Como ter um desconto de até 99% no Fies?

1

Você sabe como conseguir um desconto de até 99% no Fies? Continue lendo para descobrir.

O Fies é o programa de financiamento estudantil do Ministério público da educação que concede aos futuros estudantes do ensino superior um auxílio dos valores da mensalidade de seus respectivos cursos e seus pagamentos somente após a formatura.

O estudante interessado em obter o financiamento estudantil do Fies deverá concordar com as regras de renda familiar e ter feito a prova do Enem em qualquer ano a partir de 2010, tendo tido uma pontuação de mais de 450 ponto e não ter zerado a nota da redação. 

Desconto de até 99% no fies, como funciona?

O estudante interessado em adquirir uma bolsa de estudos do Fies no valor integral deverá obrigatoriamente ter uma renda familiar de até 10 salários mínimos. Isso quer dizer que, se o estudante vem de uma família com uma renda de R $12.120,00, poderá se inscrever para ter o financiamento de 100% das mensalidades. Um ponto que não deve ser ignorado é que para ser aprovado esse financiamento total é necessário que o valor das mensalidades passe mais de 60% da renda mensal do estudante em questão.

Desconto de até 99% no fies, como funciona?
Saiba como conseguir o desconto. Fonte/Reprodução: original

Para ser aprovado o benefício no valor integral à renda familiar do estudante deverá ser de até dois salários mínimos, sendo necessário que o valor da mensalidade do curso escolhido seja  de R$1.454,40. Caso o valor da mensalidade não comprometa a 60%, ainda assim, é possível que o estudante consiga um financiamento parcial das mensalidades.

No caso do financiamento parcial, o estudante deverá ter uma renda de até 10 salários mínimos.

75% caso  a mensalidade comprometa 40% da renda.

50% caso a mensalidade comprometa até 20% da renda.

Dívida no Fies a mais de um ano

Infelizmente, muitos estudantes que conseguem ingressar na universidade através do financiamento estudantil do Fies não conseguem concluir os seus cursos, muitos são os motivos, mais o principal é a falta de renda para dar continuidade aos estudos, que apesar de, ter o auxílio financeiro do governo, os custos dos cursos em sí são altos e arcar com tudo ao longo dos anos acaba sendo inviável para o estudante que tranca o curso ou até mesmo, abandona a faculdade. 

Nesses casos de dívidas, o MP concede desconto de 99% no Fies aos estudantes com dívidas com o fundo de financiamento estudantil, valendo para aqueles alunos que ingressaram nos cursos no ano de 2017, até o segundo semestre. 

O abatimento no valor da dívida é válido aos períodos de inadimplência, para os estudantes com seus débitos vencidos há mais de 90 dias, 30 de dezembro de 2021, poderão parcelar a dívida em 150 meses, sem juros e multas ou obter um desconto de 12% no pagamento à vista, para aqueles estudantes em atraso a mais de um ano o valor dos descontos podem chegar a 77%. 

Os que têm inscrição no Cadúnico do governo federal, o valor poderá chegar ao desconto de 99% do Fies, de abatimento e também para aqueles que são beneficiários do auxílio emergencial. Também pode ser utilizado para os pagamentos da dívida o saldo do FGTS. 

Dívida no Fies a mais de um ano
Vá ao seu banco negociar. Fonte/Reprodução: original

Para renegociar suas dívidas os estudantes devem procurar uma central de atendimento disponibilizados pelos agentes financeiros,  o banco onde foi feito seu contrato de financiamento estudantil. 

Recebe auxílio emergencial 

Como foi descrito acima, o estudante que recebe o auxílio emergencial do governo federal, poderá ter desconto de até 99% do Fies. 

Mas, se a dívida com o Fies tem menos de 1 ano?

O estudante que tenha formalizado o seu contrato até 2017 e esteja com o pagamento das parcelas atrasadas em 90 dias, poderá renegociar. 

Como negociar a dívida com o Fies?

O prazo de renegociação começou a valer em 7 de março de 2022 e segue até 31 de agosto do mesmo ano.

O estudante deverá ir até a instituição financeira onde efetuou o seu contrato para renegociar sua dívida. 

Segundo os dados do Ministério da educação, estão em fase de amortização cerca de 2 milhões de contratos do Fies. Inadimplentes chegam ao número de 1 milhão de estudantes,  ou seja, com um atraso de mais de 90 dias em seus pagamentos. 

Desde 30 de março de 2022 mais de 127 mil beneficiários do Fies com contratos inadimplentes já haviam acessado a renegociação, cerca de R $105 milhões em valores atrasados foram pagos.

 

1 comentário
  1. […] ter empréstimo para faculdade pelo FIES, a primeira etapa é preencher todos os dados no pedido do FIES no site do Sistema de seleção. […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

DMCA.com Protection Status