como realizar transferências em caixa eletrônico

Como fazer uma transferência bancária no caixa eletrônico

Antigamente, para que fosse possível realizar o envio de dinheiro de uma instituição financeira para a outra, era necessário que o correntista do banco comparecesse na  sua respectiva agência bancária.

como realizar transferências em caixa eletrônico
Fonte:Reprodução/CâmaraDosDeputados

Entretanto, nos dias atuais, houveram mudanças e já é possível que estas operações sejam realizadas por meio de sites, aplicativos e de forma direta ao comparecer em um caixa eletrônico.

Como fazer transferência em caixa eletrônico

 

Para que seja feita uma transferência de um banco para outro através do caixa eletrônico da instituição financeira do correntista, basta que o mesmo inicie a operação normalmente ao inserir seu cartão ou a biometria e, em seguida, é preciso clicar na opção “Transferir”, disponível no menu.

 

Após selecionada, é preciso escolher a opção “Outros bancos” e digitar os dados que são solicitados. Por fim, é necessário lembrar de imprimir o comprovante de transferência.

 

Caso o caixa eletrônico utilizado seja da mesma agência do correntista, é normal que tenham atendentes disponíveis para fazer o auxílio do processo. É importante nunca pedir a ajuda de terceiros, apenas de funcionários da instituição financeira.

 

Como fazer transferência em agências

 

As transferências feitas diretamente nas agências são principalmente recomendadas para valores maiores que o limite estabelecido pelo próprio banco para operações realizadas em outros pontos de contato, como no aplicativo e caixa eletrônico, já que estes contam com taxas altas em sua realização.

 

Por fim, é comum que nestes casos seja feito um cadastro introdutório do favorecido na agência. É recomendado que o correntista consulte seu banco antes de comparecer ao local.

 

Como fazer transferências pelo computador e em aplicativo de celular

 

Grande parte dos bancos contam com aplicativos de celular e também sites que possibilitam a realização de transferências, pagamentos e algumas consultas referente a conta de cada pessoa de uma maneira simples e rápida.

 

Para que seja feita a transferência entre os bancos, o processo será semelhante com o do caixa eletrônico, com a necessidade de que a pessoa selecione a opção “Transferir”, clique em “outros bancos” logo em seguida e, por fim, inserir os dados do beneficiário que serão solicitados.

 

No fim da operação, grande parte dos aplicativos contam com uma opção para fazer envio do comprovante de transferência para o e-mail do usuário. É ideal fazer uso dessa opção para que cada pessoa tenha o controle de suas operações.

 

Diferença entre TED e DOC

 

Antes de realizar uma diferença, é necessário que os usuários saibam qual é o melhor tipo de transferência para cada um.

 

A transferência Eletrônica Disponível, também conhecida como TED, se trata da transferência rápida, no qual o dinheiro chega em seu destinatário no mesmo dia, contudo, é preciso que a operação tenha sido feita até às 17h.

 

Caso o dinheiro seja enviado após o horário definido, o valor só será enviado no próximo dia útil.

 

Já o Documento de Ordem de Crédito, conhecido como DOC, é a opção mais segura para os casos nos quais possa chegar a ser preciso fazer o cancelamento da operação, uma opção que as transferências por meio de TED não oferecem.


Comments

2 respostas para “Como fazer uma transferência bancária no caixa eletrônico”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *