Uma empresa tem dentro de sua instituição diversos interesses, alguns conflitantes e nesse furacão de intrigas está o conselho de administração. O conselho de administração funciona como uma entidade pronta para defender e colocar a perspectiva da mesa de acionistas. São geralmente formado por indivíduos extremamente competentes e experientes, prontos para assumir diversas posições polêmicas e tentar ponderar duas perspectivas conflitantes.
O conselho de administração é realmente incrível. E se você quer conhecer mais sobre esse grupo de profissionais, nos acompanhe no artigo abaixo!
O que é o conselho de administração?
O conselho de administração é um grupo de profissionais experientes e com muita bagagem em administração de empresas que constitui um grupo responsável essencialmente por duas coisas:
- Garantir os interesses dos acionistas em uma empresa;
- Fiscalizar a diretoria da empresa.
Isso se dá porque não é raro que aconteça algum conflito de interesses entre acionistas e a própria diretoria da empresa. Sejam diretores da empresa, acionistas ou conselho de administração, todos estão prontos para lutar pela empresa, pelo seu crescimento e prosperidade comercial. A grande diferença é: como essa prosperidade comercial irá se dar?
Há diversos meios de uma empresa crescer, e cada um desses meios pode acabar sendo extremamente diferente um do outro. Por exemplo, há meios onde uma empresa vai crescer, porém esse meio é de resultados a longo prazo. Isso pode ser extremamente benéfico para o diretor de uma empresa, porém não é interessante para muitos acionistas.
É exatamente aí que entra o conselho de administração, como uma espécie de intermediador entre essas duas forças tentando lutar pelo equilíbrio. O conselho de administração quer ver a empresa crescer, mas também quer que a empresa tome rumos interessantes para os acionistas.
Quais são as suas responsabilidades?
O conselho de administração fica responsável não apenas por fiscalizar a diretoria e argumentar em favor dos acionistas, como comentamos, mas também para liberar uma série de dados e relatórios que são utilizados pelos acionistas para analisarem a situação da empresa.
Dentro de uma empresa o conselho de administração é são seus olhos, ouvidos e até mesmo boca para falar e argumentar a favor dos seus interesses.
Como é composto o conselho de administração?
O conselho de administração é eleito pelos sócios e acionistas. O critério é técnico, e são escolhidos na maior acuracidade possível pessoas que tem muita bagagem e experiência com gestão de empresas.

Geralmente esse grupo é composto por um número de 5 a 11 pessoas, variando de acordo com o porte da empresa.
Qual é a duração do mandato do conselho de administração?
A duração de um mandato do conselho de administração é de 3 anos, e é necessário fazer um rodízio de tempos em tempos de todos os seus membros. Assim tanto a diretoria quanto os próprios acionistas não têm do que reclamar.
Quais são os critérios para seleção dos membros do conselho de administração?
O principal critério para escolher os membros do conselho de administração é o seu aspecto técnico. Todos os membros devem ser extremamente competentes, geralmente são procurados membros com uma alta qualidade e experiência em gestão de empresas e que tragam uma perspectiva interessante sobre aquele modelo de negócios.

Claro, é importantíssimo também que o conselho de administração esteja intelectualmente comprometido com os valores da empresa e com os valores dos acionistas, para que assim toda essa harmonia e equilíbrio entre os poderes da empresa estejam de acordo e convivendo pacificamente.