Vamos trazer nesse texto algumas informações sobre a forma que você deve realizar o agendamento no Ministério do Trabalho e assim clarear um pouco o seu conhecimento sobre esse assunto, que tantas vezes é pesquisado na internet.
Opções de serviços para agendamento no Ministério do Trabalho
Conhecido antigamente como MTE ou Ministério do Trabalho e Emprego, ele é um dos órgãos do governo federal mais famoso, porque faz uma mediação no contato entre o funcionário e a empresa.
Como tudo evoluiu com a conexão e a tecnologia, esse trabalho também evoluiu através de um aplicativo, por isso, todos esses agendamentos ou serviços podem ser feitos por meio do aplicativo e também por telefone.
Emissão de Carteira de Trabalho
Esse procedimento, que por muito tempo foi apenas agendado pelo MTE por via telefônica, hoje também pode ser solicitado por meio do aplicativo CTPS digital.
Atualização da Carteira de Trabalho
Esse procedimento que na maioria das vezes é feito diretamente pela empresa, pode também ser feito por você, pois a sua carteira de trabalho tem a necessidade de ser atualizada, para que a sua mudança de cargo conte como experiências em oportunidades de emprego futuras e pode ser feita também através do aplicativo CTPS digital.
Baixa de CTPS
Esse caso acontece muito após a rescisão de contrato, é que às vezes a empresa não põe a baixa na sua carteira física e isso é muito importante para manter atualizada sua condição de contrato com a empresa e para resolver essa questão você não precisa apenas voltar à mesma, você pode também fazer um agendamento no MTE e resolver diretamente com esse órgão a pendência na sua carteira de trabalho.
Empregador Web
Essa plataforma digital do ministério do trabalho tem utilidade de desburocratizar o envio de requerimentos feito pela empresa, para que o seguro-desemprego possua menos taxas e formulários, de forma que agilize as obrigações das empresas nessa fase do vínculo empregatício.
Entrada do Seguro Desemprego
Esse é um dos serviços mais procurados através do Ministério do Trabalho, ele tem a possibilitação de ser dado entrada a partir do sétimo dia e permite que você espere até no máximo 120 dias, podendo conter entre 3 e 5 parcelas, que serão calculadas de acordo com o seu tempo de empresa, geralmente a primeira parcela só bate na conta do ex-funcionário 30 dias após ser dada a entrada no processo.
Entrega de CTPS
Acontece apenas quando há necessidade de atualização na carteira de trabalho do funcionário e assim sejam corrigidos os dados conforme a nova função do mesmo.
Entrega e registro profissional do contratante
Esse documento é emitido pelo MTE a algumas categorias de trabalho, tais como: jornalismo, agente de propaganda, arquivista e algumas outras.
Homologação de rescisão de contrato de trabalho
Esse procedimento é feito em caso de demissão, seja ela a pedido do funcionário ou a empresa que dispense, tendo a função de finalizar de forma válida o término do contrato de trabalho entre funcionário e empresa.
Informações de Abono Salarial
Esse benefício pago aos trabalhadores costuma ser chamado popularmente de pis/pasep, é direcionado a trabalhadores que tenham ganhos inferiores a dois salários mínimos e apenas é pago para quem está trabalhando de carteira assinada no ano referente de cálculo, além de ser dividido conforme os meses trabalhados naquele ano e consiste no valor total de um salário mínimo.
Informações CAGED para trabalhador
Reunindo as demissões e admissões feitas por uma empresa, o cadastro Geral de Empregados e Desempregados são os registros guardados dentro da base de dados do MTE.
Informações eSocial
Tornando mais clara as responsabilidades previdenciárias tributárias e trabalhistas, essa iniciativa Federal tem a função de juntar uma espécie de relatório, sobre o empregador em relação ao colaborador.
Orientação trabalhista
É um pequeno espaço separado dentro do MTE que se disponibiliza a instruir todo trabalhador sobre seus direitos e deveres, tanto da parte dele quanto do seu empregador.
Solicitação de registro profissional
Existe uma categoria que para trabalhar precisa de uma autorização diferenciada, esse grupo deve então solicitar esse registro antes de exercer a sua função e assim fica na regulamentação trabalhista.
Agendamento no Ministério do Trabalho por telefone
Para quem não está acostumado com os agendamentos online, pode também ser feito o agendamento por telefone, o que não é muito complicado, basta você discar 158 e seguir as etapas até o agendamento que você precisa.
Agendamento no Ministério do Trabalho pela internet
Para você que é mais conectado há dois meios de fazer o agendamento pela internet, o primeiro deles vai pela plataforma do Ministério do Trabalho, para ser específico você vai ao Serviço de Atendimento Agendado (SAA), o outro meio de fazer os seus agendamentos vai ser pela plataforma disponível com o aplicativo, que é o CTPS digital, lá dentro você pode fazer qualquer agendamento necessário.
Trouxemos nesse texto várias informações sobre como realizar o agendamento no Ministério do Trabalho desde a emissão da carteira até fazer o agendamento por telefone, Esperamos que esse artigo tenha sido útil. Obrigada e até a próxima!
2 respostas para “Como realizar agendamento no Ministério do Trabalho?”
Bom dia vou ter direito esse ano de 2022 o abono salarial do PIS referente ao ano de 2021