Como configurar os DNS no Registro.br

0 5

O DNS .br é publicado a cada 5 minutos por meio de 6 servidores: de a.dns.br a f.dns.br, 3 estão na China e 3 no exterior. A delegação de domínio é aceita apenas quando o servidor designado responde com autoridade pelo nome. Verifique os delegados regularmente e relate os problemas aos contatos do domínio por e-mail. O status atual da última verificação DNS e a data da última resposta autoritativa estão disponíveis no serviço de diretório whois. Todas as opções.br são assinadas usando a tecnologia DNSSEC. A estratégia de distribuição e gerenciamento de chaves DNSSEC usada pelo Registro.br pode ser encontrada aqui.

Serviço DNS Autoritativo

O Registro.br fornece a seus usuários um serviço opcional de DNS autoritativo com o objetivo de facilitar o processo de registro de nomes de domínio e o uso de DNSSEC na Internet brasileira. Este serviço permite a configuração de um servidor DNS autoritativo para o domínio, de forma a torná-lo visível na Internet, eliminando assim as barreiras técnicas ao registo do domínio.

Utilizando o serviço

Se você não notificar seu próprio servidor DNS ou o servidor DNS de seu provedor de hospedagem ao solicitar um novo domínio, use o servidor autorizado do Registro.br e registre-se em 5 minutos para evitar outros problemas.

Você também pode usar o serviço em um domínio existente, selecione a opção “Usar DNS do Registro.br” na tela de gerenciamento do domínio. Depois que o domínio for registrado e as taxas apropriadas forem pagas, os usuários podem definir as configurações de DNS clicando no link “Editar Zona” na tela de gerenciamento de domínio. Existem dois modos de edição de DNS, modo básico e modo avançado.

Modo Básico

Ele apenas permite que você notifique endereços de sites e servidores de e-mail.

Modo Avançado

(Para usuários familiarizados com DNS) Um máximo de 40 registros de recursos podem ser adicionados à configuração DNS do domínio.

Nome do A-Map para IPv4 Nome do mapa AAAA para IPv6 CNAME-redireciona de um nome para outro Servidor MX-Email Texto sem TXT Associação de Certificado TLSA-TLS Além disso, as seguintes restrições se aplicam: Os caracteres válidos do nome são as letras “a” a “z”, os números “0” a “9”, hífens e os seguintes caracteres acentuados: à, á, â, ã, é, ê, í, ó, ô, õ, ú, ü, ç.

No que se refere ao protocolo DNS, o nome do registro de recurso do tipo CNAME não pode ficar vazio, pois já existem registros do tipo SOA e NS com nomes vazios na configuração DNS do domínio. Consulte a seção 10.1 do RFC 2181.

Desativando o serviço

Se você não quiser mais usar este serviço, os usuários podem desativá-lo a qualquer momento na tela de gerenciamento de domínio. Para manter o domínio em execução na Internet, você também deve notificar pelo menos 2 servidores DNS com autoridade sobre o domínio.

A liberação do novo servidor DNS leva pelo menos 2 horas, o tempo necessário para remover completamente as chaves DNSSEC usadas no domínio do sistema DNS.

Como as informações antigas podem ser armazenadas em cache em servidores DNS em toda a Internet, uma transição completa para o novo servidor pode levar até 3 horas. Para usar os servidores do Registro.br novamente, você precisa esperar 4 horas (considerando que ele foi desativado) antes de poder fornecer o serviço ao domínio novamente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.