Afinal, como gerar boleto? Mesmo com a popularidade do cartão de crédito, o boleto bancário ainda é o meio de pagamento mais utilizado pelos brasileiros. E, para facilitar a vida dos empreendedores, existem plataformas para gerar boleto online de forma simples e rápida.
Todas são pagas, mas oferecem funcionalidades estratégicas que vão fazer você aproveitar melhor o seu tempo e focar no que realmente interessa: as suas vendas.
Nesse post você vai conhecer as 6 ferramentas de emissão de boleto que consideramos as melhores do mercado. Quer saber quais são? Então, continue a leitura neste artigo.
Como gerar boleto como pessoa física?
É comum achar que essa forma de pagamento é limitada aos grandes empreendimentos e líderes do mercado. No entanto, a alternativa é viável mesmo para quem atua como pessoa física.
Desde que você utilize os recursos certos, terá uma emissão de boletos descomplicada, segura e que faz com que se destaque. Quer descobrir como fazer? Veja essas dicas indispensáveis!
Escolha uma instituição para a emissão de boleto
Até pouco tempo atrás, para que pudesse emitir boletos pelo banco ou por uma instituição financeira para receber pagamentos era necessário que a pessoa física tenha uma conta-corrente, sendo titular. Também era preciso ter as carteiras de cobranças.
Esse serviço pode ser contratado junto ao banco para gerar boletos bancários. A partir deles, são criadas as identificações de pagamentos e esses são creditados diretamente na sua conta bancária.
Para contratar uma carteira de cobrança com seu banco, basta falar com seu gerente e expor que você quer passar a emitir boletos. O procedimento não é complexo, mas as taxas variam bastante entre as instituições e de acordo com o relacionado.
Outro caminho, mais comum hoje em dia para autônomos, é a utilização de meios de cobrança/pagamento on-line.
Use os meios de pagamento on-line
Já está se tornando frequente adotar, no lugar da tradicional carteira de cobranças do banco, meios de pagamentos on-line. O mais utilizado no mercado é o ASAAS, líder no segmento e ideal para os autônomos. Nessa modalidade, os boletos normalmente saem em nome de intermediários do pagamento.
Os meios de pagamento on-line representam uma forma rápida, prática e de baixo custo, pois necessitam de um breve cadastro e pouca documentação. Não existe custo fixo: o valor pago é por boleto e, nos demais meios, é cobrado um percentual sobre a venda.
Conheça os tipos de boletos
Caso você, como autônomo, opte pela emissão de boletos para clientes, saibam que existem 3 tipos. Conheça quais são!
Boletos avulsos
São os mais comuns, usados para fazer diversas cobranças. Por exemplo: uma escola pode se utilizar do boleto avulso para cobrar os pagamentos, material didático e assim por diante.
Boletos em forma de carnê
Utilizados, normalmente, para quem cobra mensalidades. É um tipo que leva à economia de tempo e dinheiro, pois você poderá gerar todas as prestações, enviando para o cliente em uma única postagem. Esse tipo de boleto é pagável em qualquer agência bancária.
Carnê simples
Caso você ainda não tenha conta-corrente, poderá usar o carnê simples. Esse carnê é para ser pago no próprio estabelecimento.
Utilize sites confiáveis
Muitos sites prometem emitir boleto em nome de pessoa física, usando seus dados para aplicar golpes. Fique atento a certificados de segurança e reclamações de consumidores.
Quando os sites são confiáveis eles geram trazem alguns custos, porque são intermediários entre você e o banco ou entre o serviço on-line de pagamento, cobrando por essa operação. Com o uso da solução líder de mercado, entretanto, pode obter excelentes condições.
Esperamos que com esse artigo tenhamos conseguido tirar algumas das suas duvidas.
Como gerar boleto e muito mais!
Se você gostou de aprender Como gerar boleto e quer continuar aprendendo com nossas dicas, aproveite para ler nosso artigo sobre: Feriado dia do trabalho.