Conheça as 35 novas empresas chinesas onde cada uma vale 1 Bilhão

Conheça as 35 novas empresas chinesas onde cada uma vale 1 Bilhão

Uma das situações mais comuns quando se está em uma loja qualquer é aquela típica frase na parte de trás da embalagem “made in China” (produzido na China), porque a China se tornou hoje uma grande potência industrial e abriga grandes polos industriais de diversas empresas tanto chinesas quanto de outros países.

Exatamente devido a este avanço econômico na industrialização e também com a maior população do mundo, a China é lar de várias empresas que valem quantias absurdas. Saiba quais são as 35 empresas chinesas que separadamente valem 1 bilhão. 

Como a China tem se sobressaído?

Interessante de se analisar como um país que enfrentou tantos problemas econômicos e sociais se tornou basicamente o segundo país mais poderoso do mundo, tanto em termos militares quanto econômicos. Invadida pelos japoneses antes e durante a Segunda Guerra Mundial e, após o maior conflito da história da humanidade, o país foi palco de uma guerra civil entre nacionalistas e comunistas.

Porém, por meio de sua ascensão econômica, a China tem investido nas mais diversas áreas e criou um cenário propício para grandes empresas em seus territórios. Não é à toa que o governo chinês tem planos para se tornar potência hegemônica até 2050, superando os Estados Unidos. 

Por meio de um cenário agradável para o início de empresas e promissor para negócios e com restrições governamentais em relação às grandes empresas de tecnologia (big tech) estrangeiras no mercado, empresas da própria China se viram em uma situação favorável para seu crescimento, por meio da inovação e do grande mercado chinês. 

Um exemplo de crescimento acentuado é a gigante da tecnologia Xiaomi que, apesar de, no começo, não ter tido uma boa experiência no mercado brasileiro, logo conseguiu um espaço considerável tanto no Brasil quanto em outros países.  

As áreas de atuação da China são diversas, variando desde tecnologia de inteligência artificial, saúde, robótica até indústria automobilística. 

Quais empresas têm despontado?

Como citado anteriormente, 35 empresas chinesas ingressaram na lista dos mais novos unicórnios (startups que valem mais de 1 bilhão de dólares). Lista essa conduzida anualmente pela Startup Genome, conforme o relatório da Genome, cinco regiões da China ficaram entre os 36 primeiros da lista: Hong Kong, Pequim, Xangai, Hanzhou e Shenzhen. 

Estas grandes corporações pertencem a diversas áreas: saúde, tecnologia, automobilística, sendo, de fato, um grande leque de categorias. 

Automobilismo e mobilidade urbana

Zeekr: nova empresa de automóveis fundada pela Geely (proprietária da Volvo) neste ano, justamente com o objetivo de atender a cada vez maior demanda de carros elétricos premium e, sem dúvida alguma, uma possível rival da Tesla no mercado internacional. 

T3 Mobile Travel Services: trata-se de uma companhia que oferta serviços de carona por meio de carros elétricos. É uma firma resultada de uma ação conjunta entre Changan Automobile, Dongfong Motor e a FAW Group, as três principais montadoras da China. 

Inceptio: também formada por meio de uma parceria entre grandes corporações (NIO, Global Logistic Properties e a G7 Networks), a Inceptio é responsável por desenvolver caminhões para o oferecimento de serviços de transporte. 

Deep Route: empresa focada na condução inteligente fundada em 2019 tem como principal foco o desenvolvimento de táxis robôs e direção autônoma. A nova tecnologia empregada pela empresa foi utilizada para distribuir testes de COVID-19 por toda a China. Inovação é basicamente um sinônimo para Deep Route. 

Área da saúde

BioMap: deu início a suas atividades em 2020, a BioMap tem desenvolvido pesquisas de medicamentos, diagnósticos e outros produtos relacionados à medicina, por meio da tecnologia com algoritmos matemáticos. 

Mei Wei Dental Group: relacionado à área odontológica, a Mei Wei administra clínicas desde 2015. Trata-se de mais uma grande companhia chinesa com uma larga atividade em seu país e também utiliza da tecnologia para inovação de suas atividades, como gerenciamento de serviços médicos e análise de informações.

Boan Biotech: empresa desenvolvedora de produtos relativos à oncologia, sistema nervoso, combate à diabete e outras doenças. A Boan Biotech atua desde 2013. 

Berry Oncology: criadora de tecnologias que tem como objetivo a prevenção do câncer e também diagnóstico de diferentes tumores. 

Meditrust: trata-se de uma plataforma que visa o pagamento de farmácias e pagamento de custos médicos. Fundada em 2017 com envolvimento da Alibaba, Ant Financial, Alipay e Ant Group.

Abogen Biosciences: organização de biotecnologia destinada ao desenvolvimento de RNA à base de ácido nucleico e terapia genética. Fundada desde 2012. Neste ano, a empresa recebeu um investimento considerável de US$ 700 milhões na produção das vacinas contra a COVID-19. 

Alimentos e varejo

KaYou110: empresa de animação fundada em 2018. Ela atua na produção de brinquedos, desenvolvimento de jogos e venda de produtos infantis na China. 

Taier Sauerkraut Fish: é uma rede de restaurantes focados na comida tradicional chinesa e extremamente conhecida pelo seu sauerkraut fish (chucrute de peixe). 

Forty Nine Union: distribuidora de bebidas alcóolicas e chás também baseada na cultura chinesa e funciona desde 2015.

HAYDON: empresa de cosméticos de luxo europeus e americanos. A marca possui atualmente lojas em Shenzhen, Wuhan e Guangzhou. 

Peak Sport Products: focada na produção de produtos esportivos e outros acessórios desde 1989. Em 2020, a empresa foi a escolhida para o oferecimento de uniformes ao time brasileiro nas olimpíadas de Tóquio.  

A1 Food: fundada em 2016, trata-se de uma marca de alimentos, como castanha e doces.

PatPat: vendedora de produtos para recém-nascidos desde 2014.

Cider: plataforma de comércio focado em moda direta ao consumidor (DTC) e fundada em 2020. 

Semicondutores

RongSemi: produtora de semicondutores e com atividades iniciadas em abril deste ano. Seu leque de fabricação inclui chips. 

CanSemi: empresa fabricante de semicondutores, contando com chips e microprocessadores focados para eletrônica automotiva, 5G, controle industrial e Internet das Coisas. 

Serviços

Advance.Ai: fornecedora de produtos à base de inteligência artificial, como verificação de identidade digital e para setores bancários. Iniciou suas atividades em 2016 e sua sede é em Singapura, no sudeste asiático. 

E-Sign: oferecimento de serviços como assinatura eletrônica, armazenamento de documentos digitais, contrato digital, etc. Fundada em 2002. 

XTransfer: responsável por serviços de transações monetárias. 

ZongTeng Group: fornecedora de serviços envolvendo infraestrutura de comércio eletrônico. Também administra negócios de comércio eletrônico e exportação. Ela também tem armazéns nos EUA, Reino Unido, Europa e na Austrália. 

PingCap: fornecedora de dados banco de dados, em nuvem e soluções de armazenamento e análise de dados. A empresa foi fundada em 2015.

Há também a Cloudwise fundada em 2009 e com serviços relativos a auxílios a empresas, por meio de inteligência artificial e a Neocrm (Xiaoshouyi) estabelecida em 2011 e oferece serviços de relacionamento com o cliente (CRM). 

 

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
O cartão Mastercard Platinum é um dos mais completos do Brasil. Confira os benefícios e veja se ele é uma opção para seu perfil!...
Descubra os 7 passos para implantar o que é Customer Success na sua empresa, a melhor estratégia de vendas e atendimento focadas na satisfação...
Será que o cartão de crédito Digio é uma boa opção para você? Confira agora a avaliação completa sobre ele....

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também

Categorias Populares

Calculadora

Geradores

Bancos

Documento

Bitcoin

Tecnologia

Beneficios

Governo