Conheça o novo golpe do PIX e saiba como se proteger!

Conheça o novo golpe do PIX e saiba como se proteger!

Desde o início dos serviços PIX no Brasil, o método de pagamento instantâneo vem sendo um dos principais alvos de fraudadores para realização de golpes. Agora, um novo golpe está se tornando muito comum. Os fraudadores conseguem criar faturas e contas semelhantes às de empresas e enviam a fornecedores de serviços e clientes. 

Para não sofrer nas mãos de fraudadores no novo golpe do PIX, é necessário redobrar a atenção antes de realizar pagamentos para empresas. Um dos atos que podem ser cruciais é a análise do CNPJ da empresa antes de realizar qualquer pagamento por PIX

Como funciona esse novo golpe do PIX?

O novo golpe do PIX consiste na criação de faturas e também contas falsas. É comum que os criminosos se passem por empresas, como de telefonias, e ofereçam serviços adicionais ou enviem contas para serem pagas através do PIX.

Conheça o novo golpe do PIX e saiba como se proteger!
Fonte/Reprodução: original

Um novo detalhe é que agora eles utilizam até o QR Code como uma das opções de pagamento. Essa nova opção de pagamento é uma das preferidas dos cibercriminosos, pois oferecem descontos para quem utilizar este método. 

O documento da falsa cobrança é emitido até mesmo com numeração e código de barras. E para que mais pessoas caiam no golpe, os fraudadores criam disfarces para o e-mail para se parecer ainda mais com o de uma empresa.

O que fazer para se prevenir desses golpes?

Para se prevenir do novo golpe do PIX é necessário redobrar a atenção aos detalhes. Quando algo suspeito chega por e-mail, é indicado prestar atenção ao destinatário, alguns e-mails podem utilizar máscaras, mas muitos também não utilizam e são enviados de endereços genéricos.

O que se deve observar nas faturas falsas é o fato de não existir informação do nome do cliente, há apenas o código do assinante, um número que não é decorado por quase ninguém. A identificação do cliente também difere na mensagem e na fatura

O código de barras também pode dizer muito, contas de telefonia, energia e gás costumam começar com o número 8 em seu código. Agora, para promoção de empresas que oferecem séries e filmes, as pessoas devem sempre conferir a veracidade da promoção através de sites oficiais dessas empresas. 

Por fim, é indicado conferir sempre bem o nome do destinatário do documento. Não é comum empresas utilizarem nomes pessoais em suas faturas, apenas os nomes das empresas. Criminosos costumam utilizar nomes de laranjas em seus documentos, por isso é preciso atenção.

Onde denunciar?

Para quem já sofreu com o novo golpe do PIX, o ato mais indicado até o momento é se fazer um boletim de ocorrência. Para isso, é necessário apresentar as mensagens com o fraudador e os dados utilizados na transferência do PIX. 

Agora, para quem deparou com algo suspeito, em sua caixa de e-mail, com o uso do nome de alguma empresa, é possível entrar em contato com a própria companhia para realizar a denúncia de possível golpe. Opte sempre pelos canais oficiais disponibilizados pela empresa e nunca responda ou clique nos links do e-mail suspeito. 

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
O cartão Mastercard Platinum é um dos mais completos do Brasil. Confira os benefícios e veja se ele é uma opção para seu perfil!...
Descubra os 7 passos para implantar o que é Customer Success na sua empresa, a melhor estratégia de vendas e atendimento focadas na satisfação...
Será que o cartão de crédito Digio é uma boa opção para você? Confira agora a avaliação completa sobre ele....

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também

Categorias Populares

Calculadora

Geradores

Bancos

Documento

Bitcoin

Tecnologia

Beneficios

Governo