Como se faz um currículo

0 3

As dúvidas são muitas, mas hoje vou te ensinar como se faz um currículo fantástico, então aperte os cintos e vamos lá!

Como se faz um currículo

Colocar foto? Onde e como colocar o objetivo?…Todos já tivemos aquela dúvida de como organizar um currículo frente a uma proposta de emprego. Em uma busca rápida na internet, achamos múltiplos exemplos de currículos, mas mesmo assim continuamos meio perdidos. Hoje, o Demonstre vai te ajudar a produzir um excelente currículo com um guia prático.

Os editores de texto, como Word e Libre Office, disponibilizam templates (um “esqueleto” de currículo para preenchimento) para facilitar a produção do seu currículo. Tomando como base esses templates, um currículo é subdividido em 8 partes:

Como se faz um currículo:  Cabeçalho

Nesse setor colocaremos as informações pessoais sempre na sequência (sempre centralizado): Nome completo em destaque com tamanho de letra maior que o do resto do texto; abaixo do nome com fonte menor o Endereço completo; Nacionalidade, Estado Civil e Idade; Telefone para contato e E-mail, como demonstrado abaixo:

Como se faz um currículo: A Foto

Colocar ou não?  Essa é uma dúvida recorrente na hora de produzir um currículo. Entretanto, normalmente, as vagas de emprego explicitam se o currículo deve ou não conter foto, mas na dúvida não coloque!

Mas se for preciso colocar foto, é aconselhado que ela fique na mesma altura do cabeçalho e ao lado deste.

Como se faz um currículo: Objetivos

Nessa parte do currículo, deve-se escrever um texto bem curto e simples descrevendo seu objetivo com o currículo. Portanto,  seu objetivo varia de acordo com a vaga pretendida.

    Por exemplo, para uma vaga de emprego como Recepcionista seu objetivo poderia ser:

  • Busco trabalhar como Recepcionista.

Ou simplesmente:

  • Recepcionista.

Como se faz um currículo:  Educação

Nessa parte você deverá colocar suas formações (em tamanho 12 e em negrito) sempre em ordem decrescente, ou seja, da sua formação mais recente para a mais antiga, seguida do ano de conclusão e Instituição de Ensino ( em fonte 11), como:

    Caso sua formação ainda esteja acontecendo deve-se colocar o ano de início e a previsão de término, como:


Como se faz um currículo:  Experiência Profissional ( caso você tenha)

Related Posts

Baseado nas suas experiências anteriores no mercado de trabalho, esse setor é organizado assim como o setor da educação, do mais recente para o mais antigo, onde o Cargo Ocupado fica em tamanho 12 e em negrito e em tamanho 11 o ano de início e o de término, além de uma breve descrição do que realizava nesse cargo. Por exemplo:

Como se faz um currículo:  Cursos Complementares

Aqui é destinado para colocar aquele curso de idiomas ou cursos (em tamanho 12 e em negrito) em outras áreas que complementam a sua formação principal, que foi informada na categoria anterior; e em seguida, em tamanho 11, colocar a instituição de ensino e o nível de conhecimento nesses cursos. Por exemplo:

Como se faz um currículo: Idiomas

Deve-se colocar os idiomas que você domina (em tamanho 12 e em negrito), além da sua língua nativa, e o nível de domínio em tamanho 11. Como por exemplo:

É válido ressaltar que os níveis de idiomas são divididos em 3: Avançado, Intermediário e Básico. Onde o primeiro indica um domínio total sobre a língua tanto no setor da  compreensão escrita, quanto compreensão da fala e compreensão auditiva.

 Como se faz um currículo: Habilidades

Esse setor do currículo é responsável por destacar alguns domínios no setor de informática, como Pacote Office, Photoshop, etc. Onde o setor de domínio fica em tamanho 12 e em negrito, e o nível de conhecimento em tamanho 11. Como exemplo:

Os significados dos níveis são os mesmos do setor Idiomas, onde avançado é domínio total, e sucessivamente.

Juntando todas essas dicas, o nosso currículo exemplo ficaria assim:

Vídeo ensinando como se faz um currículo

Mas se depois dessa explicação, você ainda tá um pouco confuso, a gente te ajuda! Assiste esse vídeo a seguir para tirar as dúvidas para criar seu currículo de sucesso:

FIM

Bom, é isso pessoal. Espero que o texto esteja bom a ponto de realmente te oportunizar fazer um bom currículo.

Se gostou, não deixe de compartilhar o post nas redes sociais, comentar e curtir nossa fanpage e meu twitter.

Também confira o nosso último post da série Como se faz, onde ensinamos como se faz uma resenha:

E é isso. MUITO obrigado por ter acompanhado até aqui!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More