Como saber se uma empresa tem processos judiciais

Você sabe como verificar se sua empresa está envolvida em processos judiciais? Embora a legislação processual garanta que as partes interessadas estejam cientes da existência de reivindicações, muitas empresas não podem controlar os processos judiciais em andamento contra elas.

Isso porque o simples fato de mudar de endereço pode prejudicar o claro entendimento da ação. Apesar disso, vários departamentos de uma empresa ainda podem agir contra a empresa, por exemplo, podemos citar o trabalho e a tributação.

18390a52 consultar processo trabalhista e1568655366587 Como saber se uma empresa tem processos judiciais

Mais importante do que saber a quantidade de ações judiciais movidas contra uma empresa é saber se defender e evitar que a empresa seja condenada por multas altas ou mesmo surpreendida por penhora on-line acidental.

Nesse sentido, a gestão do chamado contencioso corporativo é fundamental para empresas que valorizam não só o caixa, mas também a imagem corporativa.

Mas como fazer isso? Quem são os profissionais que podem ajudar nesta tarefa?

Pensando nisso, elaboramos um conteúdo especial sobre como saber se a empresa possui ação judicial, conforme demonstrado a seguir.

Como saber se uma empresa está envolvida em processos judiciais

Ao entrar com uma ação judicial, muitas pessoas podem se assustar com termos jurídicos que não conhecem e até pensar que o processo contencioso envolve uma burocracia insuperável.

No entanto, é importante ressaltar que o Judiciário acompanha a evolução da era digital, sendo que a maioria dos tribunais tem adotado 100% da digitalização dos processos por meio da negociação em seus próprios sistemas de informática.

Nesse sentido, apesar dos dispositivos legais necessários, informações simples podem ser facilmente acessadas pela Internet, como por exemplo, se há ação judicial contra a empresa.

Para isso, basta ter o nome comercial e o número do CNPJ da organização a ser consultada.

img dest 90 Como saber se uma empresa tem processos judiciais

A busca deve ser realizada no site do tribunal correto, portanto, é necessário saber em que estado a empresa está sediada, pois a maioria das obrigações contratuais deve ser cumprida ali, o que atrai a jurisdição daquele local, mas não afeta as obrigações firmadas em outros países.

A visita do cliente fornecerá o andamento, como o número do processo, o nome do cliente, o advogado do caso e a fase do processo. No entanto, dados mais detalhados e a inserção de petições no sistema exigem a visita dos advogados.

Como descobrir a situação dos processos que envolvem uma empresa

Após descobrir a existência de um processo, o dado mais importante que pode ser solicitado é a situação em que o processo se encontra.

Isso porque as empresas devem ser capazes de se defender por meios legais e evitar surpresas desagradáveis, como o congelamento de suas contas bancárias.

Portanto, uma vez descoberto o número do processo (o padrão é atualmente definido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ)), é importante anotar para se poder consultar semanalmente o andamento do processo.

ADVISE Consultar Prazo Processual Como saber se uma empresa tem processos judiciais

Lembramos que este procedimento deve ser realizado por empresa sem o apoio de advogado, pois após anexar a procuração ao expediente, todas as intimações serão encaminhadas ao defensor, devendo o defensor informar a empresa sobre o estado do processo.

Meios de fazer um levantamento para apurar o ativo e passivo judicial

 

Embora as buscas na Internet garantam uma boa visão geral do número de disputas envolvidas na empresa, existe o risco do processo por meio físico, portanto, a solicitação de um certificado garantirá que todas as empresas envolvidas sejam identificadas.

Para tanto, basta dirigir-se ao cartório do município onde se tramita o contencioso e obter o comprovante do contrato apresentado, que pode incluir a atuação da empresa como ré (responsabilidade) ou demandante (ativa).

Ao coletar essas informações, é possível estimar quanto a empresa poderá ganhar com essas ações e o valor de quaisquer condenações que a empresa terá de enfrentar.

Ao coletar esses dados, você pode organizar o caixa da sua empresa e os pagamentos planejados, bem como as reservas estimadas.

Otimizando o acompanhamento de pendências da empresa

Conforme mencionado acima, as partes só podem acessar os dados superficiais do processo, sem a necessidade de um advogado para efetuar o login. Além disso, a presença de profissionais é fundamental para a empresa levantar defesas, recursos e objeções.

Nesse sentido, é muito importante para a empresa obter o apoio jurídico de excelentes advogados. Esses profissionais são pessoas que podem compreender todos os termos técnicos jurídicos e podem tomar as medidas legais adequadas para proteger os interesses dos clientes.

tipos de processos judiciais quais sao os principais 1280x720 1 Como saber se uma empresa tem processos judiciais

Independentemente do porte da empresa, é fundamental ter um departamento que cuide dos assuntos jurídicos, mas à medida que a empresa cresce, essa importância se torna mais importante.

Isso ocorre porque as grandes empresas costumam ter um grande número de litígios em andamento, o que, se não for feito da melhor forma, pode ter um impacto significativo no caixa da empresa.

Portanto, existem atualmente alguns softwares de gerenciamento de processos judiciais que podem ser programados para pesquisar novas ações e atualizar o andamento das ações existentes, portanto, certifique-se de que sua equipe jurídica seja boa. Equipado com ferramentas para evitar surpresas indesejadas.

Quais as obrigações do advogado ao gerir a carteira de processos da empresa

Ao aceitar uma série de processos da empresa, os advogados devem assegurar que as citações sejam organizadas ao máximo, sendo esta a forma de o Judiciário comunicar com as partes envolvidas no processo, de forma a não perder o prazo.

Desta forma, os profissionais ficarão responsáveis ​​pela leitura das publicações relacionadas à empresa, controlando os prazos dos tribunais, tomando as melhores medidas judiciais cabíveis ao caso envolvido, participando das audiências e planejando com o auxílio da empresa, bem como as melhores estratégias para gestão da responsabilidade judicial.

Além da parte contenciosa que envolve o próprio processo judicial, o advogado também deve prestar assessoria na parte consultiva, ou seja, informar a empresa sobre a situação jurídica do incidente em determinado caso, e se a empresa tiver tomado as medidas judiciais cabíveis para evitar outro processo contra ele.

Como aumentar o nível de confiabilidade da empresa após o processo

Condenações judiciais podem impactar negativamente a imagem da empresa, razão pela qual o litígio deve ser evitado.

No entanto, é possível aprender lições com esse cenário, o que se refletirá na forma como a atividade é realizada.

Portanto, algumas dicas podem ajudar a melhorar a reputação das empresas condenadas em tribunal.

Reconsidere seu relacionamento com os clientes: a reputação da empresa com os clientes está diretamente relacionada ao nível de confiabilidade da empresa.

Estabeleça um canal de comunicação aberto com seus clientes, para que quaisquer defeitos possam ser identificados e os pontos positivos possam ser destacados e aprimorados.

Valorize seus funcionários: Se as pessoas que trabalham para a empresa não acreditam em seus ideais e princípios, uma empresa com uma boa reputação na sociedade será inútil.

Funcionários satisfeitos ajudam a valorizar a imagem da empresa e, muitas vezes, não processam a empresa na rescisão do contrato, evitando outro processo de contas da empresa.

É importante que, para avaliar os resultados, seja sempre reexaminado a estratégia adotada como o desenvolvimento da imagem da empresa, e que sua abordagem seja a política da empresa, não apenas o bote salva-vidas usado após uma condenação judicial.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
O cartão Mastercard Platinum é um dos mais completos do Brasil. Confira os benefícios e veja se ele é uma opção para seu perfil!...
Descubra os 7 passos para implantar o que é Customer Success na sua empresa, a melhor estratégia de vendas e atendimento focadas na satisfação...
Será que o cartão de crédito Digio é uma boa opção para você? Confira agora a avaliação completa sobre ele....

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também

Categorias Populares

Calculadora

Geradores

Bancos

Documento

Bitcoin

Tecnologia

Beneficios

Governo