Como fazer agendamento do seguro desemprego?

Como fazer agendamento do seguro desemprego?
Como fazer agendamento do seguro desemprego?

O agendamento do seguro desemprego pode ser realizado por trabalhadores demitidos sem justa causa e o pagamento cai diretamente em sua conta conforme o número de parcelas estipuladas segundo o tempo de serviço do trabalhador. 

O seguro desemprego é um benefício concedido ao trabalhador em caso de dispensa de trabalho o amparando até que o mesmo consiga se realocar no mercado de trabalho. 

O  número de parcelas pode variar conforme o tempo de serviço prestado até 3 parcelas tendo trabalhado por no mínimo 6 meses, 4 parcelas em até 1 ano de trabalho e a cota máxima de 5 parcelas em períodos de mais 24 meses. 

Mas como solicitar o agendamento do seguro desemprego? Onde dar entrada? Quais documentos são necessários? Continue a leitura para saber mais. 

Posso fazer agendamento do seguro desemprego pela internet?

O agendamento do seguro desemprego pode ser realizado pelo aplicativo Carteira de trabalho digital. Ele está disponível para aparelhos Android e IOS. No aplicativo será necessário realizar um cadastro com algumas informações para que o agendamento seja efetivado.

Posso fazer agendamento do seguro desemprego pela internet?
Posso fazer agendamento. Fonte/Reprodução: original.

Outra forma de solicitar o agendamento do seguro desemprego é indo diretamente no site do governo para solicitar o benefício.  

Qual o prazo para fazer o agendamento do seguro desemprego?

O trabalhador pode dar entrada em seu seguro desemprego a partir do sétimo (7°) até o 120° (centésimo vigésimo) dia a partir da dispensa de trabalho. Por isso, é necessário que no dia agendado você compareça ao local, de preferência com alguns minutos de antecedência, com toda a documentação necessária para dar entrada em seu benefício. 

O primeiro pagamento ocorre 30 dias após a entrega dos documentos e entrada no benefício, caindo direto em sua conta sempre no mesmo dia e o valor do benefício é referente a um salário mínimo, sem desconto. 

Como dar entrada no agendamento do seguro desemprego?

Para dar entrada no agendamento do seguro desemprego você deve baixar o aplicativo da carteira de trabalho digital e realizar seu cadastro para agendar seu atendimento e ainda é possível acessar o site diretamente para realizar o agendamento.

Se preferir, você ainda pode ter acesso ao agendamento do seguro desemprego entrando em contato com o canal telefônico Alô trabalho do Ministério do trabalho e Previdência social basta ligar para o número 158 e agendar seu atendimento. 

O agendamento do seguro desemprego só não é necessário caso o atendimento seja realizado em agências do SINE e da Caixa Econômica, pois é realizada a distribuição de senhas por ordem de chegada para que o atendimento aconteça. 

Quais são os documentos para dar entrada no agendamento do seguro desemprego?

Para dar entrada no agendamento do seguro desemprego, o trabalhador já precisa ter feito sua homologação com seu antigo empregador, nesse encontro são disponibilizadas as vias que serão necessárias para dar entrada no benefício no dia do atendimento.

Quais são os documentos para dar entrada no agendamento do seguro desemprego?
Quais são os documentos. Fonte/Reprodução: original.

Os documentos necessários para requerer o benefício no dia do atendimento são:

  • CPF;
  • Carteira de Trabalho (todas, se possuir);
  • Documento de identificação do PIS/PASEP (cartão) ou extrato atualizado ou Cartão Cidadão;
  • Requerimento do Seguro Desemprego entregue pelo empregador no ato da dispensa;
  • Extrato do FGTS ou documento atualizado comprovando os depósitos feitos ;
  • Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho (para contratos maiores que 1 ano) ou Termo de Quitação;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de escolaridade;
  • 3 últimos contracheques .

Para identificação, são aceitos a identidade original, ou certidão de nascimento, ou casamento, porém é necessário ter o protocolo de solicitação da identidade. A CNH também é aceita para solicitação do benefício, além do certificado de reservista e passaporte. 

Quais os locais para dar entrada no seguro desemprego?

Para dar entrada no seguro desemprego, você pode se dirigir às agências da Caixa Econômicas e que possuam convênio com o Ministério do trabalho e Previdência social, além do SINE e Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego. 

Saber como requerer o benefício do seguro desemprego otimiza o tempo do trabalhador, fazendo com que ele faça seu agendamento o quanto antes, tendo acesso ao benefício em pouco tempo. 

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
O que é a Amazon Ads?

O que é a Amazon Ads?

A Amazon Advertising ou melhor, Amazon Ads como é mais conhecido, é o serviço de publicidade da empresa de mesmo nome e funciona de forma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

Categorias Populares

Calculadora

Geradores

Bancos

Documento

Bitcoin

Tecnologia

Beneficios

Governo

DMCA.com Protection Status