Os programadores, também chamados desenvolvedores, escrevem códigos que se tornam comandos / instruções de computador. De acordo com os objetivos exigidos, esses comandos são traduzidos para a linguagem de máquina e um fluxo de trabalho é gerado.
Portanto, esse conjunto de instruções torna-se um software, que funciona de acordo com um conjunto de etapas conectadas logicamente, com sua própria entrada, processamento e saída. Resumindo, os programadores são responsáveis por traduzir os requisitos em sistemas prontos para uso.
Por exemplo, em ferramentas de processamento de texto, um dos requisitos é permitir que os usuários possam formatar seus artigos e alterar as opções de personalização visual, como alterar a cor e o tamanho da fonte. Nesse sistema, a entrada de uma palavra do usuário aciona a resposta do aplicativo, processá-la e exibi-la na tela. Ou seja, a partir da interação, o software processa e gera saídas.
Linguagens de programação
Por sua vez, uma linguagem de programação é uma ferramenta usada por pessoas da área para concluir seu trabalho. Eles são compostos de códigos de linguagem universal compreensíveis com regras e palavras específicas que permitem construir lógica e criar sistemas.
Eles também permitem a modelagem de software, que é basicamente como uma simulação real. Alguns mais comuns são C, Java, Python, C ++ e C #. Essas tecnologias diferem em sintaxe e estratégias de codificação, mas existem muitas semelhanças entre si. Principalmente porque todos herdam os princípios da linguagem C, que é uma linguagem de programação pioneira. Também vale a pena mencionar que o JavaScript, o mais usado atualmente, é usado principalmente para desenvolvimento web.
Quais são as principais habilidades dos programadores?
Saber programar bem requer algumas habilidades. Um é a capacidade de se comunicar com outras pessoas e ter ideias. Isso é essencial porque esses profissionais geralmente precisam discutir como podem atender da melhor forma aos requisitos. Para lidar com a equipe e superiores, a inteligência emocional é essencial.
O profissional deve estimular a empatia e conseguir controlar suas emoções para o benefício da equipe de cada projeto. Da mesma forma, o bom raciocínio lógico também é muito importante, afinal, programar é uma atividade que foca na lógica. Pensar em ligar causa e efeito e tentar entender a relação entre as variáveis e vários aspectos reais é a base para a resolução de problemas.
Como já dissemos, os programadores devem sempre evoluir com o desenvolvimento do mundo tecnológico. Isso inclui aprender novas ferramentas e se desafiar para se tornar um profissional, buscando novos rumos de carreira. Afinal, o campo da tecnologia é extremamente dinâmico e exige que as pessoas se adaptem.
Não devemos esquecer de enfatizar que os desenvolvedores precisam dominar a linguagem. Essas ferramentas são muito diferentes na forma como o código é implementado – por exemplo, elas podem ser imperativas, funcionais ou orientadas a objetos. Em cada paradigma, a forma de raciocínio muda.
Porém, é interessante que os profissionais tenham muitas opções para saber o que é melhor para cada situação. Com isso, ficará mais versátil, podendo atuar em diferentes áreas do mercado e atender a inúmeras necessidades de trabalho.
Como está o mercado para pessoas da área de programação?
O Mercado de programação e mercado de tecnologia, estão muito aquecidos. Segundo dados da Associação Brasileira de Startups, só as startups brasileiras têmMais de 5.000 vagas de emprego. Além disso, a demanda de desenvolvedores deve chegar a 70.000oportunidades de 2019 a 2024. Isso reflete a crescente demanda por funções que envolvem software. As empresas estão correndo para se adaptar à transformação digital, tentando automatizar seus processos e adotar novos aplicativos para resolver seus problemas diários. Portanto, saber programar e se desenvolver de acordo com as inovações emergentes é uma característica especial de encontrar um emprego nesta área no futuro.
Quando se pensa em uma carreira, é natural buscar informações sobre o salário médio da área, afinal, essa é uma parte importante. Na programação, assim como em outras profissões, os salários podem variar muito, dependendo de requisitos como cargo, experiência, localização e setor. Portanto, para chegar a um valor, é necessário considerar todos esses pontos. Mas, para dar um exemplo mais geral, independentemente do idioma profissional, o salário médio dos profissionais juniores em São Paulo é geralmente de 3.000,00 para 1 a 2 anos de experiência profissional comprovada.