A demissão chegou e você quer saber quais as parcelas do seguro-desemprego que receberá? Com certeza você já ouviu falar sobre as parcelas do seguro-desemprego que podem ajudar o trabalhador demitido a se manter até o momento em que ele consiga um novo emprego.
Mas, é bom deixar claro que não é algo vitalício, pois existem algumas regrinhas que os trabalhadores precisam estar enquadrados para poderem receber esse benefício.
Mas o que significa essas parcelas do seguro-desemprego? É bem simples, o seguro-desemprego é um dos mais importantes direitos do trabalhador. É um benefício que oferece suporte, por meio de auxílio em dinheiro, ao trabalhador demitido, por um período determinado.
Por mais que saibamos o que ele significa, muitas são as dúvidas que surgem quando pensamos em requerer as parcelas do seguro-desemprego, é um direito do trabalhador, mas nem todos sabem qual é o valor que ele pode receber ou a quantidade de parcelas que têm direito a gozar. Entenda isso a seguir!
Qual quantidade de parcelas do seguro-desemprego tenho direito?
O valor é pago de três a cinco parcelas, que podem ser de forma alternada ou contínua, porém, a quantidade de parcelas e a forma será de acordo com o tempo trabalhado.
- 3 parcelas: 6 meses de trabalho comprovados;
- 4 parcelas: 12 meses de trabalho comprovados;
- 5 parcelas: 24 meses de trabalho comprovados.
Como vimos, o número de parcelas do seguro-desemprego a serem recebidas é proporcional ao tempo trabalhado antes de ser dispensado.
Quem tem direito ao seguro-desemprego?
Então, quem tem direito a receber? O trabalhador formal ou doméstico que for dispensado sem justa causa; também tem direito às parcelas do seguro-desemprego o empregado formal com contrato suspenso por participação em curso ou algum programa de qualificação profissional que foi oferecido pelo empregador; além dos pescadores profissionais durante período do defeso; e aqueles que foram resgatados de uma condição semelhante à de escravo.
Para poder receber as parcelas do seguro-desemprego, o trabalhador precisa estar enquadrado nas condições estabelecidas, como consta no site da Caixa Federal. Somente assim, o trabalhador terá o seu direito assegurado e poderá gozar das parcelas do seguro-desemprego.
Como é calculado o valor do seguro-desemprego?
Para fazer o cálculo do valor das parcelas do seguro-desemprego, consideramos a média salarial dos 3 meses anteriores à dispensa. Nos casos referentes a pescadores artesanais, empregados domésticos e o trabalhadores resgatados, o valor base será de 1 salário mínimo.
Caso restem dúvidas, existem alguns sites que auxiliam os trabalhadores a fazer essa conta corretamente. O valor também é baseado no piso nacional, e sempre que ele é reajustado, o valor pago através das parcelas do seguro-desemprego também serão.
Como pode ser consultado o seguro-desemprego?
Existem muitos sites que ajudam quando o assunto é realizar essa consulta se você possui direito ou não as parcelas do seguro-desemprego. Porém, com o aplicativo da Carteira de Trabalho, essa consulta se tornou ainda mais fácil, pois lá você encontra todas as informações.
Quando sua carteira foi assinada, valores dos salários, data de baixa, se você tem direito ou não as parcelas do seguro-desemprego, possuindo direito, quando elas estarão liberadas para serem resgatadas, se já foram, quantas ainda faltam, etc.
Por mais que possam surgir muitas dúvidas, elas existem para serem sanadas, e aqui você com certeza já respondeu a muitas delas. Todo trabalhador precisa aprender sobre seus direitos, e não deixar para buscar informações apenas quando precisar, pois isso atrasa, e muito, o processo de recebimento daquele determinado direito.
O seguro-desemprego é algo que todos deveríamos ser ensinados, afinal é um excelente suporte para os trabalhadores enquanto buscam uma nova oportunidade de emprego.