O método de declaração do imposto de renda é uma coisa muito importante que deve ser feita todos os anos por muitos brasileiros. Algumas pessoas que precisam passar por esse processo, no entanto, cometem erros por não terem pleno conhecimento das informações que são necessárias e nem da plataforma usada.
Por isso, é importante ficar muito atento para efetuar a declaração do imposto de renda e fazer todo o procedimento da maneira correta. Entenda melhor como isso funciona e aprenda dicas simples para evitar alguns erros muito comuns no momento de enviar o documento.
O que é o Imposto de renda?
O Imposto de Renda é a tributação federal sobre os ganhos dos cidadãos. Como o nome indica, esse imposto recai sobre a renda do brasileiro. Para o Governo saber quanto deve ser cobrado de cada pessoa e empresa, é importante que elas informem seus ganhos, isto é, declarem seu imposto de renda todos os anos.
Como fazer a declaração do imposto de renda?
A declaração do imposto de renda deve ser feita de diferentes maneiras. A primeira, e mais recomendada, consiste em baixar e instalar um programa de computador desenvolvido pela Receita Federal. Nesse software, é possível fazer toda a declaração da maneira correta e enviar as informações para a RF.
Além disso, é possível também fazer a declaração de maneira totalmente online, no Portal e-CAC, ou, ainda, no aplicativo de celular chamado “Meu Imposto de Renda”. Essas duas opções, no entanto, apresentam algumas limitações (neste link é possível saber quais são elas).
Como evitar erros na declaração do imposto de renda?
O ideal, para evitar erros na hora da declaração do imposto de renda, é ficar atento a alguns pontos, como, por exemplo, reunir os documentos com antecedência, ser transparente na declaração, fazer uma revisão de todas as informações antes de enviar o documento, não inserir dados sobre despesas médicas que não têm comprovação e, também, acompanhar o andamento do processo depois do envio.
Essas simples dicas já são suficientes para evitar problemas na hora de enviar a declaração do imposto de renda. Elas são particularmente importantes para não cair na chamada “malha fina” da Receita Federal e, assim, evitar dores de cabeça relacionadas a essa situação.