Custo benefício: análise, relação e objetivo

0 50

O custo-benefício é a análise se investir, comprar, e até mesmo produzir determinada mercadoria ou serviço compensa os gastos para tal.

Mas, afinal, como calcular o custo-benefício?

O que é o custo benefício e como é aplicado no dia a dia? (utilizar referência ao termo: análise custo benefício)

Podemos definir o conceito de custo-benefício como uma decisão que exigirá além do seu dinheiro, sua atenção, mas o benefício será maior.

Sempre que realizamos alguma decisão monetária buscamos situações em que os benefícios superem os custos. Toda escolha, como lembram os economistas, toda escolha possui uma perda — os conhecidos trade-off — e é sempre bom avaliar se a perda é menor que os benefícios obtidos com a escolha.

Relação custo benefício: como calcular projetos pessoais e de sua empresa

Também conhecida como RCB, é o indicativo que faz com que os indivíduos analisam os prós e contras de determinado produto ou serviço utilizando relações de compra e venda.

Não há uma fórmula matemática específica para analisar o custo e o benefício, portanto realizamos a análise baseada no preço do produto ou serviço e estabelecendo a nossa satisfação com ele.

Cópia de Cópia de Cópia de Renda Brasileira - Eduardo (1)
Fonte/Reprodução: original

É muito comum confundir o custo de oportunidade com o custo-benefício, mas o objetivo de ambas as relações de custo são bem diferentes: enquanto o custo de oportunidade refere-se a uma escolha feita entre dois produtos o custo-benefício é uma abordagem mais generalizada e sistemática.

Related Posts

É necessário analisar a sua segurança financeira antes de fazer um investimento, pois se o custo-benefício não for tão benéfico quanto parece pode te deixar no prejuízo.

Realize os cálculos referentes ao investimento desejado, e se a sua gestão financeira seguir fechando o mês no azul pode ser que seja possível realizar o investimento.

Para evitar colocar a sua empresa em risco, é necessário verificar se você tem verba suficiente para realizar o investimento pretendido.

O investimento irá gerar mais lucro do que o valor investido? Se a sua resposta for sim, é possível realizar o investimento. É necessário realizar uma lista com todos os possíveis problemas ocasionados pelo investimento, dos menores aos maiores inconvenientes, e analise todos os cenários e os benefícios que você poderá obter. Calcule por quanto tempo você terá as despesas que virão com esse investimento, e se eventualmente elas irão trazer benefícios ainda maiores do que os custos.

Qual o objetivo com a análise do custo benefício?

Define as melhores escolhas possíveis feitas pelos agentes econômicos, e é através desse conceito que se realizam ações em que os benefícios são maiores que os custos (especialmente se esses custos forem sobre comprar ou produzir).

O custo-benefício envolve, também, a prática do trade-off, em que se larga mãos de um produto para obtenção de outro.

Quanto maiores forem os lucros obtidos com a escolha, ou os benefícios dessa escolha, frente aos custos da decisão: melhor.

O lucro obtido de uma empresa, ou seu excedente econômico, depois de uma decisão que visava o melhor custo-benefício é um exemplo perfeito.

Para as ciências econômicas, os indivíduos buscam fazer ou trocar mercadorias que possuam um maior excedente econômico ou benefícios sem custar muito.

Os benefícios adquiridos podem tanto se referir a menos custos monetários como, também, custos de oportunidade. Quando um indivíduo realiza uma escolha, ele está perdendo a chance de realizar outras, e isso também é levado em consideração na hora de analisar o custo-benefício.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.