descubra o que e o mercado secundario

Descubra o que é o Mercado secundário!

O mercado secundário é um dos mais importantes mercados do setor financeiro, principalmente para os investidores que querem comprar ações e receber dividendos.

Neste artigo, falaremos um pouco sobre a importância do mercado secundário, a sua importância e como você pode utilizá-lo da melhor forma possível para obter lucros. Confira!

O que é o mercado secundário?

O mercado secundário é usado pelos investidores para negociar ativos, como fundos imobiliários, ações e vários outros tipos de títulos que podem ser comercializados nele. Quando se trata de ações, esse tipo de mercado também é chamado de bolsa de valores.

Nesse mercado, os investidores compram, vendem e trocam títulos entre si. Portanto, os proprietários podem negociar facilmente qualquer tipo de titularidade, mediante a aprovação de venda desses papéis.

Neste ambiente, ocorre apenas a transferência dos títulos e dos recursos adquiridos pelos investidores. Ou seja, os recursos negociados no mercado secundário não vão para o caixa emissor do título, mas sim para as mãos de seus compradores.

O preço de cada um desses papéis é definido pela oferta e demanda. Ou seja, quando a demanda sofre algum aumento em comparação com a oferta, o preço tende a subir. Já quando o caso é o oposto, o preço tende a cair.

Muitos títulos são negociados no mercado secundário, como Fundos imobiliários, títulos de renda Fixa, Fundos de índice, ações BDRs e muitos outros.

Como os títulos são negociados no mercado secundário?

Iremos usar uma situação hipotética para resumir como funciona o mercado secundário.

Vamos supor que a empresa ABC deseja abrir seu próprio capital na Bolsa de Valores de São Paulo. Mas a empresa precisa antes definir qual o objetivo daquela abertura de capital, digamos que o objetivo da empresa ABC seja captar recursos para alavancar os negócios. Para isso, ela abre parte das suas operações para novos acionistas.

Agora vamos supor que o investidor “José” ficou muito interessado na proposta da empresa e decide abraçar aquela oportunidade. José então comprará alguns dos papéis da empresa ABC (ações), desse modo, passará a ser parte da empresa como integrante do quadro societário. José também passa a receber os dividendos da empresa de acordo com a porcentagem de ações compradas.

Esse tipo de investimento é ótimo para as duas partes, tanto para José, quanto para a empresa ABC. A empresa capta recursos para se desenvolver e José passa a ter uma renda regular, desde que a operação adquirida dê lucro.

Caso José não deseje mais aquelas ações, ele pode vender suas ações da forma que ele quiser, por um preço até maior do que ele pagou. O comprador então transfere o dinheiro para José e não para a empresa ABC, já que José é o proprietário daqueles títulos (ações).

Qual a principal diferença entre o mercado primário e secundário?

O mercado primário é negociado entre empresas e investidores, já o mercado secundário não precisa da participação da empresa que emitiu os títulos.

O mercado primário é o que emite novos ativos para companhias e é o local em que são negociadas ações diretamente entre a empresa e seus acionistas. O principal objetivo do mercado primário é captar recursos para o crescimento da empresa, através de vendas de papéis na Bolsa de Valores, ao permitir que novos acionistas entrem na operação.

Já o mercado secundário é aquele em que as negociações futuras dos papéis gerados no mercado primário ocorrem. Ou seja, caso o investidor decida negociar os seus papéis com outros investidores. 

Em resumo: o mercado secundário, ao contrário do mercado primário, capta recursos e negocia ativos para investidores e não para empresas.

Quais são as vantagens e desvantagens do mercado secundário?

Uma grande vantagem do mercado secundário é que ele possibilita a negociação rápida e prática dos ativos, o que possibilita o crescimento do mercado primário.

Mas uma grande desvantagem é que neste ambiente, muitas pessoas podem perder dinheiro. Algumas pessoas realizam operações regulares no mercado secundário, através da especulação, para gerar ganhos rápidos.

Mas, nestas operações de curto prazo, é muito comum ocorrerem perdas altas de capital, pois muitos investidores não possuem o preparo adequado para negociar.

Com tudo isso, chegamos a conclusão de que o mercado secundário é muito importante para a economia, pois abre um leque de possibilidades para investidores que querem negociar seus ativos, gerar lucro e fornecer uma fonte extra de crescimento para o mercado primário.


Comments

2 respostas para “Descubra o que é o Mercado secundário!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *