Como as dívidas podem impactar a sua vida?

Como as dívidas podem impactar a sua vida?

As dívidas podem impactar a sua vida, são um problema cada vez mais sério entre os brasileiros, em que todos os meses precisam enfrentar os juros dos empréstimos, cheques especiais e faturas de cartão de crédito atrasadas.  Quando falamos atrapalhar é prejudicar a vida social, não investir em estudos, adiar a ideia de viajar, não priorizar os estudos e, por fim, trazer riscos à saúde física e mental. 

Porque que dívidas podem impactar a sua vida?

Além de problemas econômicos, o endividamento é um problema social e pode atrapalhar a saúde física, mental e também trazer rusgas nos relacionamentos sociais. No próximo tópico, você saberá como vencer as suas dívidas. 

Como vencer as dívidas?

Para vencer as dívidas, você precisa ter muita disciplina e organização. No entanto, você precisa fazer algumas mudanças.

Causas do endividamento

Muita gente ao contrair as suas dívidas tem dúvidas sobre a origem do problema. Por isso, a importância de anotar os seus gastos e o que está causando a sua dívida. Mapear todos os seus problemas é o primeiro passo. 

Responsabilidade

Apesar da dificuldade em assumir que está problemas, se responsabilize pelos seus atos e aprender técnicas para não cair nas armadilhas de empréstimos, créditos e outros utensílios que vendem como renda extra, mas que, na verdade, somente serão usados para casos extremamente necessários.

Novos hábitos

Já sabe a causa e separou os seus gastos? Hora de ter novos hábitos, corte os custos desnecessários (ex: assinaturas de objetos, serviços que não são utilizados, restaurantes caros…), foque naqueles que precisam ser pagos e foque em pagar as contas endividadas.

O que ajuda a causar o endividamento?

São vários fatores que podem causar o endividamento e reconhecer as suas causas pode ser o primeiro passo. Confira alguns motivos que podem causar.

Ultrapassar o orçamento em gastos

O primeiro passo para acabar com o endividamento é estabelecer um limite de gastos para cada período, além de saber quais são as suas prioridades a pagar. 

Falta de planejamento do orçamento

Além de anotar todos os gastos e causas da dívida, os endividados precisam anotar e organizar o que deve fazer nos próximos meses e anos. Isto vai ajudar a estabelecer metas e criar uma disciplina para não cair novamente no vermelho.

Dificuldade em guardar dinheiro

A dificuldade em equilibrar e separar rendas e despesas fazem com que as pessoas tenham dificuldade em guardar dinheiro. Por isso, procure separar o pouco que sobrou em poupança e outros rendimentos que podem gerar um pouco de recurso para poder sair da dívida. 

5 razões de como as dívidas podem impactar a sua vida!

A seguir, saibam os efeitos colaterais que a dívida pode trazer e isto pode atrapalhar o seu cotidiano.

Falta de dinheiro sazonal

A falta de dinheiro em momentos de desemprego e falta de trabalho pode impactar a sua vida. Quando controlar a sua dívida, guarde o seu dinheiro para futuros problemas e usá-los em momentos de extrema importância. No Brasil, chamamos popularmente de “pé de meia”.

Abalo nas relações sociais

Muitos namoros e casamentos terminam por conta do excesso de dívidas. Por isso, importante aprender a controlar os seus gastos para evitar discussões e estresse com amigos, familiares e companheiros para confiar na sua palavra, além de gerar bons relacionamentos. 

Raros momentos de lazer

Com dívidas, há pouco dinheiro para sobrar na conta. Por isso, são raros os momentos de lazer para viajar, ir ao show ou qualquer coisa que faz para se divertir. Guardar um pouco de dinheiro é importante para trazer bons momentos de relaxamento. 

Trabalho em excesso

Mais dívidas, aumento consequentemente da necessidade de dinheiro. Por isso, muitas pessoas procuram trabalhar mais para poder pagar as suas dívidas, incluindo passar por períodos de horas extras e trabalhos adicionais para acabar com as contas no vermelho. Mas, isso pode causar problemas de saúde sérios, como a síndrome de burnout. 

Saúde afetada

Além da síndrome de burnout, mencionada cima, a saúde física também pode afetar, causando fadiga, infarto, perda de peso, AVC e dentre outros. Por falar em saúde mental, as dívidas podem causar insônia, ansiedade e também depressão.

Saúde afetada
Saude financeira.
Fonte/Reprodução: original.

Já tem algum problema com as dívidas? Deixe aqui o seu comentário e compartilhe este texto para outras pessoas com problemas com a dívida. 


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *