A conta corrente é um tipo de conta bancária feita em uma instituição específica. Com ela, você terá a oportunidade de controlar o seu dinheiro, fazer transferências, pagar por suas contas, recarregar o seu celular e até mesmo investir. Venha conferir mais informações sobre essa modalidade de conta!
O que é uma conta corrente?
Você sabia que a conta corrente é um estilo mais simples de conta que te oferece uma variedade de funcionalidades? Com você consegue realizar suas operações a qualquer momento, sem qualquer burocracia e com poucos cliques.
Atualmente, ter uma conta corrente se tornou mais interessante, pois conseguimos cuidar das nossas finanças com precisão! Se você precisa saber quanto gastou no mês de outubro, por exemplo, basta abrir o aplicativo e solicitar pelo extrato.
Assim, você terá em suas mãos os seus gastos mensais sem ter a necessidade de passar em um caixa eletrônico para isso.
Como funciona uma conta corrente?
Em uma conta corrente, você encontrará das funções mais básicas às mais robustas — investimentos, financiamentos e empréstimos. Assim como em contas poupança, com a conta corrente você pode efetuar o pagamento de suas faturas pelo celular, solicitar pelo seu cartão de débito ou crédito, transferir valores por DOC, TED ou PIX e conferir tanto os extratos quanto o saldo.
Além disso, caso você tenha uma conta em instituições financeiras físicas, é muito possível que você consiga acessar facilmente o seu internet banking e navegar pelas ferramentas com mais propriedade. Você terá a segurança de que precisa para transferir e fazer pagamentos sempre que necessitar — e tudo com poucos cliques!
Quais são as vantagens de uma conta corrente?
Com a conta corrente, você pode contratar serviços específicos como o cheque-especial, solicitar por um empréstimo, fazer um financiamento ou investir no que você tiver interesse.
No caso das contas correntes digitais, um diferencial fundamental daquelas em agências físicas é a falta de taxas de manutenção — geralmente cobradas por bancos tradicionais — para mantê-las ativas.
Como posso abrir uma conta corrente?
Para abrir uma conta corrente, você precisa ter o mínimo de 18 anos e comprovar a sua renda (nem todos exigem esta informação). Não esqueça que se for abrir uma conta digital, é são exigidas uma foto do seu RG e uma selfie para identificá-lo.
Estas são medidas protetivas para manter a sua segurança e para o banco confirmar a sua identidade. Em seguida, você deve escolher o tipo de conta bancária que deseja usar no dia a dia, já que tendem a variar. Veja as opções:
- Conta simples: sem juros;
- Conta especial: limite na conta;
- Conjunta: feita para casais;
- Conta salário: você recebe o seu salário na conta;
- Conta poupança: serve como a famosa reserva;
- Conta universitária: modalidade indicada aos estudantes que estão em faculdades;
- Conta corrente: por fim, essa modalidade te oferece todos os benefícios para cuidar de suas finanças e é voltada para transações.
Agora que você sabe quais são os tipos de contas, escolha aquela que realmente combina com o que você precisa e usufrua dos seus benefícios!
Quais são as taxas associadas à conta corrente?
No caso de contas correntes feitas em bancos físicos, haverá a cobrança de taxas que podem variar entre R $13,20 e, em alguns bancos específicos, atingir cerca de R $79,90. Se você não tem o interesse de pagar por juros e quaisquer outros valores, é mais interessante escolher por bancos digitais.
Atualmente, encontramos facilmente inúmeros bancos online e cada um com as suas próprias especificidades! Você deve procurar sempre pelo melhor a você e que atenderá todas as suas necessidades para o dia a dia.