Crédito consignado: como funciona e como solicitar?

0 140

O crédito consignado é um método de serviço indicado de solicitar em casos específicos. Não são todas as pessoas que podem pedir por um tipo de empréstimo como este, visto ser exclusivo a um nicho X que falaremos mais abaixo quais são.

O que é crédito consignado?

O crédito consignado é uma linha de crédito disponibilizada somente a um público muito restrito. Aposentados, pensionistas e servidores públicos são os principais alvos dos bancos, que oferecem diferentes benefícios a quem precisa de um apoio financeiro em determinado momento.

o que é crédito consignado
Crédito consignado. Fonte/Reprodução: original

Quem oferece o serviço de crédito consignado são instituições financeiras, as quais podem ter qualquer ligação com os clientes ou não. Tradicionalmente, quem solicita a modalidade é porque já tem conexões com determinado banco, como ter uma conta-corrente em que recebe mensalmente o benefício de aposentadoria.

Além disso, o crédito consignado dá a permissão de solicitar o serviço desde que se tenha margem consignável. Ou seja, disponíveis limites para serem emprestados. Caso você perceba a falta de valores ou uma opção na sua conta, saiba que não existe margem no momento, mas você pode conversar pessoalmente com o seu gerente a fim de saber se há limite para empréstimo ou não.

Como funciona o crédito consignado?

Conforme falamos mais acima, o crédito consignado é um tipo de empréstimo com juros bem menores quando comparados a outros estilos, descontado diretamente da sua folha de pagamentos.

Este tipo de fornecimento de dinheiro é liberado exclusivamente a um público-alvo diferente, que são os aposentados e pensionistas. Há os servidores públicos que tem o direito de solicitar o serviço, mas se forem demitidos em algum momento, arcarão com os valores como se fosse um empréstimo pessoal.

Se você precisar de um crédito consignado, saiba que é questão de conversar com o seu banco para saber a disponibilidade de valores. Neste diálogo serão apresentados os juros e a possibilidade de parcelamentos e o quanto será pago ao longo dos meses.

Artigos Relacionados
1 De 92

É importante, porém, você analisar previamente se realmente vale ou não a pena contratar o serviço em questão. A depender da quantia de parcelas, por mais que os juros sejam menores e os valores descontados ínfimos, acaba que você terá uma parte do seu salário descontada automaticamente todos os meses.

Quais os benefícios do crédito consignado?

Juros menores, valores descontados na folha de pagamento são inferiores aos demais empréstimos que existem. O valor solicitado leva pouco menos de 3 dias úteis para ser depositado, a depender pode cair no dia seguinte quando feito pelo app da Caixa Econômica.

A solicitação do crédito consignado é bem prática de ser feita tanto pelo banco quanto pelo aplicativo. Você deve considerar qual deles é o mais adequado a você, e se tiver dúvidas pode tirá-las pessoalmente com o gerente do banco.

Qual a diferença entre crédito consignado e empréstimo pessoal?

O crédito consignado conta com taxas de juros bem menores, o valor das parcelas são inferiores e há possibilidade de ter um número maior no parcelamento. Ou seja, pode-se fazer em 52x ou 72x. No pessoal, não existem tantas possibilidades como as mencionadas, pois quanto mais for parcelado, maiores serão os juros.

É um dos maiores motivos pelos quais as pessoas não fazem mais o empréstimo pessoal como antes. Não vale a pena, pois os gastos são tão altos que tendem a gerar complicações a curto e longo prazo.

Posso solicitar o crédito consignado mesmo estando negativado?

Em bancos como a Caixa Econômica em que você recebe o seu pagamento, sim, você consegue solicitar o seu crédito consignado mesmo negativado. Claro, serão feitas análises para verificar as possibilidades, mas praticamente boa parte dos negativados conseguem ter o empréstimo concretizado.

A Caixa e demais instituições não são tão rígidas com o crédito consignado, pois o desconto dos valores das parcelas acontece diretamente da folha de pagamento. Dessa forma, é garantido que o débito seja quitado sempre no dia estabelecido durante a contratação do serviço.

Deixe um comentário