Como trabalhar na Polícia Federal.
Para saber como trabalhar na Polícia Federal antes de qualquer coisa é importante conhecer um pouco mais sobre esta entidade para definir se realmente esta é a carreira que se deseja seguir, saber mais sobre uma carreira pode ajudar a tomar conclusões certas.
História da Polícia Federal
Antigamente quando a capital do Brasil ainda era no Rio de Janeiro existia somente a polícia responsável pelo Presidente, Ministros e segurança pública do estado, o seu nome era polícia do Distrito federal, em 1944 passou-se a chamar Departamento Federal de Segurança Pública (DFSP), nesta época os crimes que aconteciam em cada estado era de competência de cada governo.
A partir de 1946 as ações do DFSP foram estendidas para outros estados e mesmo assim eram limitadas apenas a investigações em alguns casos, crimes relacionados a tráfico de entorpecentes e crimes relacionados a fé pública quando de interesse da Fazenda Nacional.
Em 1960 com a fundação de Brasília grande parte do efetivo policial foi para lá, porém parte ficou no Rio de Janeiro o então chamado Estado da Guanabara, no mesmo ano o governo decidiu criar uma escola de polícia com policiais mais preparados para combater o crime que crescia rapidamente, a idéia era formar peritos com técnicas policiais avançadas.
A nova escola da polícia foi chamada de Academia Nacional de Polícia (ANP) e foi inaugurada em 1961, no primeiro curso tinham 200 jovens selecionados de algumas cidades do Brasil, somente em 1964 onde o Brasil já estava sob o comando da ditadura militar que a policia passou a atuar em todo o território nacional podendo então atuar em todos os estados.
O nome Polícia Federal começou a ser usado em 1967 quando mudou de DFSP para DPF (Departamento de Polícia Federal).
Diferente das outras polícias a Polícia Federal pode investigar onde quiser, inclusive investigar outras polícias.
—> Saiba também: Como Trabalhar na Polícia Rodoviária Federal.
Atribuições da Polícia Federal
Para a maioria a PF cuida do combate ao tráfego de Drogas e também da emissão de passaportes, mas ela faz muito mais que isso possuindo algumas divisões:
- Divisão de controle de adoções;
- Divisão de produtos químicos;
- Divisão de controle de segurança privada;
- Divisão de controle de passaportes;
A Polícia Federal no combate ao crime
Ocaso queira saber como trabalhar na Polícia Federal deve saber o que ela combate especificamente, isso dará uma visão mais clara sobre em qual departamento deseja trabalhar.
- Desvio de verbas públicas;
- Crimes financeiros;
- Dinheiro falso;
- Jogos ilegais;
- Crackers;
- Outros crimes: Em 2007 a PF invadiu a Fashion Week para impedir que duas meninas de 14 e 16 anos desfilassem, esta ação não foi somente relativa ao trabalho infantil, mas também para diminuir o número de adolescentes com anorexia que ia crescendo cada vez mais.
Como trabalhar na Polícia Federal (PF)
Para trabalhar na Polícia Federal o candidato deve ter mais de 18 anos e curso superior e fazer exames escritos, oral e teste de resistência física.
—> Saiba mais sobre o Concurso da Polícia Federal.
A concorrência para o cargo é grande em virtude dos altos salários e sendo aprovado o candidato deve fazer um curso na Academia Nacional de Polícia (ANP), lá são feitos diversos tipos de cursos como, por exemplo, aprender a usar com destreza diversos tipos de armas de fogo, curso de tiro com fuzis, treinamento com veículos, segurança de autoridades (escoltas) e táticas para invadir locais de crime.
No treinamento em educação física os policiais aprendem técnicas de ataque, também aprendem informática com a utilização de equipamentos de última geração.
Após ter passado em todos os testes e adentrado a PF o treinamento de como trabalhar na Policia Federal termina com o candidato selecionado passando por diversos departamentos para os superiores verificarem onde ele mais se adapta.
Qualquer dúvida, deixe nos comentários.