da análise.

Como as oportunidades de mercado afetam um negócio?

As oportunidades de mercado são capazes de potencializar os resultados de um negócio quando são utilizadas da maneira correta. Isso vai depender de como a equipe entende a situação e como utiliza os dados para a empresa.

Ao tomar como exemplo novamente a época de Páscoa, é interessante notar como nesse período surgem diversas formas diferentes de se atender às expectativas dos clientes. Variações como ovo de colher e bolinhas de chocolate são alguns exemplos.

Logo, é notável que os negócios são afetados tanto nos seus resultados (quantidade de produção, lucros, custos e afins) como no seu funcionamento (abordagem de vendas, etc.).

Dicas para identificar oportunidades de mercado

Para encontrar ou até mesmo criar oportunidades de mercado, considere as seguintes dicas:

  • Estude o mercado de maneira inteligente;
  • Busque os melhores clientes;
  • Informe-se sobre economia e leis;
  • Busque inspirações;
  • Use da tecnologia;
  • Mantenha bons contatos.

Não se preocupe, pois cada um desses itens terá a devida explicação logo abaixo. É bem interessante que cada um desses pontos seja visto na ordem em que apareceu porque cada raciocínio nasce diretamente do anterior.

Estude o mercado de maneira inteligente

A primeira exigência para identificar ou até mesmo criar boas oportunidades de mercado é estudá-lo com bastante cautela para achar pontos bem interessantes para sua empresa. Quando um negócio tem esses dados em mãos, é possível guiar melhor os trabalhos e, dessa maneira, fazer a empresa crescer financeiramente e aumentar sua reputação.

Mas o que seria estudar o mercado de maneira inteligente?

A resposta para essa pergunta é que a empresa deve encontrar através de estudos as deficiências do mercado atual e utilizar as descobertas em seu negócio para resolver essas questões.

Você concorda que o objetivo final de toda empresa é obter mais vendas para crescer, certo? Basta observar a quantidade de estudos, programas entre outros vários recursos criados pelas pessoas para auxiliar as empresas a melhorarem cada parte do seu negócio com o objetivo de atraírem mais clientes e aumentarem suas vendas.

Logo, pode-se entender que conhecer o funcionamento do mercado e utilizar os dados em suas vendas é o principal ponto de partida para aproveitar as oportunidades do cenário e isso vale para qualquer tipo de negócio.

Busque os clientes corretos

A busca pelos melhores clientes significa guiar as energias de toda a sua empresa para vender a pessoas que possuem interesse no que sua empresa faz.

Existem duas formas de escolher corretamente os clientes para um negócio:

  • Observar o grau de insatisfação das pessoas com um tipo de negócio em geral;
  • Observar o grau de interesse dele pelo seu negócio.

O mais fácil de encontrar será, sem dúvidas, os clientes insatisfeitos. Caso sua empresa seja capaz de demonstrar competência e capacidade de propor inovações no serviço ou produto oferecido, o cliente vai querer o seu negócio e estará disposto a investir nele.

Porém, não se pode deixar de falar em clientes que demonstram interesse pelo seu negócio sem necessariamente estarem insatisfeitas com outro. Esses são mais raros, mas existem e a sua empresa deve agir da mesma maneira: mostrar competência e a capacidade de inovar na prestação daqueles serviços. Não citar estes clientes deixaria a análise incompleta, mas sua empresa deve ter muita atenção para não perder nenhum dos dois tipos.

E qual o objetivo de toda essa busca por clientes mais promissores?

A fidelização de clientes, claro. Ela deve ser o objetivo principal justamente por ser capaz de garantir uma estabilidade na saúde financeira de qualquer negócio. Como existem oportunidades de mercado que somente duram períodos, como é o caso da Páscoa, é necessário que os negócios façam desse momento o melhor possível. Dessa maneira, será possível manter clientes, principalmente após o período de alta procura pelos produtos.

Informe-se sobre economia e leis

Atualizar-se sobre o cenário econômico em que sua empresa se encontra e as leis que regem o seu negócio evita dores de cabeça e aplicação de energia em situações duvidosas. Saber que o preço das matérias-primas para a sua empresa tende a aumentar devido às notícias divulgadas vai permitir um maior planejamento e, consequentemente, melhor desempenho no cenário.

Quando os clientes notarem a competência da sua empresa nessa situação, a reputação dela ficará maior e isso abrirá diversas oportunidades para novas negociações.

Sempre esteja em dia com questões jurídicas de seu negócio como pagamento de impostos, fiscalização e afins. Ter uma equipe de advogados para a empresa é praticamente um pré-requisito para uma vida longa no cenário atual.

Busque inspirações

Buscar novas inspirações constantemente para melhorar ou criar um novo negócio é capaz de tornar sua empresa única em relação a outras do mercado. Nada nasce do vazio, tudo é fruto de uma ideia que, mesmo pequena no começo, tornou-se grande e mais completa no passar do tempo.

Um exemplo claro é pensar como os movimentos sociais (feminismo, estudantil e afins) influenciaram a maneira pelas quais as vendas devem ser feitas. Diversos modos de produção e ideias para divulgação tiveram que ser modificadas ou completamente alteradas para atender corretamente ao público.

A prova disso é como as propagandas de produtos para higiene pessoal dialogam com o público masculino na atualidade. Caso deseje realizar a experiência, busque pelos vídeos de propagandas de épocas diferentes e compare as diferenças entre as duas. Você perceberá uma diferença muito grande que se dá pelas novas inspirações do momento.

Sua empresa deve ter capacidade de avaliar essas mudanças e isso é possível com boas pesquisas. Portanto, o estudo de cenário retorna para este tópico e serve de complemento para manter sua empresa sempre com influência e de acordo com a atualidade.

Use da tecnologia

A tecnologia serve para facilitar processos que seriam trabalhosos (e até mesmo chatos) e permitir que os trabalhadores sejam mais eficientes.

Empresas tecnológicas como Apple, Samsung e outras possuíam um objetivo em comum: inovar a maneira com a qual as pessoas faziam suas tarefas através da tecnologia. Essa ideia gerou, por consequência dos desenvolvimentos tecnológicos da atualidade, diversas oportunidades de mercado para venda de computadores, celulares e outros aparelhos.

Ao voltar no exemplo da Apple, quando o Apple I foi criado em 11 de abril de 1976, a empresa conseguiu vender bem próximo a 200 unidades com um preço de 666 dólares por cada aparelho. Em junho de 1977 a empresa lançava seu segundo computador, o Apple II, que foi um grande sucesso. Porém, por qual motivo se deu esse êxito comercial?

O sucesso dessas vendas é consequência da quantidade de funções que o aparelho permitia que os usuários realizassem, como gravar programas e as novas capacidades gráficas. Todas essas funcionalidades conseguiam resolver necessidades dos clientes da época e esse fato fidelizou diversos clientes à marca.

Mantenha bons contatos

Por último, manter bons contatos é essencial para garantir um crescimento saudável, novas oportunidades de negócio e a aquisição de conhecimentos compartilhados. Uma empresa não cresce sozinha, isso é fato. É preciso ter bons contatos com clientes, empresas e até mesmo outros profissionais para garantir uma boa evolução nos diferentes aspectos.

Às vezes você pode ter uma ideia excelente, mas não sabe se será possível tirá-la do papel com o dinheiro atual. Ao ter uma boa rede de contatos, o seu negócio pode encontrar outras pessoas interessadas em aplicar em sua ideia e fazê-la crescer junto dos empreendimentos delas. Boas parcerias sempre são bem-vindas.

Além disso, outra importância de manter bons contatos são os alertas. Empresas que possuem contatos com outras mais experientes podem receber avisos caso o seu negócio esteja em caminho para o fracasso e, dessa forma, os experientes podem oferecer novas ideias para reverter o cenário ruim.

Como identificar uma boa oportunidade?

Para identificar uma boa oportunidade de mercado, observe se a proposta apresenta os seguintes pontos:

  • Agrega valor ao negócio;
  • Custos para utilizar a oportunidade;
  • Se a oportunidade apresenta alto risco ou não.

Agregar valor ao negócio significa que se deve julgar se a oportunidade de mercado em análise é capaz de render diversos ganhos, e não só os financeiros. É preciso avaliar como ficará a relação com os clientes, se outras empresas terão interesse de realizar parcerias e diversos outros pontos. Nunca utilize apenas um dado para julgar se o período é promissor ou não.

como identificar uma boa oportunidade
como identificar uma boa oportunidade. Fonte/Reprodução: original

Os custos, por sua vez, devem ter uma avaliação apropriada para não se depositar todas as finanças da empresa em um único período. A administração dos ganhos do negócio deve ser muito bem usada, principalmente se o empreendimento ainda está no começo ou caso já esteja em um cenário de instabilidade como dívidas em excesso e afins.

Por último, avaliar o grau de risco da oportunidade de mercado é de total importância para a decisão se aquele período deve ser aproveitado ou não. Nem sempre as situações são tão promissoras quanto parecem e é preciso ter muito cuidado durante as avaliações dos dados. Cada passo é importante e decide o futuro do negócio por anos, por isso não hesite em investir muito tempo em estudos, planejamentos, e coisas do tipo.

Avaliar as oportunidades de mercado é desafiador e envolve diversos conceitos complexos, por isso espera-se que este texto tenha te ajudado a decifrar esse conhecimento. Aplique bem todos os conteúdos apresentados em seu negócio e veja a qualidade dele subir. Sempre que precisar, retorne ao Renda Brasileira e consulte os materiais disponíveis.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
O cartão Mastercard Platinum é um dos mais completos do Brasil. Confira os benefícios e veja se ele é uma opção para seu perfil!...
Descubra os 7 passos para implantar o que é Customer Success na sua empresa, a melhor estratégia de vendas e atendimento focadas na satisfação...
Será que o cartão de crédito Digio é uma boa opção para você? Confira agora a avaliação completa sobre ele....

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também

Categorias Populares

Calculadora

Geradores

Bancos

Documento

Bitcoin

Tecnologia

Beneficios

Governo