O RG é uma sigla para Registro Geral, ficando registrado na carteira de identidade. Mas, o que serve este documento? Ele apresenta a mesma função e informações que a certidão de nascimento. Mas, para não levar o tempo todo um papel para mostrar a sua existência.
A diferença da certidão e identidade é que o primeiro mostra o nome dos avós maternos e paternos do cidadão, além do gênero e cor de pele, além de mostrar a localização exata do seu nascimento. Mas, você sabia que na identidade mostra o dia que você emitiu o documento? Não?
Agora, explicaremos como achar o dia que você solicitou a entrada do documento e os principais benefícios da carteira.
O que é o RG e para que serve?
O RG é a sigla para registro geral ou a carteira de identidade. É um documento oficial, que mostra a sua existência como cidadão brasileiros e é a principal forma de comprovar a sua existência, além de informar dados importantes, como o seu Cadastro Nacional de Pessoa Física (CPF).

Fonte/Reprodução: Original
É o principal documento para realizar cadastro de concurso e também abrir outros documentos importantes, como a Carteira de Trabalho.
Conhecendo o RG: quais os dados contidos no documento?
A carteira de identidade apresenta dois lados, a parte da frente tem os dados do órgão público onde foi emitido o documento, além da foto 3×4, a digital do polegar direito e a assinatura (para quem é alfabetizado).
Já no verso estão os principais dados, como nome completo, filiação, local de nascimento, data de nascimento, CPF, registro da sua certidão de nascido e a data de emissão da identidade, também conhecido como o dia que você solicitou o órgão público.
Onde é feito o RG?
A produção da carteira de identidade tem as suas próprias regras. No Rio Grande do Norte, por exemplo, é feito através do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP), o equivalente ao Instituto Médico Legal em outros estados brasileiros.
Além disso, pode ser emitido pela Polícia Civil em alguns estados. Entretanto, alguns estados têm estruturas reunindo em um mesmo espaço a solicitação dos principais documentos dos cidadãos, como o Poupatempo (São Paulo), Central do Cidadão (RN), Rio Poupa Tempo (RJ) e entre outros.

Fonte/Reprodução: Original
Vale lembrar que o serviço é gratuito e é só levar 2 fotos 3×4 recente, certidão de nascimento e CPF. Se for menor de 16 anos, precisa estar acompanhado dos pais e os mesmos precisam levar a sua própria identidade.
O documento demora 10 dias úteis para ficar pronto e caso não pegue em 180 dias, este será completamente descartado.
Onde encontrar a data de emissão do RG?
Anteriormente falamos que na carteira de identidade apresenta a data de emissão, o dia, o mês e o ano de quando você solicitou o seu RG. Mas onde localizá-lo? Ele fica próximo ao número do registro geral, praticamente na mesma linha.
Agora que você sabe o que é a data de emissão do documento, compartilhe este texto para outras pessoas que não sabem o que significa.