Como utilizar o Canal Eletrônico do Investidor

0 128

O CEI – canal eletrônico para investidores – é um importante recurso que todo investidor da Bolsa de Valores brasileira pode acessar.

O site é prático e fácil de usar, coletando informações importantes sobre os ativos dos traders.

Além disso, ele também fornece relatórios atualizados, incluindo o número de ações, contratos, títulos e outros rendimentos.

Se você achar interessante e quiser saber mais sobre o CEI, siga e veja mais detalhes sobre o canal e saiba como acessá-lo e utilizá-lo.

O que é CEI (Canal Eletrônico do Investidor)?

A Bolsa de Valores Brasileira (B3) oferece aos investidores acesso ao CEI (Canal Eletrônico do Investidor). Este site contém dados sobre todos os aplicativos feitos por indivíduos registrados no B3.

O portal permite que pessoas que compram e vendem ativos em bolsas de valores façam investigações abrangentes sobre as transações realizadas com renda fixa ou renda variável.

Nenhum registro específico é necessário para acessar o site. Após o pedido de registro da instituição, o sistema irá gerar automaticamente uma senha de acesso para o investidor.

Ele receberá as informações por e-mail cadastrado em uma corretora ou gestor de investimentos, e a corretora ou gestora de investimentos atuará como intermediária entre o investidor e o B3.

Para que serve o CEI?

A principal função do canal é integrar dados sobre transações pessoais, fornecendo assim informações importantes sobre o seu patrimônio.

Pense em uma pessoa que negocia renda fixa com uma corretora e renda variável com outra corretora para otimizar custos.

Esta situação é muito comum, mas na prática pode ser confundida com diversos extratos e carteiras.

Usando o CEI, os investidores podem acessar as posições e alterações desses ativos em um só lugar. Portanto, é muito mais fácil rastrear o status do aplicativo.

Confira quais são os ativos que podem ser monitorados pelo canal:

  • Ações
  • Tesouro Direto
  • Ativos financeiros
  • Valores mobiliários
  • Derivativos
  • Empréstimo de ativos
  • Proventos e garantias relacionadas a esses produtos

O que é possível fazer no CEI?

Este canal permite visualizar diversos números e atividades realizadas no seu investimento. Confira o que você pode fazer no site do B3:

  • Visualização dos saldos:
    • Conta geral
    • Mercado futuro
    • Mercado de opções
    • Ativos depositados para garantias de posições
    • Títulos públicos
  • Extrato mensal de custódia de ativos
  • Aviso de movimentação
  • Informe de rendimento
  • Avisos de transferências
  • Extrato de negociação de ativos
  • Histórico das posições em custódia dos últimos 60 dias

Em suma, você pode visualizar todas as principais informações sobre os investimentos realizados em bolsa. Tudo isso está concentrado em um só lugar de forma simplificada.

Por que usar o CEI?

Como enfatizamos até agora, o uso do CEI permite que você veja claramente todas as mudanças em seu investimento.

Por meio deste portal, você pode acessar números abrangentes sobre suas transações, receitas e todas as ações realizadas.

Portanto, além dos resultados reais, as transações realizadas no B3 também podem ser monitoradas de perto. E, como dissemos, é um portal que facilita a vida dos investidores que utilizam os serviços de diferentes corretoras.

Desta forma, todos os investimentos são concentrados em uma plataforma e a análise de aplicativos é otimizada.

No CEI, basta acessar o menu “Investimento” e verificar os ativos disponíveis no seu CPF ou CNPJ, sejam eles de renda fixa ou variável.

Como se cadastrar e acessar o CEI?

Como investidor, você não precisa se cadastrar para usar este canal.

A pessoa responsável por registrar o B3 para você é o corretor ou gerente de investimentos que possui a conta aberta para o investimento.

A Bolsa de Valores enviará um e-mail de boas-vindas com instruções para a entrada no portal. Na mesma mensagem deve constar o login – número do CPF ou CNPJ do investidor – e senha de acesso ao site.

Se você não tiver um endereço de e-mail cadastrado, poderá receber a senha pelo correio.

Portanto, para utilizar os dados e senha do documento, basta entrar no portal CEI e inserir as informações de acesso.

Caso ainda não tenha recebido um e-mail ou carta contendo dados sobre a utilização deste canal, pode solicitar diretamente um novo no site.

Basta clicar em “Recuperar Senha” e na página de acesso, informar o CPF ou CNPJ, data de nascimento e a senha descrita.

Se tudo estiver normal, o CEI enviará uma nova senha de acesso ao seu e-mail.

No entanto, se descobrir que sua conta não foi criada por um corretor / gerente, entre em contato com a instituição financeira para entender o que pode acontecer.

Como vimos, o CEI é uma ferramenta interessante que permite aos investidores visualizar todos os investimentos em um só lugar.

Isso torna mais fácil monitorar os resultados e tomar decisões.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More