Confira: 6 dicas para apresentar TCC

Confira: 6 dicas para apresentar TCC
Confira: 6 dicas para apresentar TCC

Encerrando o seu primeiro ciclo acadêmico? Preocupado com a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (conhecido como TCC)? Confira algumas dicas para apresentar o seu TCC de maneira eficiente e sem sofrimento!

O que fazer antes de apresentar o TCC?

Apesar de a apresentação ser um exercício, em grande parte, mental e emocional é importante manter o corpo são também. Afinal, “Mens sana in corpore sano” (“Mente sã em um corpo são”).

Alongar-se, hidratar-se e até mesmo meditação antes da apresentação podem ajudar a manter a calma e melhorar o seu foco para a apresentação.

O que falar em uma apresentação de TCC?

Obviamente, você falará sobre a sua pesquisa, como ela foi realizada e quais resultados você obteve através dela. Porém, no entanto, jogar todas as informações sobre a apresentação de maneira desordenada pode acabar desorientando quem está assistindo a apresentação.

Para melhorar a apresentação, é importante seguir um roteiro para facilitar a sua apresentação e, também, a compreensão dos seus ouvintes e da banca.

Apresentação

Uma das maiores dificuldades encontradas por quem irá apresentar seu TCC é o ponto de partida. Para dar início a sua apresentação, procure começar agradecendo ao(s) orientador(es), à banca examinadora e, caso assim queira, aos que foram importantes de alguma forma durante a composição do trabalho.

Iniciar formalmente sua apresentação poderá ajudar a quebrar a tensão que surge nos momentos anteriores ao início da apresentação.

A introdução

É importante salientar que o objetivo da sua pesquisa precisa estar claro não só para a banca examinadora, bem como para os ouvintes da sua apresentação.

Justifique a escolha do seu tema, o que te levou a torná-lo sua escolha, sem esquecer de realizar uma síntese tanto do assunto quanto os resultados almejados pela pesquisa.

Desenvolvendo o conteúdo

Na etapa de explicar o desenvolvimento do seu trabalho é necessário mostrar como a sua pesquisa foi desenvolvida, qual a metodologia que foi utilizada, e as etapas que estabeleceram cada parte do estudo realizado, além de, claro, mostrar quais foram as perspectivas teóricas e autores em que você se baseou.

Mostrando resultados

Após a explicação de como se deu a pesquisa, é importante revelar quais foram os resultados encontrados e por que a sua pesquisa foi um êxito! Não se esqueça, é importante mostrar o passo a passo que levou ao resultado para que todos os que estiverem assistindo a sua apresentação sejam capazes de compreender.

6 dicas para apresentar TCC

Algumas pequenas atitudes podem ir muito longe para te ajudar durante a apresentação, ou se preparar para ela. Separamos 6 dicas que podem facilitar, e muito, esse processo para você.

Assista a outras apresentações

Antes de realizar a sua apresentação, é interessante assistir outras apresentações de TCC para criar uma familiaridade com a situação, e compreenda melhor as etapas do processo.

Além disso, assistir outras apresentações podem acabar por te ajudar a planejar melhor a sua própria apresentação!

Organize o cronograma

Durante a realização do TCC, não apenas a apresentação, é imprescindível que a pesquisa — e as metas, e prazos que a acompanham — sejam incluídos no seu cronograma.

Organize o cronograma
Tenha um cronograma para apresentação do TCC.
Fonte/Reprodução: original.

Quando a pesquisa está presente, também, na sua rotina é possível utilizar a apresentação para explicar melhor sobre o seu processo enquanto pesquisador(a) e auxiliar a banca examinadora e orientadores sobre as eventuais dúvidas que  eles podem ter tido durante a leitura do trabalho.

Vale utilizar de recursos visuais como gráficos, ilustrações e até fotos para facilitar a apresentação.

Use slides

A principal função dos slides, em qualquer apresentação, é tornar o conteúdo da pesquisa mais fácil de visualizar. Ou seja, evite colocar textos nos slides para evitar se prender neles e tornar a apresentação mais cansativa.

Não há um limite de slides, tanto mínimo quanto máximo, mas é ideal planejar a quantidade de slides pensando no tempo gasto para a apresentação. Por exemplo, se sua apresentação irá durar 30 minutos, tente produzir 30 slides e gastar cerca de um minuto em cada para explicá-los.

Ensaie a sua apresentação

Ensaiar a sua apresentação é importante para verificar quais podem ser os seus erros e como corrigi-los e tornar a sua apresentação mais eficiente e compreensível tanto para a banca examinadora quanto para os ouvintes.

Mantenha o cuidado com a fala

A ansiedade pode estar presente nesse momento, já que é o momento de encerrar um ciclo e isso pode sim ser estressante e acabar tendo efeitos na nossa fala.

Mantenha o cuidado com a fala
Cuidados com apresentação de TCC.
Fonte/Reprodução: original.

Uma das vantagens do ensaio é já ter noção do que será dito e mostrado, e serve para trabalhar melhor a sua fala evitando que você fale rápido demais ou deixe detalhes de fora, afinal, o encerramento deste seu ciclo acadêmico é muito importante.

Tenha confiança

Ter domínio sobre o assunto pode te trazer mais confiança durante a apresentação, levar a explicar a sua apresentação de maneira mais clara, e recorde-se de que teve um professor lhe orientando durante todo o processo!

Como montar um roteiro de apresentação?

Formar um roteiro de TCC é uma ótima estratégia para se organizar, para evitar a timidez na hora da apresentação.

Não torne o seu roteiro uma decoreba, algo que você apenas leu e agora sabe recitar! Tenha em mente a forma como você gostaria de apresentar, o que irá apresentar e como pode tornar essa apresentação o mais compreensível possível para todos que irão assisti-la.

Dicas para montar um roteiro

No roteiro, planeje o tempo que sua apresentação levará (para não acabar cedo demais, ou se estender além dele), e evite decorá-lo, mas busque entender a lógica por trás do que você irá apresentar!

Busque realizar o roteiro de maneira cronológica com a ordem dos fatos que serão apresentados para a banca examinadora.

Como apresentar um TCC online?

Com a questão da pandemia do Covid-19, surgiram algumas etapas extras para a preparação da apresentação do TCC, já que muitos formandos irão realizar esta apresentação de maneira virtual.

Compartilhe o link com os envolvidos

Além de, claro, enviar o link da plataforma em que irá realizar a apresentação é importante que alguns cuidados sejam tomados para evitar constrangimentos ou momentos que possam tirar a sua concentração.

Para evitar os constrangimentos, envie o link com antecedência para todos os que irão assistir à apresentação — isso inclui, claro, a banca examinadora e orientador(es) — e restrinja o acesso para esse público apenas.

Já para evitar desconcentrar-se, é importante que os demais convidados entrem antes do horário estipulado para que a entrada constante de pessoas não acabe por te distrair.

Cenário da apresentação

É importante que o cenário em que será realizada a apresentação do TCC seja propício para tal, ou seja: um ambiente sem barulhos e sem muitos elementos visuais que possam chamar mais a atenção dos ouvintes do que a sua própria apresentação.

Além disso, muitos elementos (sonoros e visuais) podem acabar por distrair você da sua própria apresentação, e torná-la menos proveitosa do que você gostaria.

Câmera

Já que a banca examinadora, e os ouvintes da sua apresentação, não estarão lhe vendo pessoalmente é importante que a câmera esteja enquadrada de maneira que possam te ver corretamente e sem problemas.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
O que é a Amazon Ads?

O que é a Amazon Ads?

A Amazon Advertising ou melhor, Amazon Ads como é mais conhecido, é o serviço de publicidade da empresa de mesmo nome e funciona de forma

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

Categorias Populares

Calculadora

Geradores

Bancos

Documento

Bitcoin

Tecnologia

Beneficios

Governo

DMCA.com Protection Status