Sendo um dos índices mais importantes da educação brasileira, o cálculo do Ideb, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, é algo que muitas pessoas desconhecem, mas que faz com que o público escolha as instituições mais apropriadas para matricular seus filhos. Além disso, o cálculo também mostra o desempenho educacional de cidades, regiões e, obviamente, do país todo.
Pensando nisso, este artigo esclarece em definitivo como é feito o cálculo do Ideb e como ele contribui para a melhorar a educação em todo o país.
O que é o Ideb?
Para entender como é feito o cálculo do Ideb, é preciso também conhecer melhor do que se trata. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica foi criado em 2007 através do INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais.
O Ideb tem como principal objetivo medir a qualidade do ensino e aprendizado em todo o território nacional, assim estabelece as principais metas a serem tomadas para futuras melhorias na educação.
Qual o índice utilizado para o cálculo do Ideb?
Para ser feito o cálculo do Ideb, são considerados o desempenho dos alunos em português e matemática, apurados através de exames realizados pelo INEP, e da taxa de aprovação, obtida no Censo Escolar, realizado anualmente em todas as escolas.
Os exames feitos pelo INEP são os da Prova Brasil, para escolas e municípios, e o Sistema de Avaliação da Educação Básica, o Saeb, para estados e o território nacional. Ambos os exames são realizados a cada dois anos.
Como são calculados os resultados do Ideb?
Após obter os índices da Prova Brasil e do Saeb, com o Censo Escolar, o cálculo do Ideb é realizado através da soma do desempenho dos alunos em Português e Matemática dividido por dois e multiplicado pela taxa de aprovação. O resultado desse cálculo é a nota do Ideb da instituição.
Qual o objetivo do Ideb?
Como dito anteriormente, o objetivo principal do Ideb é identificar a média de aprendizado da educação nacional e, assim, determinar possíveis melhorias para que o índice aumente no decorrer de novos cálculos.
Atualmente, a média nacional do Ideb é 4,4, de acordo com cálculos divulgados em 2021. A meta desse ano é que a média alcance a nota 6. Contudo, vale destacar que as escolas também recebem suas metas individuais de acordo com seus próprios resultados e, desse modo, a média nacional é elevada de acordo com as melhorias de cada instituição.
Por que o Ideb é importante?
Pensando em como o cálculo do Ideb pode identificar as melhorias necessárias na educação, é importante destacar que, desse modo, áreas com uma nota mais baixa podem receber maiores investimentos e políticas públicas assertivas, para que o índice possa aumentar.
Assim, é possível realizar melhorias em áreas carentes como favelas, zonas rurais e outras localidades, com otimização da estrutura escolar, contratação de novos profissionais ou campanhas de conscientização para que alunos compareçam regularmente às escolas, sobretudo em locais que já possuam transporte escolar gratuito.
Outro ponto a se destacar é que, caso os pais de alunos estejam cientes do Ideb de alguma instituição, eles podem decidir se o local é um bom lugar para matricular seus filhos, ou então, podem cobrar melhorias em relação à instituição que o jovem esteja matriculado.
Conhecendo melhor o cálculo do Ideb, os cidadãos podem acompanhar de forma clara e objetiva como anda o aprendizado na educação nacional, algo que é extremamente importante para o desenvolvimento dos jovens e da sociedade em geral, visto que, através dos altos índices de aprovação e aprendizado, temos a ciência de que a educação está firmando um dos principais pilares no futuro de crianças e adolescentes de nosso país.