Conta salário: é possível abrir pela internet?

0 4

Você já ouviu falar de contas de folha de pagamento? Caso contrário, este artigo é para você. Explicaremos o que é, para quem se destina e se é possível abrir uma conta de folha de pagamento na Internet.

Em primeiro lugar, é importante saber que a conta da folha de pagamento é aberta a pedido do empregador. Ou seja, foi o patrão quem fez o pedido ao banco. E essa conta, como o nome sugere, é usada para receber salários. É impossível receber pagamentos de outras fontes que não a empresa para a qual você trabalha.

Quem pode abrir uma conta salário?

Desde que a empresa tenha um acordo com o banco, qualquer trabalhador pode abrir uma conta salarial. Nesse ponto, é importante ressaltar que a empresa não precisa prestar tais contas aos funcionários. Se seu empregador não oferecer essa opção, você deve ter uma conta-corrente normal para receber seu salário.

Como faz?

O chefe é responsável por identificar os funcionários do banco. Mas você precisa ir até à instituição para preencher algum formulário. Algumas empresas podem incluir no arquivo os formulários que os funcionários devem preencher no recrutamento para evitar a ida ao banco.

No entanto, os trabalhadores não podem abrir contas salariais pela Internet. Como o pedido foi feito pelo patrão, muitas vezes é necessário ir à agência bancária.

Eu posso escolher o banco para abrir a conta salário?

Não. Como a empresa firmou contrato com o banco, coube à empresa escolher qual instituição financeira teria a conta salário do funcionário. No entanto, você só pode usar essa conta para receber pagamentos e transferi-los imediatamente para a conta-corrente do banco de sua escolha gratuitamente.

Tenho que pagar alguma tarifa ou anuidade?

Não! Essa é a principal vantagem da conta da folha de pagamento. Mesmo que não haja alteração, o banco não cobrará nenhuma taxa para abertura e manutenção de contas em folha de pagamento. Além disso, ele não pode cobrar as seguintes taxas:

Cartões de débito utilizados para saque de valor (exceto para reposição por perda, roubo ou dano);
Cinco retiradas para pagamento de salários;
Verifique seu saldo duas vezes por mês na caixa registradora ou no caixa eletrônico;
Dois relatórios por mês, contendo todas as transações da conta nos últimos 30 dias.
Também é possível enviar gratuitamente um pedido de transferência automática de salário para conta-corrente. Nesse caso, o valor transferido é o valor total. O banco tem 5 dias úteis para solicitar o registro de portabilidade.

Esse tipo de transferência costuma ser um pouco diferente do TED (Transferência Eletrônica Disponível) e do DOC, mais comuns em contas correntes. A principal diferença é que apenas o saldo total disponível é transferido, não parte do valor da conta. Se você quiser saber mais sobre o DOC e o TED, temos um vídeo especial explicando todas as diferenças.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.