como funciona e como calcular o custo de capital

Como funciona e como calcular o custo de capital?

No momento em que uma empresa é aberta e começa a funcionar, o custo de capital deve ser imediatamente levado em conta para que a administração da empresa seja feita de modo correto e para que haja sucesso em seu gerenciamento.

Dominar e entender o conceito de custo de capital é absolutamente necessário, e hoje iremos entender de maneira completa o que é esse conceito e sua importância. Confira!

Como funciona o custo de capital?

Vamos entender então de modo profundo o que é o custo de capital. Sempre que uma empresa é aberta, ou pelo menos em boa parte dos casos, há o sonho de alguém se realizando em busca da autossuficiência, em busca de uma fonte de renda honesta e que gere um patrimônio capaz de sustentar o dono, sua família e a família dos seus colaboradores.

como funciona o custo de capital
Funciona o custo de capital. Fonte/Reprodução: original

Mas no momento em que uma empresa é criada ela deve ter alguns investimentos iniciais, por exemplo, um prédio para funcionar, a energia que utiliza em seus eletrônicos, alguns itens são necessários, como: computador, mesa, caneta, papéis, etc. Tudo isso custa alguma coisa e deve estar no capital inicial investido na empresa, mas para uma empresa começar a lucrar ela deve antes superar esse valor de capital.

Essa é a essência do que é o custo de capital. O custo de capital é o valor que a empresa utilizou e investiu para começar a funcionar, e antes de começar a lucrar de fato uma empresa deve superar o custo de capital e outros e novos custos do seu negócio, os custos rotineiros. Mas até mesmo esses custos devem ser pagos e considerados após o custo de capital ser pago.

O custo de capital é ainda mais necessário e importante para empresas de capital aberto que recebeu investimento e deve explicações para acionistas. Uma vez o custo de capital que geralmente é elevado nesses casos deve ser imediatamente suprido, para que então haja lucro tanto para a empresa tanto para seus investidores que aguardam o retorno financeiro.

Como calcular o custo de capital?

Calcular o custo de capital não é necessariamente complexo, mas deve ser feito de maneira cuidadosa e caprichada, pois é um assunto bastante sério. Deve ser levado em conta todos os custos que uma empresa teve no momento que foi criada, de maneira completa mesmo que seja um montante bastante elevado.

O custo de capital não é só feito pela empresa que deseja conhecer de modo completo a sua estrutura, mas também é feito por esses mesmo investidores antes de iniciarem seus investimentos em determinada empresa. Tudo isso deve ser levado em conta, uma vez que as empresas devem superar seu custo de capital para serem rentáveis, logo, antes de receber qualquer investimento devem superar seu custo de capital.

Qual é a fórmula para o custo de capital?

Existe uma fórmula específica para empresas analisarem se vale a pena investir em determinado negócio, esse cálculo é chamado de custo médio ponderado, e existe justamente para empresas analisarem determinada situação de uma empresa antes de investir.

Essa fórmula é a seguinte: CMP = (E/V x Kp) + [(D/V x Kt x (1 – Tc)]

Sendo as siglas:

  • CMP: Custo Médio Ponderado;
  • Tc: alíquota do imposto de renda;
  • E: o capital próprio da empresa;
  • D: capital de terceiros na empresa;
  • V: E+D;
  • Kp: taxa de custo do capital próprio;
  • Kt: taxa de custo do capital de terceiros.

Esse cálculo é utilizado para investidores descobrirem se vale ou não a pena investir em uma empresa e se ela tem riscos de não ser rentável.

O que é o custo de capital?

O custo de capital é o valor que uma empresa precisa investir em si mesma antes de começar a ser rentável. Uma empresa deve conhecer de modo completo seu custo de capital.

o que é o custo de capital
Custo de capital. Fonte/Reprodução: original

Saiba que o custo de capital também é o que define a partir de quando uma empresa será rentável e começará a produzir frutos. Por isso, caso você invista em uma empresa tenha paciência para ter o retorno.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *