O empréstimo pessoal é uma excelente opção para conseguir crédito de forma rápida. Esse tipo de empréstimo costuma ser mais fácil de aprovar do que as modalidades. Além disso, o consumidor tem total liberdade com o dinheiro, podendo escolher aonde irá gastá-lo, sem dar nenhuma satisfação ao banco.
Existem diversos bancos e instituições financeiras que disponibilizam empréstimo pessoal. Por conta disso, é importante saber o que fazer para solicitar a melhor opção possível. Para te ajudar nessa escolha, preparamos esse texto em que explicaremos como ele funciona. Acompanhe!
Como eu faço para solicitar um empréstimo pessoal?
Existem vários bancos e instituições financeiras que oferecem para os seus clientes o empréstimo pessoal. O processo de solicitação é muito simples, basta fornecer os documentos exigidos pelo banco, que após fazer uma rápida análise, irá decidir se aprova ou não a sua solicitação.
Porém, não é correto fazer a solicitação em qualquer tipo de banco ou instituição financeira. Antes de tentar obter o empréstimo pessoal leve em conta os seguintes pontos:
- Credibilidade da empresa: Faça uma pesquisa detalhada para saber se ela realmente é de confiança;
- Taxa de juros: Compare as taxas de juros das empresas e procure evitar aquelas com juros muito altos;
- Possibilidade renegociação e adiantamento das parcelas: essas condições podem ser úteis no pagamento do empréstimo, caso você não consiga pagar uma parcela ou queira pagar antes do vencimento, obtendo redução de juros. Procure empresas que incluam essas cláusulas no contrato.
Portanto, se a empresa consegue atender a esses 3 pontos, você estará solicitando uma boa opção de empréstimo pessoal.
Qual é o melhor momento para solicitar um empréstimo pessoal?
O momento ideal para solicitar um empréstimo pessoal é após fazer um bom planejamento e ter na sua mente um objetivo fixo sobre o que fará com ele e como irá quitá-lo. Se tiver o dinheiro nas suas mãos e não souber como usá-lo, ele irá acabar e vai sobrar apenas as parcelas para pagar.
Portanto, antes de fazer a solicitação do empréstimo pessoal, defina os seus objetivos e faça um bom planejamento, para conseguir arcar com os custos do empréstimo sem se desequilibrar financeiramente.
Quais são as taxas de juros associadas a um empréstimo pessoal?
Normalmente o empréstimo pessoal é facilmente aprovado pelos bancos e instituições financeiras. Por conta disso, o risco de inadimplência é maior. Para compensar esse risco existem as taxas de juros, que são mais altas do que as das outras modalidades de crédito.
Em geral, os tipos de taxas são de juros simples, juros composto ou mora. Vários fatores podem acabar influenciando no aumento ou diminuição dessa taxa de juros. É levado em conta coisas como o valor do empréstimo, prazo de pagamento e perfil de consumidor, sendo que quanto maior o risco, mais altas serão as taxas de juros.
Quanto tempo leva para o empréstimo pessoal ser processado?
Além do processo de solicitação ser simples, ele também é muito rápido. Depois de feita a solicitação, rapidamente o consumidor terá acesso à resposta da análise de crédito. Caso ela seja positiva, é só esperar o dinheiro cair na conta, com prazo de dois dias.
Posso solicitar um empréstimo pessoal online?
Sim, graças a tecnologia é possível solicitar e receber o empréstimo pessoal de forma totalmente online, sem precisar ir até uma agência. Dessa forma o empréstimo fica ainda mais prático e rápido. Dentre as empresas de empréstimo pessoal online podemos destacar:
- Crefisa;
- Sim;
- Bom Pra Crédito;
- Geru;
- Serasa eCred.
Essas empresas são consolidadas no mercado a atendem a milhões de clientes, disponibilizando empréstimo pessoal e outras modalidades de crédito. Portanto, basta consultar as ofertas e escolher a instituição que atende melhor a sua necessidade.