Há pouco mais de um ano, no final do ano de 2020, o PIX foi lançado oficialmente pelo Banco Central (BC). O meio de pagamento trouxe diversas novidades para os usuários brasileiros e prometia facilitar os pagamentos, a proporcionar rapidez, praticidade e segurança. No entanto, a nova tecnologia ainda divide opiniões, com muitas pessoas tendo receio de utilizar o PIX, e até mesmo faz questionamentos quanto à sua segurança e até mesmo a questionar as intenções do BC.
Em uma pesquisa feita junto a mais de 8 mil brasileiros, foi constatado que cerca de 2/3, ou 66% dos entrevistados não confiam plenamente no PIX, tendo medo de realizar compras com esse método de pagamento.
Vantagens e desvantagens de pagar com PIX.
O PIX traz consigo mais vantagens do que desvantagens. Isso porque as potenciais desvantagens do sistema dependem muito mais do perfil do usuário e das suas boas práticas de segurança. Confira as vantagens e desvantagens de se utilizar esse meio de pagamento:
Vantagens: uma das principais vantagens do PIX é que ele realiza as transferências de modo instantâneo. Sem filas, burocracias, esperas de horas ou mesmo dias para confirmar o pagamento.

Além disso, a necessidade de apenas uma chave pix para realizar a transferência encurta o tempo, pois não se faz necessária a utilização dos dados bancários diretamente.
Outra vantagem muito importante é a popularização. A maior parte das lojas já aceitam PIX, até mesmo pequenos negócios e quiosques na rua.
E por fim, ao contrário do que muitos pensam, o PIX é um sistema seguro, gerenciado pelo Banco Central, permite o rastreio das transações e estornos em caso de erro ou fraude.
Desvantagens: a facilidade e praticidade do meio de pagamento pode se converter, para muitas pessoas, em uma dor de cabeça. A falta de informação pode levar o usuário a cair em golpes na internet. Isso vale para qualquer tecnologia.
Algumas desvantagens já foram solucionadas, como a possibilidade de estornar o valor em caso de fraude ou engano.
Dificuldades eventuais poderiam surgir para quem não tem o costume de utilizar essa tecnologia, mas nada que não possa ser resolvido. Já existem diversas instituições financeiras que oferecem uma interface amigável para facilitar a utilização do PIX.
Por que há essa desconfiança entre os brasileiros sobre pagar com PIX?
A internet trouxe diversos benefícios, mas também trouxe consigo a oportunidade para diversas práticas de crimes. Clonagem de cartão, vazamento de dados, phishing, estelionato, QR codes falsos, são diversos os modos como os criminosos roubam no meio digital. Por esses e outros fatores, cerca de 80% das pessoas não se sentem seguras em armazenar seus dados pessoais em sites da internet.
Todo esse contexto faz com que a desconfiança também recaia sobre o sistema PIX. Ainda que não dê motivos concretos para ser considerado um sistema vulnerável, é compreensível que as pessoas tenham um pé atrás, pois o meio digital abre oportunidade, infelizmente, também para os crimes. Mas todo esse medo será mitigado com o uso, com o tempo e com o esclarecimento dos brasileiros sobre o tema.
Pagar com PIX é perigoso?
A grande pergunta que é feita em relação ao PIX é: o sistema é perigoso? A resposta é: não. Todo o processo envolve o compartilhamento de poucas informações sensíveis, comparado com outros meios de pagamentos, que envolvem mais dados. Com uma simples chave PIX, você pode compartilhar apenas um QR code, um e-mail, um telefone, sem precisar informar seus dados bancários. Tudo isso confere mais segurança.
Além disso, todas as transações são registradas e monitoradas pelo Banco Central, através do Sistema de Pagamentos Instantâneos.
Uma das características marcantes dessa criação do BC são as constantes mudanças e aprimoramentos. Em apenas um ano, diversas alterações que beneficiaram os milhões de usuários do PIX foram implementadas. Isso confere ao sistema a capacidade de se reinventar conforme as necessidades e acontecimentos na plataforma, coibi as potenciais fraudes e protege cada vez mais quem utiliza esse meio de pagamento.
De fato, atualmente se faz cada vez mais importante se informar das atualizações, não só dos meios de pagamentos, mas também das recomendações de segurança, para evitar cair em golpes e fraudes. As mudanças feitas durante esse 1 ano de funcionamento do PIX não ficarão por aí, pois pela sua própria característica exige constante aprimoramento. Use o PIX com tranquilidade, mas sempre atento às recomendações de segurança.