Confira: aumento de 8,8% no preço do diesel

0 236

Neste artigo iremos falar sobre o diesel, que é nada mais nada menos do que um tipo de combustível, iremos explicar para que ele serve, quais os seus benefícios e abordar o porquê do aumento em seu preço e em que esse implicará na vida dos consumidores desse combustível, não só dos consumidores finais, mas também das distribuidoras.

Para que serve o diesel?

O diesel é um um óleo combustível à base de petróleo, que tem a função de abastecer veículos marítimos e rodoviários, por exemplo: os ônibus e automóveis com tração nas quatro rodas. 

Um adendo sobre o uso do diesel é que aqui no Brasil ele é proibido por lei de ser utilizado em carros de passeio, desde 1976. O seu uso ficou restrito apenas a ônibus e automóveis com tração, como foi citado acima, e isso inclui os crossovers, SUVs e picapes de média para cima.

Para que serve o diesel?
Diesel.
Fonte/Reprodução: original.

Outra informação importante sobre o diesel é que de acordo com pesquisas, esse combustível pode emitir gases cancerígenos, por isso não é recomendado se expor muito a esses gases.

Quais os benefícios do diesel?

O maior benefício do diesel é devido a sua densidade, pois por ela ser maior esse combustível produz um pouco mais de calor ao ser queimado, dessa forma o motor consome menos combustível para rodar a mesma quilometragem que veículos que usam outros combustíveis, como: gasolina ou até mesmo GNV. 

Quais os benefícios do diesel?
Benefícios do diesel.
Fonte/Reprodução: original.

Sendo assim esse é o único benefício desse combustível, o que não é pouco, pois quem não gosta de economizar, não é mesmo?

Por que houve o aumento de 8,8% no preço do diesel?

Segundo a Petrobras, essa alta no valor do diesel é devido a um aumento global do estoque de diesel, que por sua vez teve uma grande queda na produção enquanto a demanda continua com altos níveis, sendo assim o desequilíbrio tem como resultado a alta dos preços.

Quanto custará o diesel para as distribuidoras?

Devido à atual condição, os preços do diesel sofreram alterações na compra direta do fornecedor, pois a solução de 10% de biodiesel em cada 90% do diesel terá custo de R $4,42 direto da distribuidora, representando uma alta de R $0,36 por litro.

E para os clientes?

Dessa forma, o custo do combustível por litro para o cliente que antes era de R $4,51 irá passar para R $4,91 o que representa uma alta de R $0,40.

Como está a produção do diesel nas refinarias da Petrobras?

Segundo a empresa, suas refinarias estão funcionando com excedente máximo de refino no país, de forma que não existe a possibilidade de que ela possa suprir a necessidade do país, sendo assim 30% do diesel consumido no Brasil é proveniente de refinarias estrangeiras ou de outros refinadores, por isso manter os preços equilibrados é mais do que necessário para manter a demanda e adequar o suprimento.

Nesse documento conseguimos trazer para você algumas informações sobre a alta do diesel, o que esse aumento representa, como ele vai chegar no seu bolso, quanto ele tá custando para o seu fornecedor, o por que ele acontece e quais as medidas estão sendo tomadas para lidar com ele.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

DMCA.com Protection Status