O cartão de crédito é muito usado pelos brasileiros para fazer parcelamentos de dívidas e pagar contas no geral. Uma pesquisa mostrou que, no Brasil, mais de 80% dos consumidores usam esse serviço de maneira regular, o que representa o maior índice da América Latina. O que alguns clientes não sabem, no entanto, é que é possível contratar empréstimo usando o cartão de crédito.
Muitas operadoras oferecem linhas de crédito específicas para quem usa seus cartões de crédito. Se você não tinha ideia disso ou conhece pouco essa funcionalidade, leia o texto até o fim e entenda melhor como isso funciona.
Cartão de Crédito e Empréstimo pessoal: O que são e alguns comparativos
Na prática, o empréstimo com cartão de crédito funciona de maneira bem parecida com o crédito pessoal que é oferecido por algumas instituições e que costuma ser mais popular entre as pessoas. Mas atenção, existem algumas diferenças importantes.
No caso do cartão de crédito, o valor do empréstimo, se aprovado, costuma ser disponibilizado com muita rapidez, mas as taxas de juros são maiores em comparação ao crédito pessoal ou mesmo ao empréstimo consignado.
As empresas, por não terem garantias claras se o empréstimo será devidamente pago, aplicam juros altos como medida de segurança. Por isso, é necessário ficar muito atento sobre essa modalidade de crédito. O mais indicado é pesquisar com calma sobre as melhores opções de empréstimo disponíveis, para não haver surpresas ruins durante a quitação da dívida.
É possível fazer empréstimo com o Cartão de Crédito?
Sim, é possível. Quem tem um cartão de crédito pode entrar em contato com a operadora do mesmo e solicitar um empréstimo. Isso pode ser feito pelos diferentes canais de interação disponibilizados pela empresa, como telefone, página na internet ou mesmo aplicativo. Dessa forma, é possível saber se ela possui linhas de crédito disponíveis e quais são as regras de concessão.
No geral, a solicitação do empréstimo passa por um caminho parecido com o de outras modalidades de crédito. Primeiro o cliente deve fazer o pedido, que é analisado pela operadora do cartão. Em caso de aprovação, o contrato deve ser assinado e só depois disso o dinheiro é disponibilizado.
O processo é simples, mas a dica dada anteriormente ainda é importante: pesquise bem antes de contratar um empréstimo. Apesar da aparente facilidade de concessão de crédito ser atrativa, pense na quitação da dívida. As condições de pagamento não podem ser ignoradas na hora de pedir um dinheiro emprestado