A CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) é um documento de extrema importância, e todo cidadão que tem interesse em entrar no mercado de trabalho legalmente, precisa possuir. Esse documento é responsável pelo registro e toda a trajetória profissional de uma pessoa.
A Carteira de Trabalho é uma forma de garantir que o empregado receba todos os direitos previstos na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), como seguro desemprego, benefícios da Previdência Social, FGTS, entre outros.
Quem pode emitir a CTPS?
Somente o próprio titular deve solicitar a emissão da CTPS, comparecendo pessoalmente no dia agendado.
A CTPS pode ser emitida por qualquer cidadão brasileiro e também para estrangeiros que estejam legalmente nos país e queiram uma vida digna, trabalhando e movimentando a economia do país.
Como fazer CTPS (Carteira de Trabalho)
A partir de 14 anos é possível solicitar a emissão da Carteira de Trabalho, pois essa é a idade permitida para ingressar no mercado de trabalho através de programas de aprendizagens, como o programa Jovem Aprendiz.
Para solicitar a primeira via da Carteira de Trabalho, é necessário fazer o agendamento por telefone ou internet. A CTPS é feita pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE).
Desde 2008, a Carteira de Trabalho passou a ser emitida através de sistemas computadorizados, que permitem a integração de todos os trabalhadores do Brasil.
Importante dizer também que não é necessário pagar nenhuma taxa para emitir da Carteira de Trabalho, portanto, qualquer cidadão que resida no Brasil pode solicitar a CTPS sem custo algum.
Como é feito o agendamento da CTPS?
O agendamento da carteira de trabalho pode ser realizado pela internet, através desse site, ou por telefone.
Também é possível agendar pelo telefone, através do número 158 e optar pela opção “agendamento da carteira de trabalho”.
Você precisa apresentar alguns documentos para fazer a Carteira de Trabalho, mas calma, a gente fez uma pequena listinha pra ajudar você. Veja abaixo:
- RG
- Certidão de Nascimento ou Casamento
- CPF
- Comprovante de residência
Então no dia em que você for solicitar sua Carteira de Trabalho, leve os documentos listados para evitar dores de cabeça.