Contrair empréstimo com desconhecidos oferece riscos conheça os principais

Contrair empréstimo com desconhecidos oferece riscos, conheça os principais

Contratar um empréstimo de dinheiro, muitas vezes, pode parecer a solução dos problemas financeiros para quem está passando por aperto ou sofrendo com dívida. No entanto, a solução pode se tornar um problema ainda maior se não for bem analisada antes de se tomar uma decisão. É preciso tomar cuidado para não se iludir com promessas de crédito fácil vindas de empresas de segurança duvidosa.

Contrair empréstimo com desconhecidos oferece riscos conheça os principais
Fonte/Reprodução: original

A situação financeira está difícil para muitos no Brasil, com o aumento absurdo do preço de itens básicos como alimentos e gasolina, e a insegurança gerada durante a pandemia de Covid-19, em que o desemprego bateu recorde e afligiu mais de 14 milhões de brasileiros, a contratação de um empréstimo pode aparecer como uma luz no fim do túnel, e “empresas” de crédito que praticam juros abusivos podem se aproveitar dessa fragilidade para saírem ganhando às custas dos clientes.

Quais complicações estes empréstimos podem nos oferecer?

Na ansiedade de resolver um problema financeiro, quitar uma dívida ou sair do aperto, o cliente pode acabar se tornando uma vítima fácil para empresas que se aproveitam dessa situação para saírem no lucro. 

Ao contratar um empréstimo com desconhecidos, a pessoa pode se submeter a juros altíssimos, que chegam até a serem abusivos, e se comprometer com uma dívida que vai levar anos para ser quitada.

Além disso, caso não seja capaz de cumprir com o pagamento da parcela do empréstimo, o cliente pode perder um imóvel que colocou como garantia, ou ser pego de surpresa com o resgate de um cheque sem data, e perder algum dinheiro que não estava destinado para o pagamento daquela conta.

Há ainda, os riscos de se tentar contratar um empréstimo pela internet, em sites desconhecidos e sem segurança, e acabar sendo vítima de golpe, pois não terá garantia de que a empresa irá cumprir com sua parte no contrato. 

Que tipo de exigência nos coloca em risco?

O cliente só deve contratar um empréstimo após ter total segurança no acordo que está fazendo, para isso deve estar atento a todas as exigências feitas pela empresa no momento da contratação. Leia a seguir como analisar os pontos principais para não correr riscos.

O primeiro passo é analisar as taxas de juros para saber quanto vai pagar no total do empréstimo, pois muitas vezes, com os juros, as empresas podem cobrar até o triplo do valor que foi emprestado. Caso perceba que as taxas de juros são abusivas, não faça esse empréstimo.

Segundamente, deve-se analisar se a parcela que se comprometeu a pagar não tem um valor mais alto do que 30% do seu salário, pois mais do que isso é se expor a um risco muito grande de não conseguir quitar a dívida, e transformar essa conta em mais uma bola de neve.

A terceira coisa é exigir formalização da empresa que está sendo contratada. Não faça acordo sem ter um contrato que exponha tudo o que foi decidido entre você e a empresa, e que você concorde com todos os pontos do contrato. 

Em quarto lugar, empresas de crédito não podem pedir um adiantamento, de qualquer valor que seja antes de prestarem o serviço de empréstimo. Empresas confiáveis não fazem esse tipo de prática, portanto, se lhe solicitarem um adiantamento, não aceite. 

Por último, sempre pesquise sobre a empresa com a qual deseja fazer acordo, seja uma empresa on-line ou não, na internet você sempre pode encontrar comentários e experiências de outros clientes, e saber se o que está fazendo é seguro.

O empréstimo pode, sim, ser uma solução a depender da situação, mas sempre deve ser feito com cautela e análise, sem se deixar levar pela ansiedade de resolver uma situação financeira, pois assim, é possível que seja ainda mais prejudicado.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *