A consulta do CPF pode ser uma coisa muito útil para entender melhor quais e que tipos de informações estão associadas ao seu cadastro de pessoa física. Além de ser um mecanismo de segurança para o cidadão, a consulta também ajuda a saber se existem pendências de qualquer natureza em seu nome.
A questão é que muita gente não sabe como fazer essa consulta ou mesmo não entende sua importância. Portanto, conheça algumas informações que vão te ajudar na hora de acionar os mecanismos virtuais de consulta de CPF, ou mesmo esclarecer melhor como isso funciona. Acompanhe!
O que é e para que serve a consulta do CPF?
A consulta do CPF é um serviço pelo qual você consegue ter acesso às informações cadastrais associadas ao seu registro de pessoa física. Se você tem ou já teve dívidas, se você já esteve associado a uma ação judicial, ou se tem alguma empresa em seu nome, por exemplo, são algumas situações em que é importante fazer a consulta do CPF.
Mesmo para quem não está enquadrado em alguma dessas situações, é interessante fazer a consulta do CPF eventualmente, pois ela pode revelar, por exemplo, se o seu nome está sendo indevidamente usado sem você ter conhecimento disso. Em outras palavras, a consulta também contribui para a segurança do cadastro do cidadão.

Mas, geralmente, as consultas de CPF são realizadas com mais frequência para averiguar se existem dívidas em aberto no nome do consultante, ou seja, se ele está com o “nome sujo”. Esse cenário é mais comum porque muitas empresas fazem esse tipo de consulta antes de conceder crédito ou algum outro serviço para um cliente. Caso ele já tenha dívidas, o crédito costuma ser negado.
Quais informações podem ser vistas com Consulta do CPF?
Muitas informações podem ser acessadas ao se fazer uma consulta de CPF. Além da situação sobre dívidas em aberto, também é possível, por exemplo, verificar seu cadastro junto à Receita Federal, consultar sua Exposição Pública (no caso de políticos), checar as possíveis ações judiciais relacionadas ao seu CPF, ver o score de crédito nos órgãos de proteção, entre outras coisas.
Como realizar consulta do CPF pela internet?
Existem mecanismos online disponibilizados por diferentes plataformas para se fazer a consulta de um CPF, seja o seu próprio ou o de terceiros. Basta fazer uma rápida pesquisa nos buscadores de sites online para encontrar diferentes páginas que disponibilizam o sistema.
Alguns órgãos públicos, inclusive, também contam com ferramentas que ajudam nesse sentido. A Receita Federal, por exemplo, disponibiliza o serviço para acessar os dados cadastrais dos cidadãos junto ao órgão. Para usar o serviço, basta entrar no portal e informar CPF e data de nascimento. Um comprovante será exibido com suas informações cadastrais.

Outro serviço que pode ser acessado de maneira simples, é o oferecido pelo Serasa. O “VocêConsulta Pessoas” é uma ferramenta para verificar informações sobre a situação financeira da pessoa cujo CPF foi consultado. Essa prática é útil na hora de fechar negócio com alguém, por exemplo. Caso a pessoa tenha pendências financeiras, ou até participação em falências, você terá acesso a essas informações.
Basta pesquisar com calma que é possível encontrar outras ferramentas online. Não deixe de consultar seu CPF se faz tempo que você não faz isso. Também não esqueça que isso, além de trazer informações de cunho financeiro e jurídico, também é uma questão de segurança.