Covid 19 é o principal motivo para a solicitação do auxílio-doença e já corresponde a 54% de 2020

1 40

O Covid 19 foi um dos maiores motivos para que as pessoas solicitassem o afastamento por incapacidade temporária, que seria o antigo auxílio-doença. Esse número cresceu de forma muito grande, chegando a 54% de aumento apenas no ano de 2020, e criando uma grande bola de neve no sistema do Brasil, hoje esse valor ultrapassou qualquer outra questão.

Covid 19 é o principal motivo para a solicitação do auxílio-doença e já corresponde a 54% de 2020
Fonte/Reprodução: original

Essa grande quantidade de solicitações, fez com que a doença fosse o terceiro maior motivo para a solicitação do benefício, ficando atrás apenas de problemas na coluna e no ombro no ano passado. Neste ano de 2021, a doença se tornou a mais solicitada em relação ao benefício, mostrando o grande crescimento da doença em nosso país.

Quais as principais causas de auxílio-doença do COVID 19 em 2021?

As solicitações para o auxílio-doença do Covid 19, se deve aos sintomas mais graves da doença. O que impossibilitou muitos trabalhadores de estarem cumprindo seus horários, pois é uma recuperação muito lenta e acaba tendo algumas sequelas dependendo do grau de infecção, obrigado ao governo, permitir esses benefícios, para o bem dos contribuintes.

Quais os direitos que pessoas com comprometimento laboral têm?

As pessoas com esse comprometimento podem ter 15 dias de atestado tendo o auxílio-doença, podendo chegar em até 60 dias, devido aos fatores da doença e sua lenta recuperação. Enquanto esse trabalhador está afastado de suas funções, ele não terá sua contribuição no INSS cortada. Ela seguirá efetivando a contribuição, até que essa pessoa possa voltar ao seu trabalho.

Em alguns casos as sequelas são irreversíveis, obrigando o contribuinte a solicitar a aposentadoria por invalidez, que por sua vez é o desligamento total de suas funções trabalhistas, sendo assegurado com um valor mensal para se manter. Tendo perícias em determinado tempo, para checar se esse indivíduo não conseguiu se recuperar das questões relacionadas ao Covid 19.

Isso mostra o tamanho da dimensão dessa doença, e o quão importante é trabalhar para conseguir diminuir os casos graves. Para que todos possam trabalhar e continuar contribuindo para a sociedade.

1 comentário
  1. […] Brasil vive uma das maiores crises financeiras hoje. Com a  chegada do vírus da Covid 19, muitas empresas e famílias ficaram sem o seu ganha pão, o que levou muitas pessoas a procurarem […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.