Como funciona a Contabilidade 5.0

0 15

A contabilidade é uma parte essencial da administração e gestão de uma empresa, mas que muitas vezes não é foco de muita atenção por parte dos empreendedores, que podem considerá-la um processo excessivamente burocrático e desinteressante. No entanto, uma maior atenção à contabilidade de sua empresa pode fazer uma grande diferença nos resultados financeiros, e a chamada Contabilidade 5.0 nasceu para revolucionar esse processo.

Como funciona a Contabilidade 5.0

Fonte/Reprodução: original

Do que se trata contabilidade 5.0?

A Contabilidade 5.0 é a maneira mais moderna que existe atualmente de se realizar a contabilidade de uma empresa. Basicamente, ela surge da união da inovação tecnológica às metodologias que agilizam as rotinas das empresas.

Recursos tecnológicos inovadores como o Big Data ou a Inteligência Artificial são utilizados em conjunto com metodologias tradicionais da área da contabilidade para garantir que os procedimentos sejam rápidos, eficientes e exatos.  

Quais são as vantagens?

Na Contabilidade 5.0, a tecnologia participa como a responsável pela agilidade do processo, rompendo com a lentidão da burocracia, e assim, reduzindo os custos e a margem de erros. Com isso, a possibilidade de haver um erro de cálculo que o faça pagar impostos a mais é praticamente anulada.

Além disso, passa a ser possível um Enterprise Resource Planning (ERP), ou um Sistema de Gestão Integrado, que possibilita que documentos como Relatórios Caixas, Registros Contábeis, Balanços, etc, sejam feitos em tempo real. 

Um exemplo prático de Contabilidade 5.0 é o Business Process Outsourcing (BPO), ou Terceirização de Processos de Negócios, que significa, resumidamente, a terceirização de processos que não sejam do objetivo fim da empresa, como os processos financeiros e contábeis. Por meio do BPO, é possível reduzir custos e garantir a eficiência dos processos.

Quais são as diferenças entre a tradicional e a contabilidade 5.0?

A contabilidade tradicional, ou primeira fase da contabilidade, é um modelo focado em processos manuais e grande quantidade de papéis, que levava muito tempo para ser concluído. Nesse modelo, a burocracia era um impedimento para a agilidade dos procedimentos, e o custo era alto. Atualmente, ainda existem empresas que optam por essa forma de serviço de contabilidade com a intenção de sonegar impostos.

Na Contabilidade 5.0, como dito anteriormente, os processos são feitos utilizando tecnologia de ponta, unidos aos fundamentos e métodos tradicionais da contabilidade, o que garante rapidez, agilidade, eficiência, e diminui a margem de erros nos cálculos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.