Empréstimo consignado INSS é um tipo de empréstimo muito comum no Brasil e que se diferencia das outras modalidades pelo modo como é cobrado. Ele é considerado um dos tipos de concessão de crédito menos arriscados do mercado. Conheça um pouco mais sobre ele e como funciona na prática.
O que significa empréstimo consignado INSS
O empréstimo consignado INSS é uma modalidade de crédito oferecida por bancos e outras instituições financeiras. Nesse tipo de empréstimo a mensalidade é cobrada diretamente do benefício do INSS recebido pelo contribuinte. Ou seja, o valor da mensalidade é debitado automaticamente do dinheiro do benefício previdenciário de quem contratou o empréstimo.
O que é INSS?
O INSS é um setor do Governo Federal, um órgão, responsável por gerenciar e conceder benefícios previdenciários para os contribuintes com direito a eles. Vários tipos de benefícios podem ser acessados no INSS, como seguro desemprego, auxílio-doença ou incapacidade, diferentes tipos de aposentadorias, entre outras coisas.
Quem tem direito ao INSS?
Tem direito aos benefícios do INSS todos aqueles que contribuem regularmente para o instituto ou que já contribuíram em algum momento da vida. Todo trabalhador que exerce atividade regulamentada (com carteira assinada) é contribuinte. Além disso, também é possível fazer o recolhimento mensal do INSS de maneira autônoma, sem possuir vínculo empregatício formal. Dessa forma, também é possível acessar os benefícios do INSS.
Como conseguir empréstimo consignado do INSS?
Para fazer efetivamente um empréstimo consignado INSS, basta ir a uma instituição financeira que oferece esse produto e negociar os termos do contrato. É importante pesquisar bem em todos os bancos possíveis quais são as taxas de juros de cada um. Essa prática é interessante para evitar pagar valores muito altos.
Vantagens desta modalidade de empréstimo
A principal vantagem dessa forma de empréstimo é que suas mensalidades são descontadas automaticamente da folha salarial ou do benefício do INSS de quem o contratou. Isso garante que não haja esquecimentos ou atrasos na hora de pagar as parcelas. Além disso, as taxas de juros desse tipo de empréstimo estão entre as menores do mercado, o que também é uma grande vantagem.
Quem pode solicitar o empréstimo consignado?
Podem contratar o empréstimo consignado trabalhadores formais (carteira assinada), pessoas aposentadas, servidores públicos, pensionistas do INSS e militares das forças armadas.
Empréstimo consignado ou cartão de crédito consignado: qual vale a pena?
O empréstimo consignado pode ser concedido como um crédito pessoal normal ou como um cartão de crédito consignado. No primeiro caso, o dinheiro requerido na hora de pedir o empréstimo é concedido todo de uma vez, e o cliente deve quitá-lo em, no máximo, 84 parcelas.

Fonte/Reprodução: original.
No segundo caso, o banco concede um cartão de crédito para o cliente com o qual é possível fazer compras diversas. Na prática, ele funciona de uma forma muito parecida com os cartões de créditos convencionais, a diferença está na forma de pagar a fatura. Como o cartão é de crédito consignado, o valor da fatura é subtraído automaticamente do benefício do INSS.
Isso faz com que existam, na prática, duas opções de contratação de crédito consignado. A melhor escolha depende diretamente das condições e interesses do cliente. Se a ideia for obter todo o dinheiro de uma vez, por exemplo, então a melhor escolha é o empréstimo pessoal.