Existem diversas instituições financeiras em nosso país, dentre essas instituições, chama a atenção a cooperativa de crédito. Uma cooperativa de crédito é uma instituição financeira bastante especial, pois foge da tradicional financeira ou até mesmo de empresas mais modernas como as fintechs. Cooperativas também são bastante diferentes de bancos e instituições ainda mais tradicionais.
Mas o que é uma cooperativa de crédito? É exatamente isso que iremos conhecer em nosso artigo. Então nos acompanhe e aprenda tudo sobre essa modalidade de financeira!
O que é uma cooperativa de crédito?
Você já pensou em fazer parte de uma instituição financeira que tem diversos benefícios como: seguros, cartão de crédito, empréstimos e até mesmo investimentos, mas sem a necessidade de contratar como um cliente, sendo você mesmo um sócio? Bem, esse é exatamente o diferencial da cooperativa de crédito.
Uma cooperativa de crédito é uma reunião de pessoas que estão agrupadas com o objetivo de se protegerem ou prestarem serviços financeiros umas às outras. Dentro desse contexto, uma cooperativa de crédito pode assumir diversos serviços de crédito como o próprio cartão de crédito, alguns seguros, e até mesmo algumas associações com algumas entidades comerciais visando descontos e promoções exclusivas.
Algumas dessas cooperativas oferecem até mesmo empréstimos e serviços financeiros altamente personalizáveis.
Como funciona uma cooperativa de crédito?
Uma cooperativa de crédito é uma associação entre um grupo de pessoas. A cooperativa deve se guiar segundo um norte bem definido, isso porque esse mesmo norte é compartilhado entre todos os cooperados, que se reúnem para o benefício financeiro de todos os envolvidos.
No caso da cooperativa, fica o aviso: a cooperativa funciona para dar para todos os seus “cooperados” os benefícios e o suporte financeiro necessário, dos mais variados tipos. Mas caso a cooperativa vá mal suas despesas e reveses financeiros são também compartilhados por todos os cooperados.
Sendo assim, toda cooperativa oferece também um risco, junto com toda a sua miríade de vantagens e benefícios.
Quais são os benefícios de se associar a uma cooperativa de crédito?
Estar cooperado em uma cooperativa de crédito oferece diversos tipos de benefícios. Alguns desses benefícios são realmente personalizados dentro de um certo contexto dado por aquela cooperativa em especial, já outros são praticamente generalizados e presentes na maior parte das cooperativas de crédito.
Seja como for, vamos conhecer mais sobre todos esses benefícios e quais as principais vantagens de ser um cooperado. Confira!
- Juros mais baixos e diferenciados: uma cooperativa de crédito não é uma organização que visa lucros, mas sim auxiliar mutuamente todos os seus cooperados. Por isso toda cooperativa se dá ao luxo de oferecer juros diferenciados e mais baixos;
- Sem tarifas: aqui a lógica segue inalterada. Por não ser uma instituição com fins lucrativos então a cooperativa também não pede taxas ou qualquer tarifa;
- Benefícios e resultados: a depender do tipo de investimento que sua cooperativa participe, você pode receber resultados de lucros e benefícios realmente interessantes.
Uma cooperativa de crédito quando montada de forma inteligente só tem benefícios para oferecer para a comunidade. Então considere participar de uma!
Quais são as principais diferenças entre uma cooperativa de crédito e um banco tradicional?
Diferente de uma cooperativa, um banco sempre tem fins lucrativos por trás dos benefícios que oferece. Já a cooperativa não. Você é um cooperado e está ali para auxiliar e ser auxiliado, os lucros podem até existir, mas são pontuais.
Se você procura por uma segurança financeira fugindo das grandes organizações, saiba que as cooperativas podem ser uma excelente saída!