
Você sabe como começar a investir? o mercado financeiro está cada vez mais abrangente e com a economia mudando investir parece cada vez mais uma opção atraente para trazer maior rentabilidade ao patrimônio.
Graças às novas tecnologias agora é possível investir mesmo sem sair de casa e o mercado financeiro se tornou acessível para os pequenos investidores que não podem começar com grandes valores.
Sendo assim decidimos ajudar, nesse artigo vamos falar sobre como começar a investir, vamos dar algumas dicas para que você possa começar a criar sua carteira de investimentos e possa finalmente dar os primeiros passos no mercado financeiro com alguma segurança.
Poupança é investimento?

Infelizmente o Brasil tem uma cultura muito forte de poupança que acaba se tornando um problema uma vez que esse método de guardar o dinheiro não é rentável, a verdade é que embora seja comum ouvir que a poupança é a escolha mais segura isso não é nem de longe verdade.
A poupança no Brasil já causou problemas financeiros para muita gente e mesmo estando em uma economia mais equilibrada o país não tem um programa de poupança que seja realmente atraente, sendo assim colocar o seu dinheiro na poupança é perda de tempo.
Mesmo que o seu dinheiro parece estar aumentando ele na verdade vem perdendo valor uma vez que a inflação tende a ser maior, nesse caso não consideramos que a poupança seja um investimento, ou pelo menos não um bom investimento.
Quanto devo investir?
O fundamental é não investir todo o seu patrimônio, o ideal é que a carteira de investimentos seja diversificada e não mais que 20% do seu patrimônio esteja em qualquer tipo de investimento, desta forma você fica com uma margem considerável para os gastos do dia a dia.
Naturalmente para quem já tem um patrimônio muito alto os 20% podem parecer um valor pequeno de investimento, contudo uma vez que você está começando nesse mercado essa é a melhor maneira de testar as águas para aprender como tudo realmente funciona.
A exceção a esse caso são os investidores profissionais cuja principal fonte de renda seja investir, para estas pessoas o total de investimento pode chegar até 40% do valor total do patrimônio embora o risco seja maior eles também costumam ter mais experiência e ajuda profissional para tomar decisões.
Devo investir através do banco onde tenho conta?

Absolutamente não, a maior parte dos grandes bancos oferecem opções de investimentos que são as mais populares do mercado, porém para oferecer este serviço eles cobram uma taxa de corretagem que costuma ser alta, assim sua rentabilidade acaba prejudicada.
Para que você faça um melhor investimento a opção mais indicada é encontrar uma corretora de investimentos que tenha boa reputação no mercado, as corretoras têm profissionais que estão dedicados a fazer com que você sempre tenha os melhores resultados e vão te ajudar no processo de escolher seus investimentos com cuidado.
O melhor de tudo é que ao contrário dos bancos as corretoras cobram taxas muito pequenas pela administração do seu dinheiro então eles de fato se dedicam a fazer com que seu patrimônio aumente.
Posso investir tudo na bolsa de valores?
A bolsa de valores sempre foi a queridinha dos investidores, ela é famosa no mundo todo por ser uma forma de investimento que pode criar fortunas rapidamente, porém vale lembrar que você também pode acabar perdendo fortunas se fizer um único investimento com todo o seu dinheiro.
O ideal para que sua carteira de investimentos esteja sempre crescendo é fazer investimentos diversificados, desta forma você vai ter sempre um bom equilíbrio entre ganhos e perdas, as opções mais comuns de investimentos são:
- Bolsa de valores
- CDI
- CL
- LCI
- LCA
- Fundo imobiliário
- Fundo cambial
Ao diversificar sua carteira o investidor garante que mesmo que um dos seus investimentos termine dando errado ele não vai perder tudo e vai conseguir continuar crescendo.
Quero aprender mais!
Se você gostou do nosso artigo e quer continuar aprendendo cada vez mais dicas, não perca a oportunidade de ler também o artigo sobre: Como lidar com a pressão no trabalho.