Organizar suas finanças pode não ser uma das tarefas mais agradáveis de se realizar, mas é fundamental ter uma habilidade como essa seja feita para ter uma vida financeira equilibrada e livre de dívidas.
Seja para gastos pessoais, para as despesas com os negócios ou para quitar dívidas acumuladas, saber planejar seu orçamento faz uma grande diferença no saldo mensal e anual.
Como começar a organizar sua vida financeira?
A fim de organizar suas finanças e ter sua vida financeira em dia, é necessário ter um bom conhecimento dos seus ganhos e gastos mensais.
Com base nesse conhecimento, torna-se descomplicado entender o que deve ser direcionado para pagamentos, o que pode ser poupado ou economizado. Busque sempre ter no papel ou em aplicativos de finanças, tudo que irá gastar e receber.
Até aqueles valores que parecem tão pequenos de insignificantes devem ser anotados e registrados a cada mês, para que nenhum item fique sem contabilização em seu orçamento.
Quais são os 5 passos para o controle financeiro?
O controle financeiro ideal deve se basear no planejamento orçamental. O primeiro passo para isso é designar tudo que é recebido ou retirado da conta para o pagamento de despesas. Após ter suas despesas estruturadas, comece a controlar gastos e estipular metas para o que se deseja economizar.
Uma boa dica para economizar gastos é estabelecer por categoria tudo que sairá da sua conta. Assim, ao ter uma meta estabelecida, a próxima etapa é organizar um plano financeiro que seja adequado para o seu perfil.
Por fim, busque fazer uma reserva de emergência para tentar se prevenir contra situações adversas. Ter um plano B nesses casos nunca é um cuidado dispensável. Já o último passo seria investir sempre que possível. Para isso, ter um controle financeiro é ideal na hora de separar uma quantia adequada para investir.
Dicas para organizar suas finanças
Existem diversas dicas e recomendações na hora de organizar suas finanças. Por isso, separamos três dicas fundamentais que podem te ajudar no seu controle financeiro pessoal ou profissional!
As letras A-R-O
O especialista em finanças, Alexandre Arci, traz essa dica para organizar suas finanças de forma fácil e simples. As letras designam, respectivamente, autoconhecimento, realizações e orçamento.
No autoconhecimento é necessário ter todas as suas despesas fixas ou não registradas, sendo gastos mensais ou anuais.
As despesas novas que surgirem devem ser anotadas. Já na parte de realizações, a pessoa precisa ter bem delimitado suas prioridades e o que é mais importante alcançar.
Por último, no orçamento se planeja quais serão os gastos calculados para obter as realizações estipuladas.
Livre-se das dívidas
Para ter uma boa organização das suas finanças, torna-se fundamental quitar suas dívidas antes de começar seu planejamento financeiro a longo prazo.
A cada dívida não quitada, as taxas e juros só aumentam, o que não facilita a redução de gastos e estabelecimentos de metas. Grande parte do seu ganho pode ser usado apenas para pagar dívidas com juros altos.
Procure seu banco para renegociar a dívida antes que a situação piore.
Use o cartão de crédito quando for necessário
O cartão de crédito pode ser de grande ajuda ao ser usado com prudência. Sabemos dos benefícios apresentados, mas utilizá-los a todo instante pode trazer prejuízos desnecessários.
O ideal é utilizar o cartão de crédito em situações de emergência para evitar comprar mais do que o decidido. Uma boa opção pode ser realizar compras à vista, no débito ou até no PIX.
Como organizar o salário do mês?
Para o salário do mês, recomenda-se separar por categorias as despesas fixas que serão gastas, e delimitar uma porcentagem de dinheiro específica para cada área estabelecida.
Por exemplo, delimite 15% do salário para ser gasto com lazer e saídas. Procure não ultrapassar esse limite para ter um controle melhor de suas finanças.
Também evite realizar gastos desnecessários, atenha-se às suas metas e limites de gastos.
Assim, para manter um controle adequado de suas finanças é necessário ter conhecimento prévio do que entrará e sairá da conta. Tudo deve ser registrado e aparecer no seu planejamento orçamental, para que seja mais simples alcançar suas metas financeiras e reduzir gastos.