descubra o que faz um acionista controlador

Descubra o que faz um acionista controlador!

Você sabe o que é um acionista controlador? Se você quer saber o que é, veio ao lugar certo. Pois, neste artigo iremos explicar mais sobre o acionista controlador e qual a sua importância para as empresas.

Assembleias, em geral, são reuniões de representantes de um estado ou empresa, são eles que determinam as decisões e isso engloba o acionista controlador, sendo ele individuo físico ou jurídico ligado com parcerias de votos, que continua com a maioria dos votos eleitos nas assembleias gerais, assim, elegendo a grande parte dos administradores de uma empresa. 

A seguir, vamos entender um pouco mais sobre o acionista controlador, qual sua função, as classes e como influenciam nas decisões de uma empresa. 

O que faz um acionista controlador?

Acionista controlador, como o próprio nome já diz, é a pessoa com grande influência e controle em uma corporação, quando se trata de tomar decisões são eles os maiores responsáveis. 

Por isso, é importante conhecê-los antes de tomar a decisão de investir em uma determinada empresa, afinal a influência deles é o que vai ditar o destino da empresa na qual você vai investir.

Existem determinadas classes de acionistas, por exemplo: Acionista controlador individual, é quando uma única pessoa física ou jurídica tem acima de 50% do capital de votos da empresa, esse controle majoritário pode ser bom para que as decisões sejam tomadas com mais celeridade, porém o risco também se torna maior, já que são decisões pensadas por poucas pessoas.

Há o acionista controlador compartilhado, nesse caso o controle da empresa é compartilhada, por exemplo, nenhum acionista tem acima de 50% do capital votante da empresa. Então, determinados grupos de acionistas podem trabalhar juntos para exercer o controle da empresa conforme votos, e assim alcançar uma maior quantidade na assembleia.

Também existe o acionista controlador pulverizado, sendo vários acionistas, mesmo que individualmente não tenham 50% do capital de votos, assim, os administradores são eleitos e introduzem estratégias na empresa. Então, mesmo não obtendo a maioria do capital votante, eles conseguem influenciar nas escolhas importantes e estratégias de negócio.  

Qual a porcentagem de ações que o acionista controlador possui?

O acionista controlador, independente de sua classe, precisa ter a maioria de votos ao seu lado para poder exercer o controle, ou seja, na totalização de votos ele precisa ter consigo mais de 50%, mas mesmo possuindo o poder de tomar as decisões, o acionista controlador precisa prestar contas de suas ações, para assim evitar excessos e aumentar a transparência administrativa da empresa.

Como o acionista controlador exerce o controle da empresa?

Já que possui a maioria dos votos e a influência necessária dentro da assembleia, o acionista controlador toma as decisões importantes sobre a administração da empresa, como e quais serão os investimentos, escolhe os gestores e defini as diretrizes que serão seguidas pela empresa, mas apesar de possuir o poder, ele também se torna responsável pelo sucesso ou fracasso de toda a operação.

Qual o papel do acionista controlador na gestão da empresa?

Apesar de possuir o poder de definição das políticas e estratégias administrativas, o acionista controlador precisa prestar contas de suas ações e cumprir seus deveres frente aos acionistas minoritários e não somente a eles, mas também a sociedade, já que conforme a Lei das S/As, o acionista controlador deve usar o poder para que a empresa alcance os objetivos e também cumpra sua função social.

De forma geral, o acionista controlador, precisa ter um compromisso verdadeiro com a empresa, manter suas ações com transparência e sempre elaborar estratégias para que a companhia alcance os objetivos, um bom acionista controlador pode atrair novos investidores e alcançar o sucesso desejado.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *