Como passar dinheiro de uma conta para outra?

0 204

Se você precisar transferir dinheiro entre duas contas, sejam elas da mesma ou diferentes propriedades, você pode usar uma variedade de opções de serviço para fazer essa transferência. A seguir, descreveremos todas as opções atualmente no mercado, como cada opção funciona e para que cada tipo é usado.

O que eu preciso para fazer transferências entre duas contas?

Você precisará dos seguintes dados para transferir dinheiro entre às duas contas:

  • Nome completo do titular da conta de destino;
  • Banco da conta de destino;
  • Agência da conta de destino;
  • Número da conta de destino;
  • Tipo da conta de destino: corrente ou poupança;
  • Número da operação da conta (no caso de transferências/depósitos na Caixa);
  • CPF/CNPJ da conta de destino.

Assim que tiver essas informações, você poderá escolher os seguintes tipos de transferência:

Esta é a maneira mais fácil de transferir dinheiro entre duas contas bancárias. Você pode depositar em cheque ou dinheiro.

No entanto, este também é o menos seguro de todos os métodos, porque é agora  muito perigoso carregar qualquer quantia de dinheiro na rua devido ao golpe “saiinha de banco”. No entanto, com os devidos cuidados, é fácil garantir a sua segurança e transferência de fundos, especialmente se a sua conta estiver no mesmo banco onde deseja depositar os fundos, então você pode preencher o envelope completamente e anexar um número de telefone de contato válido para resolver quaisquer problemas possíveis.

Este tipo de transferência é gratuito

Para que o depósito bancário de cada envelope seja depositado no mesmo dia, você deve depositar o envelope antes do final do expediente bancário (geralmente 16h00 – de segunda a sexta-feira nos dias de semana). Caso contrário, o depósito só será calculado no dia útil seguinte (os cheques podem demorar mais tempo, mediante confirmação do saldo e dados do emissor).

Outra informação importante é observar o limite de depósito por envelope: para cheques, o limite por envelope costuma ser de 30.000 reais e à vista é de 10.000 reais. Também há restrições para contas e cheques por envelope, geralmente cerca de 50 contas ou cheques por envelope. Escreva essas informações no envelope usado pelo seu banco.

Depósito bancário na boca do caixa – Para transferência entre contas no mesmo banco e bancos diferentes

Tem quase todas as características de um depósito de envelope, inclusive a insegurança de carregar dinheiro na rua se o banco diferir do seu. Sua limitação é que só pode ser utilizado durante o horário comercial normal do banco, pois os clientes devem fazer fila para obter o atendimento do caixa. Vale lembrar também que a fila costuma ser muito longa, dependendo da agência onde você deposita.

Sua maior vantagem é não haver limite máximo ou mínimo de depósito e crédito instantâneo da conta destino, exceto em cheques (dependendo da verificação do saldo e dos dados do emissor). Essa é uma boa opção para pessoas que precisam transferir dinheiro com urgência, mas a espera na fila do banco pode demorar.

Transferências Eletrônicas – Para transferência entre contas no mesmo banco e bancos diferentes

São conhecidos três tipos de transferência eletrônica: DOC (comprovante de crédito), TED (transferência eletrônica disponível) e transferência eletrônica. Todos podem ser usados ​​para transferências entre diferentes bancos e contas de depósito, exceto para o último exemplo, ele só é usado entre contas no mesmo banco. Eles podem ser feitos pessoalmente (no caixa), no caixa eletrônico e pela Internet.

Esses são, de longe, os tipos mais práticos e seguros de transferência de fundos entre bancos / contas. Muitas instituições financeiras chegam a forçar os usuários a cadastrar os beneficiários com antecedência para facilitar as transferências, o que proporciona mais segurança para o cedente.

Se você transferir dinheiro por meio do banco on-line, precisará ter acesso ao site do banco e uma senha. A maioria das instituições financeiras também desenvolveu algumas medidas de segurança adicionais, como confirmação da transação via SMS, tabelas de senha, etc. Certifique-se de ter estes e o software antivírus mais recente em mãos ao fazer transações online para evitar fraudes e problemas de segurança.

Certifique-se de visitar o site oficial do seu banco, pois muitos fraudadores irão “clonar” os sites de bancos e instituições financeiras para roubar seus dados e dinheiro.

Transferência eletrônica

Ele é usado para transferir fundos entre contas no mesmo banco. Geralmente é ilimitado e gratuito para clientes bancários. Eles podem ser executados a qualquer hora do dia ou podem ser programados. É no mesmo dia da transferência.

DOC – Documento de Crédito

Artigos Relacionados
1 De 99

O limite do DOC é de 4.999,99 reais. Além disso, você deve usar o TED. O valor da transferência é fornecido para a conta de destino no dia útil após a sua emissão. Pode ser gratuito, se incluso no pacote de serviços do seu banco, ou pago, o preço varia de 7,50 reais a 13,00 reais. Esta diferença de preço deve-se ao facto de a DOC poder ser presencial, no caixa ou online, sendo a última o valor mais barato e a primeira o mais caro.

Os tipos de DOC eletrônico são:

DOC C: qualquer conta-corrente usada para transferir dinheiro para outra instituição financeira;

DOC D: Aplicável somente a transferências em que contas-correntes de outras instituições financeiras tenham a mesma titularidade.

O número do CPF ou CNPJ deve ser preenchido.

Opções de transferência para o DOC:

Opções de transferência:

Nesta data: após a confirmação, o desconto será creditado em sua conta-corrente imediatamente e não poderá mais ser cancelado. Caso o pagamento não seja descontado imediatamente, ficará como compromisso até que haja saldo suficiente (horário limite: 22:00 horas – horário de Brasília).

Enquanto não houver débito em conta-corrente, o agendamento poderá ser cancelado;

Data futura: A transferência pode ser cancelada através da transação “Cancelar transferência” sem débito em conta-corrente.

As contas correntes devedoras devem ter saldo suficiente e todas as assinaturas necessárias até as 22h00 (horário de Brasília) da data do débito.

Um DOC com informações / dados incorretos pode ser retornado, um dos seguintes códigos de erro explicará o motivo:

  • 40 Moeda inválida.

  • 51 Divergência no valor recebido.

  • 52 Recebimento efetuado fora do prazo.

  • 53 Apresentação indevida.

  • 54 Ausência ou irregularidade do carimbo de compensação (ordem bancária e ficha de compensação, exceto bloquetos de cobrança).download

  • 55 Ausência ou irregularidade da autenticação mecânica.

  • 56 Transferência insuficiente para a finalidade indicada no DOC – Documento de Crédito.

  • 57 Divergência ou não-preenchimento de informação obrigatória nos DOCs e Ordens Bancárias.

  • 58 Crédito destinado à conta de poupança em outras instituições.

  • 59 Ausência da expressão “Transferência Internacional em Reais – Natureza da Operação”.

  • 61 Papel não-compensável.

  • 62 DOC “D” – Com divergência na indicação do número do CPF / CNPJ.

  • 63 Registro inconsistente.

  • 64 Arquivo lógico não-processado ou processado parcialmente.

  • 66 DOC “D” – De conta individual (único CPF) para conta conjunta (2 CPFs) e vice-versa.

  • 67 DOC “D” – Sem a indicação do tipo de conta debitada ou creditada.

Lembre-se, o DOC é reversível, o que significa que se houver algum problema, você ainda tem tempo útil (antes do dia útil após a realização do pedido) para cancelar o DOC. Ele pode ser usado para transferir direitos iguais ou diferentes. Você poderá utilizá-lo quando não tiver todos os recursos disponíveis em sua conta, mas será seu no dia da execução do pedido, realizando assim a transferência de recursos. Lembre-se de que se você não tiver os recursos disponíveis, o DOC será devolvido por engano e você terá que pagar a taxa do DOC.

O DOC funciona das 00:00 às 22:00 (horário de Brasília), aplicável a qualquer opção de transferência (data atual / data futura), das 22:01 às 23:30 (horário de Brasília) aplicável apenas para transferências em datas futuras.

TED – Transferência Eletrônica Disponível

O valor mínimo para envio do TED é de R $ 1.000,00. O valor entra na conta do beneficiário no mesmo dia da emissão do pedido, mas não pode ser sacado.

O TED também só funciona se houver recursos disponíveis em sua conta. Ao contrário do DOC, o TED não pode ser revertido.

O limite mínimo do TED é de 1.000,00 reais, e o limite máximo diário usual é de 30.000,00 reais, mas por razões de segurança, pode haver exceções se você negociar com seu gerente.

Como o DOC, pode ser gratuito ou pago, pessoalmente, online ou em um caixa eletrônico.

O horário de funcionamento do TED é às 17:00 durante a semana.

A sua grande vantagem reside no facto de os clientes do sistema bancário receberem as suas encomendas no dia em que realizam as suas encomendas, quer trate de uma transferência de fundos entre contas no mesmo banco ou entre contas em bancos diferentes. Recomendado para quem tem mais urgência e prefere o conforto do lar.

Deixe um comentário