A Lista de Verificação de Documentos Fiscais Eletrônicos (MDFe) é um documento obrigatório exigido pela Secretaria de Fazenda e Planejamento (SEFAZ) para regulamentar a fiscalização do transporte interestadual de cargas em todo o país. Documentos necessários, mas muitas pessoas têm dúvidas sobre como preencher corretamente o manifesto eletrônico de documentos fiscais.
Para simplificar as inspeções, a MDFe coleta todos os CTes (conhecimento de transporte eletrônico) e NFes (notas fiscais eletrônicas) existentes para a entrega das mercadorias. Todas as empresas que transportam mercadorias devem emitir um MDFe. Se quiser saber mais sobre este assunto, visite o artigo “MDFe: O que é? Para que serve? Como postar?”
Quais são os requisitos para emissão?
MDFe é um arquivo publicado e armazenado eletronicamente. Portanto, as empresas que precisam emitir documentos devem atender aos seguintes requisitos da SEFAZ:
- Emissão de certificação CT-e ou MDFe;
- Certificado digital para verificação legal do MDFe-Modelo A1;
- A Internet;
Assine um contrato para um software de publicação de documentos fiscais eletrônicos testado e aprovado.
Sistema emissor de mdfe
A partir de 1º de outubro de 2018, o emissor livre de MDF-e disponibilizado pela Diretoria Financeira e de Planejamento deixou de ser utilizado. A agência recomenda que a empresa busque outras soluções disponíveis no mercado para solucionar o problema.
Se você não tem um sistema para isso, Cobli tem uma dica valiosa: vale mais a pena investir em um software de gestão completo, que publique todos os documentos fiscais necessários para regular as atividades. Desta forma, você pode economizar e manter seu negócio em dia com as obrigações legais.
Como emitir o mdfe passo a passo
A emissão do MDF-e aplica-se apenas a quem utiliza o certificado digital modelo A1. Antes de se registrar para a declaração, lembre-se de criar uma série de impostos no sistema selecionado. Preencher o CNPJ da empresa, o código da Série Fiscal, a série e o modelo do documento, neste caso deve ser sempre um “checklist do documento fiscal eletrônico”:
Entre na área de emissão do MDFe e preencha os documentos. Defina a sequência real que o veículo executará e notifique o local de carregamento no caminho. Indique também o status do produto que será desinstalado.
Preencha as informações relacionadas ao veículo. Incluindo os dados do proprietário. Insira os dados do motorista que fará o transporte. Indique também o código identificador da operação de transferência (CIOT). Por fim, preencha todas as informações do documento (NF-e e CT-e) relativas ao transporte de mercadorias e os dados relativos ao seguro das mercadorias transportadas.
Revise a mensagem preenchida e envie seu MDF-e. Após a operação ser autorizada, os documentos auxiliares da lista de documentos fiscais eletrônicos (DAMDFE) podem ser impressos para a entrega da mercadoria no destino.
Ao final da operação, após a entrega da mercadoria, é importante que o responsável pela emissão do MDF-e feche o arquivo no sistema para liberação da placa do veículo utilizado para a emissão do novo manifesto.