Nos últimos anos, houve a popularização do trabalho em home office, por conta da praticidade e flexibilidade desta maneira de trabalho, além dos empregadores perceberem um melhor rendimento do funcionário. Na pandemia, essa situação se tornou ainda mais comum. Porém, muitas pessoas ainda possuem dúvida de como montar seu escritório em casa, então se você é uma dessas pessoas, se liga nas dicas desse post!
Como é um escritório para trabalhar em casa?
Assim como em qualquer outro ambiente, o trabalho em casa também precisa de organização, pois o fato de trabalhar em home office, não diminui em nada sua produtividade, deve aumentar, no caso. Sendo assim, a escolha do espaço e alguns móveis básicos é importante.
Fonte/Reprodução: original
Cadeira
Uma das primeiras coisas que você deve se preocupar quando for montar seu escritório em casa, é a cadeira, pois será nela que você passará muitas horas sentado.
Desta maneira, a cadeira precisa ser confortável e ergonômica, para não lhe trazer nenhum problema de saúde futuro.
Mesa
A mesa também é um móvel que merece uma atenção redobrada. Na escolha da sua mesa, você precisa verificar a largura, o comprimento e a profundidade, para conferir se irá caber no local tudo que você irá usar no trabalho. Além disso, também deve-se prestar atenção na altura, visto que o profissional precisa da altura ideal para os braços e mãos, além de espaço para movimentar as pernas.
Parede
Outro ponto importante são as paredes do local escolhido para ser seu escritório. Essa não é uma questão relacionada apenas à decoração, também está envolvido a utilidade dos elementos que você for utilizar.
Priorize pintar as paredes de cores claras ou colocar um papel de parede que vá ser agradável e que traga conforto. Os quadros também são uma ótima opção para decoração. E para fechar, faça uso de prateleiras e nichos, que além de decorar, também irão servir para guardar objetos úteis do dia a dia.
Como montar um escritório para trabalhar em casa?
Depois de conhecer esses elementos que podem ser considerados alguns dos mais importantes, chegou o momento de partir para dicas que você deve considerar ao montar seu escritório em casa.
Escolha do ambiente
É preciso saber separar muito bem o ambiente de trabalho dos demais ambientes da sua residência. Isso quer dizer que você precisa de um “quarto” específico para isso? Nem sempre.
Claro que ter um espaço que você possa transformar em seu escritório é ótimo, mas nem todos possuem, então separar um espaço dentro do seu próprio quarto, mas delimitá-lo bem como um local de trabalho, já vai ser útil.
Não esqueça que o ambiente escolhido precisa ser silencioso e ter uma boa circulação de ar, para você ter um ambiente confortável de trabalho.
Decore do seu jeitinho
A decoração vai permitir que você coloque sua identidade no local, além de inserir móveis que vão ser úteis no dia a dia, como gaveteiros e organizadores. Opte por decorações em tons claros, para trazer uma sensação maior de conforto e bem-estar. Porém, não deixe de inserir coisas que lhe representam bem.
Preste atenção nos equipamentos eletrônicos
A parte elétrica é algo que deve ganhar uma atenção especial. Ao escolher seu local de trabalho, verifique se perto do mesmo há tomadas e todo o tipo de parte elétrica que você vá necessitar.
Não esqueça de que um bom computador também é importante. E caso tenha reuniões com frequência e a iluminação natural não seja suficiente, invista em iluminação artificial. Também evite deixar os fios bagunçados e à mostra, pois essa desorganização pode atrapalhar em alguns momentos.
Defina horários
Só porque você trabalha em casa, isso não quer dizer que você pode fazer tudo quando desejar. Esse é um dos grandes erros que as pessoas que começam a trabalhar de home office cometem.
É preciso definir bem seus horários de trabalho e de pausa, tendo disciplina na sua rotina. Coloque despertador ou faça uso de algum objeto de decoração para lhe ajudar nessa questão, caso seja o tipo de pessoa que se “perde no tempo”.
Benefícios de trabalhar em um escritório em casa
Trabalhar em casa ainda é uma opção para poucos, que podem considerar-se privilegiados. Alguns benefícios podem ser listados para quem trabalha em home office:
- Flexibilidade: você pode montar seu horário;
- Economia: é possível economizar com transporte e alimentação fora de casa;
- Comodidade: não é preciso locomover-se para ir ao trabalho;
- Conforto: você organiza seu espaço do seu jeito, trabalhando confortavelmente;
- Qualidade de vida: o tempo que seria gasto para locomover-se para o trabalho, por exemplo, pode ser usado para mais momentos em família ou para a prática de um hobbie ou exercício físico.
É claro que não são apenas pontos positivos que existem ao montar seu escritório em casa. Como citado acima, é preciso ter disciplina, rotina e horários bem definidos.
Ainda não se tornou comum a prática do home office, mas nos próximos anos isso pode mudar, então preocupar-se de agora em montar seu escritório em casa, pode te colocar à frente das demais pessoas.