confira a lista de todos os países francófonos do mundo e suas capitais

Confira a lista de todos os países francófonos do mundo e suas capitais

Hoje iremos conhecer todos os países francófonos do mundo! Afinal, em um mundo com milhares de língua o francês é a quinta língua mais falada em todo globo terrestre. Então não é de se espantar que a lista de países francófonos seja realmente imensa. Vamos conhecer quais são esses países, suas características e o que garantiram ter o francês como sua língua. Confira!

Países francófonos os países que falam francês

Quando falamos de todos os países francófonos estamos falando essencialmente dos países que adotaram a língua francesa, se não oficialmente, ao menos culturalmente. Esses são os países onde a língua é amplamente falada em seu território. Existem várias causas para que todos os países francófonos existam. A principal delas é talvez um motivo de não muito orgulho por parte da França, sua política explorativa e colonizadora durante séculos.

Mas ainda assim, é parte da história, parte tão importante da história que acabou gerando todos os países francófonos. A presença da Francá em diversos países ao redor do mundo é um resultado do tamanho do país que a própria França assumiu em séculos passados, sendo, por diversos motivos, chamada de centro do mundo junto com outras nações como a Inglaterra, Portugal e Espanha.

Hoje, de fato, a França tem muito menos do prestígio de outrora, mas ainda assim figura entre um dos principais países que existem.

Países de língua francesa da américa

Muitos podem imaginar que dos países do mundo todos os francófonos estão agrupados na Europa, mas isso não é verdade! Até mesmo muito longe da Europa, aqui na América, temos o Canadá que é um legítimo país francófono que tem o francês como língua oficial e é falada por cerca de 20% da população de todo o país, o que faz um grande país francófono desse país e um dos 10 países que falam francês mais visitados.

Quais são os países de língua francesa mais ricos?

O grupo G20 que reúne os 20 países mais ricos do mundo conta com a presença do Canadá e da França, que são dois países de todos os países francófonos mais ricos. A França, em grande parte deve a existência de todos os países francófonos a sua riqueza, importância e influencia antiga que acabou entregando todo o poder ao país que resultou na existência de todos os países francófonos.

Se hoje existem todos os países francófonos é porque a própria França foi um país muito rico, poderoso e influente outrora.

Qual as características da língua francesa?

A língua francesa, falada por todos os países francófonos, é uma língua românica ou também chamada de língua latina. É uma língua que se origina do latim antigo e românico e foi falado por diversos países, mas claro, com foco na França, durante e ao longo dos séculos. É uma língua realmente influente na literatura, com nomes importantíssimos como Proust, Rimbaud, Baidelaire entre outros nomes.

Assim como os países que falam inglês, todos os países francófonos podem por vezes apresentar dialetos específicos e modos de se falar francês que são particulares de algumas regiões e etnias. O francês é constantemente associado a uma língua poética, com grande valor para a literatura, uma língua para amantes e pessoas apaixonadas. Essas associações não são por acaso, o francês tem diversas características linguísticas que lhe dão esses traços.

Quais os principais países que falam a língua francesa?

De todos os países francófonos, dos que falam francês, com certeza o mais proeminente é a própria França. Mesmo, como já foi comentado em tópicos anteriores, a França não tendo nem de perto o prestígio de outrora, o país ainda é um dos grandes países, carregando o seu status não somente no setor político, mas também no setor cultural. Quem ainda não sonha com as luzes de Paris? Com seus perfumes, culinária entre outros.

Tudo isso são conceitos fortemente associados à França e é o que geralmente faz parte do imaginário geral a respeito da França, e ele ainda é um dos países mais influentes do mundo. Seguindo a França temos o Canadá, já citado, um dos países mais respeitados e considerados do mundo, inclusive pelos brasileiros. A Bélgica também é um país que utiliza a língua francesa e também é bem conhecido entre todos os países francófonos.

Vale a pena aprender francês?

E se você se pergunta qual a importância de aprender francês, saiba que é muita! Especialmente entre os brasileiros. Muitos dos principais escritores brasileiros começaram suas vidas aprendendo francês, entre os nomes podemos destacar Machado de Assis, por exemplo. O francês é uma língua muito importante para praticamente todas as línguas nativas.

Conheça todos os países que falam a língua francesa, seus continentes e capitais!

Vamos agora conhecer todos os países francófonos, suas capitais e em que continente estão localizados. Confira nossa lista completa! 

PaísCapitalContinente
BélgicaBruxelasEuropa
BenimPorto NovoÁfrica
Burquina FasoUagaduguÁfrica
BurúndiBujumburaÁfrica
CamarõesIaundéÁfrica
CanadáOtavaAmérica
ChadeJamenaÁfrica
ComoresMoroniÁfrica
Congo-BrazzavilleBrazavileÁfrica
Costa do MarfimIamussucroÁfrica
FrançaParisEuropa
GabãoLibrevilleÁfrica
Guiné ConacriÁfrica
Guiné Equatorial MalaboÁfrica
Haiti Porto PríncipeAmérica
JibutiJibutiÁfrica
Luxemburgo LuxemburgoEuropa
Madagáscar AntananarivoÁfrica
Mali BamacoÁfrica
Mónaco MónacoEuropa
NígerNiameiÁfrica
República Centro-Africana BanguiÁfrica
República Democrática do Congo QuinxassaÁfrica
Ruanda QuigaliÁfrica
SeichelesVitóriaÁfrica
Senegal DacarÁfrica
SuíçaBernaEuropa
Togo LoméÁfrica
Vanuatu Porto VilaOceania

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *